terça-feira, 23 de maio de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 142 ANOS, EM 23 DE MAIO DE 1881 NASCEU DE SACADURA CABRAL CONHECIDO POR TER FEITO A PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL COM GAGO COUTINHO.

 


Sacadura Cabral ficou conhecido por ter feito dupla com Gago Coutinho na viagem de travessia do Atlântico Sul em 1924. Os dois oficiais da marinha conheceram-se nas ex-colônias africanas onde Sacadura serviu durante a primeira Guerra Mundial. Foi ainda um dos primeiros instrutores da Escola Militar de Aviação, diretor dos serviços de Aeronáutica Naval e comandante de esquadrilha na Base Naval de Lisboa. Após a travessia, Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram aclamados em Portugal e no Brasil. 

Artur de Sacadura Freire Cabral, mais conhecido por Sacadura Cabral nasceu em Celorico da Beira, São Pedro, em 23 de maio de 1881 e faleceu no Mar do Norte, 15 de novembro de 1924, foi um aviador e oficial da Marinha Portuguesa. 

Era filho primogênito de Artur de Sacadura Freire Cabral e Maria Augusta da Silva Esteves de Vasconcelos, de família oriunda da Beira Interior.  Após os estudos primários e secundários assentou praça em 10 de novembro de 1897 como aspirante de marinha e frequentou a Sala do Risco, antecessora da atual Escola Naval, onde foi o primeiro classificado do seu curso. Foi promovido a segundo-tenente em 27 de abril de 1903, a primeiro-tenente a 30 de setembro de 1911, a capitão-tenente em 25 de abril de 1918 e, por distinção, a capitão de fragata em 1922. Terminado o seu curso, seguiu em 1901, a bordo do São Gabriel, para a Divisão Naval de Moçambique. 

Serviu nas colônias no decurso da Primeira Guerra Mundial. Foi um dos primeiros instrutores da Escola Militar de Aviação, diretor dos serviços de Aeronáutica Naval e comandante de esquadrilha na Base Naval de Lisboa. 

Unanimemente considerado um aviador distintíssimo pelas suas qualidades de coragem e inteligência, notabilizou-se a nível mundial, ultrapassando as insuficiências técnicas e materiais que na época se faziam sentir. Quando conheceu, em África, Gago Coutinho, incentivou-o a dedicar-se ao problema da navegação aérea, o que levou ao desenvolvimento do sextante de bolha artificial. Juntos inventaram um "corretor de rumos" para compensar o desvio causado pelo vento. Realizou diversas travessias aéreas memoráveis, notabilizando-se especialmente em 1922, ao efetuar com Gago Coutinho, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. 

Desapareceu no mar do norte quando realizava o transporte de um avião Fokker para Lisboa, em 1924. O corpo nunca foi encontrado e do aparelho foi recolhido apenas um flutuador.



Placa em homenagem a Sacadura Cabral e Gago Coutinho na Estação São Bento (Porto)













Nenhum comentário:

Postar um comentário