Mily Alexeyevich Balakirev foi um compositor russo, conhecido por fazer parte e liderar o Grupo dos Cinco, um grupo nacionalista de músicos russos no qual faziam parte também César Cui, Modest Mussorgsky, Aleksandr Borodin e Nikolai Rimsky-Korsakov.
A maior parte da sua obra é composta por canções, tanto eruditas quanto populares. Balakirev escreveu também duas sinfonias, dois poemas sinfónicos, quatro aberturas e diversas peças para piano, entre as quais figura Islamey: Fantasia oriental, a sua obra mais conhecida, principalmente entre pianistas, devido à sua complexidade e imensa dificuldade.
Mily Alexeyevich Balakirev nasceu em Nizhny Novgorod, 2 de janeiro de 1837 e faleceu em São Petersburgo, 29 de maio de 1910.
Conseguiu se tornar pianista mesmo tendo tido apenas dez aulas na infância; o máximo que sua família conseguiu pagar. Mily viveu mais que todos os seus colegas do grupo exceto César.
OBRA
A
maior parte de sua obra é composta por canções, tanto eruditas quanto
populares. Balakirev escreveu também duas sinfonias, dois poemas sinfônicos,
quatro aberturas e diversas peças para piano, entre as quais figura Islamey:
Fantasia oriental, sua obra mais conhecida, principalmente entre pianistas,
devido a sua complexidade e imensa dificuldade.
SINFONIAS
Sinfonia
No. 1 em Dó maior (1864-1866)
Sinfonia
No. 2 em Ré menor (1900-1908)
Concertos
Concerto
para piano e orquestra No. 1 em Fá sustenido menor, op. 1 (1855-1856)
Grande
fantasia sobre canções russas para piano e orquestra, op. 4
Concerto
para piano e orquestra No. 2 em Mi bemol maior (1861)
Aberturas
Abertura
sobre o tema de uma marcha espanhola, op. 6 (1857)
Abertura
sobre três temas russos (1858)
Abertura
sobre temas tchecos Na Boêmia (1867, revisto em 1905)
Poemas
sinfônicos
Rússia,
segunda abertura sobre temas russos (1863-1864, revisto em 1884)
Tamara
(1867-1882)
Sonatas
Sonata
para piano No. 1 em Si bemol menor, op. 5
Sonata
para piano No. 2 em Si bemol menor, op. 102 (1905)
Piano
Islamey:
Fantasia oriental, op. 18 (1869, revisto em 1902)
Câmara
Octeto,
op. 3
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