Um dos pontos turísticos contemporâneos de intenso crescimento no Rio de Janeiro, atração de turistas essa escadaria por ser expressivo signo da cidade. Obra do artista chileno Jorge Selarón, a escada, ganhou o nome do seu criador. Enfeitada com ladrilhos e azulejos e vem atraindo admiradores de todo o mundo.
Um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. A Escadaria Selarón, situa-se entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, na região central da capital fluminense.
A Escadaria contém 215 degraus, imortalizando-se pela mistura da arte popular bem perto da arte erudita existente na Sala Cecília Meireles, ambas, também, na Lapa.
Iniciou-se a obra em 1990. O efeito estético do mosaico colorido imanta expectadores louvando-os à alegria e à descontração, ilustrações peculiares e inerentes à alma do carioca.
O que mais chama a atenção dos visitantes não é apenas o colorido dos azulejos, mas também os motivos dos desenhos picturais da escadaria. A escada era o projeto de vida do já citado artista, que sempre planeava composições diferentes para os degraus.
Em partes dos degraus as cores da bandeira do Brasil se sobressaem na criação, e claramente, protagonizando azul, verde e o amarelo. Aliás, nos muros ao final da escadaria também existe citação às cores e imagens de objetos brasileiros.
Artista plástico, ceramista, pintor e autodidata. Nascido em 1947 numa pequena cidade situada entre Viña del Mar e Valparaíso, no Chile, o artista percorreu o mundo antes de decidir morar no Brasil. Estabelecido no Rio de Janeiro, e fez do expressivo bairro da Lapa a sua morada por mais de três décadas. Faleceu em 2013 deixando a marca de sua trajetória no coração da Lapa Carioca.
ALBERTO ARAÚJO-EDITOR
FOCUS PORTAL CULTURAL
A escritora Dalma Nascimento e seu neto o pianista, compositor e maestro Noel Nascimento visitam a Escadaria Jorge Selarón, na Lapa. Ambos ficaram fascinados diante da magnitude e relíquia pictórica do artista já falecido Jorge Selarón. Trata-se de expressiva peculiaridade da arte em azulejos. Particularidades de sua criação artística expostas em degraus de admirável escadaria na cidade do Rio de Janeiro - Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário