quarta-feira, 23 de março de 2022

PALESTRA COM PEDRO KARP VASQUEZ - CLARICE LISPECTOR, CRONISTA SINGULAR | HORA DE CLARICE 2018



COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO: “HORA DE CLARICE 2018”, O INSTITUTO MOREIRA SALES PAULISTA promoveu um encontro com o escritor PEDRO KARP VASQUEZ, responsável pela obra de Lispector na editora Rocco e organizador do volume Todas as crônicas, lançado este ano.

CLICAR NO LINK: 

https://ims.com.br/eventos/clarice-lispector-cronista-singular-ims-paulista/  

Clarice Lispector se notabilizou como uma cronista singular numa época em que os principais nomes do gênero estavam em atividade. Somente no Jornal do Brasil, por exemplo, além dela escreviam Carlos Drummond de Andrade e Carlinhos de Oliveira. Todavia, quando assumiu a coluna dos sábados no Caderno B, Clarice sentiu-se insegura, solicitando os conselhos do amigo Rubem Braga, por ela considerado “o inventor da crônica”. É a fascinante metamorfose de cronista reticente em mestre do gênero que Vasquez irá evocar, com exemplos extraídos dos próprios textos da autora, assim como de sua correspondência com Fernando Sabino.

#HoraDeClarice

A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.

Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.

MAIS SOBRE CLARICE LISPECTOR https://ims.com.br/titular-colecao/clarice-lispector/  


Nenhum comentário:

Postar um comentário