domingo, 9 de abril de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 397 ANOS, EM 09 DE ABRIL DE 1626 FALECEU FRANCIS BACON, FOI UM IMPORTANTE FILÓSOFO INGLÊS DOS SÉCULOS XVI E XVII. FOI TAMBÉM POLÍTICO E ESTADISTA E ENSAÍSTA. É CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DA CIÊNCIA MODERNA.


 

Francis Bacon também referido como Bacon de Verulâmio nasceu em 22 de janeiro de 1561 em Londres, foi um político, filósofo empirista, cientista, ensaísta inglês, barão de Verulâmio e Visconde de Saint Alban. É considerado como um dos fundadores da Revolução Científica.

Desde cedo, sua educação orientou-o para a vida política, na qual exerceu posições elevadas. Em 1584 foi eleito para a câmara dos comuns.

Sucessivamente, durante o reinado de Jaime I, desempenhou as funções de procurador-geral (1607), fiscal-geral (1613), guarda do selo (1617) e grande chanceler (1618). Neste mesmo ano, foi nomeado barão de Verulam e em 1621, barão de Saint Alban.

Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.

Francis Bacon foi um dos mais conhecidos e influentes rosa-cruzes e também um alquimista, tendo ocupado o posto mais elevado da Ordem Rosa-cruz, o de Imperator. Estudiosos apontam como sendo o real autor dos famosos manifestos rosa-cruzes, Fama Fraternitatis (1614), Confessio Fraternitatis (1615) e Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz (1616).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário