terça-feira, 23 de maio de 2023

JOANN FALLETTA REGE A ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, NOS DIAS 26 E 27 DE MAIO DE 2023

 


Recentemente eleita pela Gramophone como uma das 50 maiores regentes do mundo, a norte-americana, que já ganhou dois Grammys, toca obras impressionistas de Debussy, o Concerto para Violino de Barber e a valsa de Ravel. 

Considerada uma das maiores regentes do mundo, a maestra norte-americana JoAnn Falleta se apresenta nesta sexta (26/5) e sábado (27/5) junto à Orquestra Sinfônica Municipal na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal. No repertório estão obras primas da orquestração, como as obras Prélude à l’après-midi d’un Faune (10′) e La Mer, ambas do coositor francês Claude Debussy, e Concerto para Violino, de Samuel Barber, que conta com o violinista Pablo de León como destaque. 

JoAnn Falletta é diretora musical da Buffalo Philharmonic Orchestra, da Virginia Symphony Orchestra, regente titular em Brevard Music Center e conselheira artística da Hawaii Symphony Orchestra. Está entre as “Cinquenta Grandes Maestras” indicadas pela revista Gramophone. 

Prélude à l’après-midi d'un Faune, poema sinfônico do francês Claude Debussy, é baseado nos versos publicados em 1876 de Stéphane Mallarmé, um marco inicial da música moderna – e que mais tarde, em 1912, seria a inspiração de um balé revolucionário de Nijinski. Na música, considerada impressionista, surgem os sucessivos cenários por onde se movem os desenhos e sonhos de um fauno que toca seu instrumento, com destaque para instrumentos de sopro e de cordas.

Já La Mer, também de Debussy, é considerada uma obra-prima do autor e uma revolução na forma de compor e dispor os elementos da orquestra em uma peça, fugindo da tonalidade tradicional na harmonia e empregando modos e escalas antigas não europeias. 

Na noite também será apresentado o Concerto para violino, do compositor norte-americano Samuel Barber, é uma peça de 30 minutos composta em 1939, na Suíça. Seus três movimentos, nas palavras do próprio Barber: “O primeiro movimento – Allegro moderato – começa com um tema lírico anunciado pelo violino sem qualquer introdução orquestral. Esse movimento tem o caráter de uma sonata mais do que a forma de um concerto. O segundo movimento – Andante – é introduzido por um longo solo de oboé. O violino entra com um tema contrastante e rapsódico e, em seguida, o oboé retoma a melodia inicial. O terceiro movimento, um perpetuum mobile, explora o caráter brilhante e virtuosístico do violino”. 

Finalmente, La Valse, finaliza o concerto com essa obra orquestral composta pelo compositor francês Maurice Ravel, como uma homenagem em forma de apoteose à valsa vienense, classificada por seu autor como "Poema Coreográfico", em função de seu desejo de vê-la como um bailado.

SERVIÇO:

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta Barber, Debussy e Ravel

26/5 (sexta), às 20h e 27/5 (sábado), às 17h

Theatro Municipal de São Paulo, sala de espetáculos.

 

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL

JoAnn Falletta, regência

Pablo de León, violino

 

Programa

CLAUDE DEBUSSY

Prélude à l’après-midi d’un Faune (10′)

 

SAMUEL BARBER

Concerto para Violino (30′) 

(Intervalo)

 

CLAUDE DEBUSSY

La Mer (25′)

 

MAURICE RAVEL

La Valse (15′)

 

Duração 100 minutos com intervalo

Classificação livre para todos os públicos

Ingresso de doze reais e sessenta e quatro reais

Duração total aproximadamente 70 minutos (com intervalo)

Classificação não recomendado para menores de 14 anos

Ingresso de doze reais e oitenta e quatro reais (inteira)

 

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/n

Tel. Bilheteria: 3367-7257

 

 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

 

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

 

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

 

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

 

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

 

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

 

Patrocinadores do Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Nubank, Bradesco e Visa.

 

 

SOBRE A SUSTENIDOS

 

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 

Quem apoia nossos projetos: Nubank, Visa, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.


 







Patrocinador do projeto Municipal Circula: Nubank

FOTO: Crédito: Steve J Sherman

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário