A ACADÊMICA SERÁ RECEBIDA PELA ESCRITORA E ACADÊMICA NÉLIDA PIÑON. EM 25 DE MARÇO DE 2022, ÀS 21 HORAS, ATRAVÉS DA PLATAFORMA DO YOU TUBE. O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO A PARTIR DAS 20H40MIN.
CLICAR NO HORÁRIO INFORMADO PARA ASSISTIR A CERIMÔNIA ON-LINE. https://youtu.be/AqCtSIM7Rzs
UM POUCO SOBRE FERNANDA MONTENEGRO
Fernanda Montenegro (1929) é uma importante atriz brasileira, considerada a primeira-dama do teatro. Sua carreira, que já ultrapassa sete décadas, está marcada pela atuação no rádio, no teatro, no cinema e na televisão. Fernanda Montenegro nasceu no Rio de Janeiro no dia 16 de outubro de 1929.
O nome de batismo de Fernanda Montenegro é, na verdade, Arlette Pinheiro Esteves da Silva. Filha de uma dona de casa e um mecânico, a menina nasceu no bairro do Campinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Com oito anos, a prodígio Arlette participou de uma peça na igreja, essa foi a sua estreia como atriz. Aos 15 anos, a jovem foi contratada como redatora, locutora e radioatriz da rádio MEC. Fernanda Montenegro foi a primeira atriz contratada da TV Tupi (no Rio de Janeiro), era o ano de 1951. Na emissora, participou de cerca de 80 peças. No teatro, estreou em dezembro de 1950 ao lado do marido Fernando Torres. Anos mais tarde, em 1959, com o marido e mais alguns amigos fundou a companhia Teatro dos Sete, que durou até 1965. A atriz estreou em 1963 na TV Rio em novelas de Nelson Rodrigues. Também participou da extinta TV Excelsior. Para além da televisão, Fernanda investiu muito na atuação no teatro e fez algumas participações no cinema. Ela chegou a concorrer ao Oscar pela atuação no filme Central do Brasil (1998), de Walter Salles Jr.
Prêmios recebidos
Fernanda Montenegro foi muitíssimo premiada nacional e internacionalmente ao longo da carreira.
Seu primeiro prêmio, Saci, foi recebido em 1955. No ano a seguir, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais.
Em 1958, foi a vez do Prêmio Governador de Estado de São Paulo e novamente do prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais.
Em 1959, Fernanda leva para casa o Prêmio Padre Ventura do Círculo Independente de Críticos de Arte. Quatro anos mais tarde, acumula também o prêmio da Associação Brasileira de Críticos Teatrais.
Em 1964, vence o Troféu Governador do Estado de São Paulo. Dois anos depois, tem a felicidade de ser agraciada com o Prêmio Molière, que irá receber novamente alguns anos mais tarde.
Não é exagero dizer que a atriz recebeu ao longo da carreira todos os prêmios nacionais, além de cinco distinções internacionais.
Vale sublinhar que Fernanda Montenegro foi a única atriz brasileira indicada ao Oscar pela participação no filme Central do Brasil, de Walter Salles Jr.
Publicou um livro que foi organizado pela própria atriz, o livro Fernanda Montenegro: Itinerário Fotobiográfico narra a trajetória artística ao longo das décadas e reúne uma série de fotos de acervo pessoal. A obra foi lançada em 2018.
FONTE BIOGRÁFICA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário