ATRAVÉS
DA POESIA “O BUSTO EM BRONZE DE PIMENTEL” DE ALBERTO ARAÚJO SEGUE A HOMENAGEM
AO MESTRE LUÍS ANTONIO PIMENTEL EM 29 DE MARÇO - DIA DO POETA EM NOSSA CIDADE
O BUSTO
EM BRONZE DE PIMENTEL
Não,
não quero que o vejam como simples
estátua
no bronze a acinzentar-se
e a
cabeça sem o corpo inteiro.
Tampouco
deixar seu fulgor
se
esvaecer ao tempo.
Sou seu
discípulo. Conheci o seu cérebro
e sei
como suas pupilas amadurecidas
fazem
falta a mim, seu eterno escudeiro.
Sim,
quero que o vejam como
o busto
que esbraseia,
ainda
eterno baluarte
com a
luz do olhar,
palpitante
a cintilar.
Não,
não quero que o vejam como
mero
torso sem clarão e sorriso
por
onde passa a multidão.
Sim,
quero que o vejam como
monumento
resplandecente
com seu
mais brilhante casaco de estesia
bailando
sua eterna poesia
ao sol
dourado desta Praça
em
frente a esse mar de sortilégio e graça.
De
manhã até ao ocaso já enluarado
estará
Pimentel, no bronze eternizado,
cuja
memória nos fortalece e guia,
não
sendo sua estátua
uma
quimérica fantasia.
By © Alberto Araújo
UM
POUCO SOBRE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL
LUÍS
ANTÔNIO PIMENTEL nasceu em Miracema, 29 de março de 1912 e faleceu em Niterói,
6 de maio de 2015, foi um poeta, professor, jornalista e memorialista
brasileiro. Era membro da Academia Fluminense de Letras - AFL; Academia
Niteroiense de Letras - ANL e presidente de honra no Grupo Monaco de Cultura.
Sobrinho
por parte de pai do literato Figueiredo Pimentel, de quem reconhece a
influência da obra sobre os primeiros trabalhos literários. Tendo sido aluno
bolsista em intercâmbio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937-1942,
familiarizando-se com o haicai ao ter contato com autoridades como Hagiwara
Sakutarô e Takamura Kôtarô. Pimentel tem sua poesia traduzida para o inglês, o
alemão, o francês, o espanhol e o sueco.
Pimentel
é um dos precursores do haicai no Brasil, responsável pela divulgação deste
estilo de poesia ao lado de Olga Savary e Helena Kolody. Tem parte na cunhagem
definitiva do termo “haicai” em língua portuguesa quando, estudante da
faculdade de filosofia da Universidade do Brasil, encaminhou a Aurélio Buarque
de Holanda, por intermédio do gramático Celso Cunha, o pedido de
dicionarização, evitando que o termo se dispersasse em outras transliterações
como hai-cai, hai-kai, haikai, haiku, hai-ku e hokku. Com seu livro Namida no
Kito, obra escrita em português no japão e traduzida para o japonês no ano de
1940, Pimentel se tornou o primeiro autor brasileiro traduzido para o japonês
que se tem notícia.
O
autor reconhece ter se permitido inovar o haicai ao tratar de temas tropicais,
criando também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Contudo,
estas pequenas transgressões não corrompem o cânon estético inaugurado por
Matsuô Bashô como a rigorosa métrica e a exigência da indicação da estação do
ano (Kigo) e dos fenômenos da natureza.
Sua
vasta obra literária, conta com livros como: Contos do velho Nipon (1940),
Tankas e haicais (1953), Cem haicais eróticos e um soneto de amor nipônico
(2004). E se encontra reunida em três volumes publicados pela editora Niterói
Livros, que contém o texto integral de Tankas e haicais, tal como coordenada
pelo professor Nelson Eckhardt em 1953.
A
obra reunida, em acurada edição crítica de três volumes, conta também com
poesias compiladas inéditas até 2004, data desta edição e versões para diversas
línguas, entre elas o japonês, na tradução de Yonekura Teruo.
Além
da primeira biografia, assinada por Alaôr Eduardo Scisínio, a obra do poeta
recebeu diversos estudos, como o escrito pelo filósofo brasileiro R.S. Kahlmeyer-Mertens,
que nos últimos anos vem dedicando trabalhos sobre a produção de haicais do
poeta, destacando o relevo do pensamento de Pimentel para a contemporaneidade.
OBRAS
DE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL
PIMENTEL,
Luís Antônio. Obras Reunidas. Aníbal Bagaça (org.). 3.vol. Niterói: Niterói
Livros, 2004.
________.
Haicais Onomásticos. Niterói: Nitpress, 2007.
________.
Contos do Velho Nipon. Niterói: Nitpress, 2009.
________.
Luís Antônio Pimentel em 176 haicais - Organização de Graça Porto e Mauro
Carreiro Nolasco. Niterói: Parthenon Centro de Arte e Cultura, 2015. Última
publicação em vida do escritor, aos 103 anos.
Na
Beira da baia Maria embala seu filho Sem berço
Deus
enviou seu filho A Terra Foi um Deus nos acuda!
OBRAS
SOBRE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL
ALMEIDA,
Ana Paula. Luís Antônio Pimentel e a vida cultural na Niterói dos anos 1930.
Niterói: EdUFF, 2008.
KAHLMEYER-MERTENS,R.S.
Verdade-Metafísica-Poesia - Um ensaio de filosofia a partir dos haicais de Luís
Antônio Pimentel. Niterói: Nitpress, 2007.
_________.
Fenomenologia do haicai - Gênese, desenvolvimento e ressonâncias da poesia
haicai em Luís Antônio Pimentel. Niterói: Nitpress, 2010.
SCISÍNIO,
Alaôr Eduardo. Um tupiniquim na terra do sol nascente. Niterói: EdUFF, 1998.
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