Veja aqui ou clicar no link: https://youtu.be/k-pefR5v2U0
***********************
MARIA SABINA nasceu em Barbacena, Minas Gerais, 6 de dezembro de 1898 e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, 17 de julho de 1991, foi uma escritora, professora, declamadora, jornalista brasileira. Autora de um conjunto expressivo de obras. Filha do cientista do Instituto de Manguinhos, João Pedro de Albuquerque e de Dona Marietta Ramos de Albuquerque.
Era conhecida também por ser uma excelente declamadora, e em 1925, Maria realizou um recital no Teatro José Alencar, fazendo-se presentes o Padre Antônio Tomás e Antônio Sales, seu amigo.
Em 29 de maio de 1927, Maria realizou um novo recital, no mesmo teatro em três partes, e em cujo programa homenageava os poetas cearenses Júlio Maciel, Cruz Filho, Juvenal Galeno, Padre Antônio Tomás e Antônio Sales, este representado pela poesia Vesperal.
Participou da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino desde 1928, sob a presidência de sua fundadora, Dra. Bertha Lutz (de cujo pai, o cientista Adolpho Lutz, Sabina escreveu um artigo biográfico, até recentemente a principal fonte sobre o ilustre médico brasileiro). Integrou a sua diretoria a partir de 1932 e, com a morte da Dra. Bertha Lutz, assumiu por diversas vezes a presidência da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) a partir de 1976.
Estamos em 2022 e desde 1961, portanto, há 61 anos é nome do Centro Cultural Maria Sabina (CCMS), o espaço dedicado à memória da pessoa e obra da autora, o qual resiste a todo esse tempo, com suas atividades ininterruptas. Esse local é uma especial homenagem de Neide Barros Rêgo, a mais fidedigna seguidora de Maria Sabina e que, com determinação, preside as diversas ações do mencionado Centro Cultural. É também chefiada por Neide Barros Rêgo uma equipe de pesquisadores que prepara há muitos anos, um epítome que pretende reunir a ampla documentação sobre a vida e obra da autora.
MINUTA DE ALBERTO ARAÚJO
EDITOR DO FOCUS PORTAL CULTURAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário