Em Veneza, onde o tempo se dissolve nas águas e os palácios sussurram segredos, repousa o Homem Vitruviano, um desenho que não se contenta em ser apenas imagem, mas se transforma em portal. Leonardo da Vinci, artesão da forma, capturou a essência do corpo humano, inscrevendo-o em um círculo e um quadrado, como se decifrasse um enigma ancestral.
Vitrúvio, o arquiteto romano, plantou a semente da proporção, mas foi Leonardo quem a fez florescer em um jardim de carne e osso. Cada linha, cada curva, um verso de um poema épico, cantando a simetria do corpo, a dança cósmica que nos conecta ao universo. O umbigo, centro do labirinto, permanece imóvel, enquanto os membros se movem em uma coreografia silenciosa, desenhando no ar a geometria da perfeição.
Ao contemplar o Homem Vitruviano, somos transportados para o Renascimento, um tempo de paixão e busca pelo conhecimento. Leonardo, com sua mente inquieta, nos convida a desvendar os mistérios do corpo, a explorar os recantos da alma. O desenho se transforma em espelho, refletindo nossa própria imagem, nossa própria busca pela harmonia.
O corpo humano, um livro aberto, onde cada página revela um segredo, uma história. O Homem Vitruviano, um símbolo da nossa jornada, da nossa busca pela perfeição, pela beleza que reside em cada um de nós.
Ao deixar a Gallerie dell'Accademia, levamos conosco a imagem do corpo como um labirinto do tempo, um lembrete de que somos todos parte de um todo maior, conectados pelo fio invisível da existência.
©Alberto Araújo
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HOMEM
VITRUVIANO DESENHO DE LEONARDO DA VINCI
RESENHA
O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci é uma obra icônica que ultrapassa o tempo, combinando arte, ciência e filosofia em uma única imagem. Criado por volta de 1490, este desenho não é apenas uma representação do corpo humano, mas um símbolo da busca pela perfeição e harmonia.
O desenho é baseado nos escritos do arquiteto romano Vitrúvio, que em sua obra "De Architectura", descreveu as proporções ideais do corpo humano. Leonardo da Vinci, com sua mente curiosa e perspicaz, buscou visualizar e aperfeiçoar essas proporções, resultando no Homem Vitruviano.
O desenho representa a simetria e a proporção perfeitas do corpo humano, inscrito em um círculo e um quadrado. Ele simboliza a conexão entre o homem e o universo, refletindo a crença renascentista na centralidade do ser humano e sua relação com a natureza. A obra também representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções.
O desenho mostra um homem nu em duas posições sobrepostas, com os braços e pernas inscritos em um círculo e um quadrado. As proporções do corpo são meticulosamente calculadas, demonstrando o domínio de Leonardo da Vinci sobre a anatomia e a geometria. O umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
O Homem Vitruviano é considerado uma das maiores obras de Leonardo da Vinci e um símbolo do Renascimento italiano. Sua influência pode ser vista em diversas áreas, desde a arte e a arquitetura até a ciência e a filosofia. O desenho continua a inspirar artistas, cientistas e estudiosos até os dias de hoje, demonstrando sua relevância atemporal.
Em resumo, o Homem Vitruviano é uma obra-prima que captura a essência da busca humana pela perfeição e harmonia. É um testemunho do gênio de Leonardo da Vinci e um símbolo duradouro da beleza e proporção do corpo humano.
Atualmente, o Homem Vitruviano faz parte da coleção da Gallerie dell'Accademia em Veneza, Itália.
O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci descreve uma figura masculina nua separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado.
A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções elevadas.
Examinando-se o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Vitrúvio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:
um palmo
é o comprimento de quatro dedos
um pé é o
comprimento de quatro palmos
um côvado
é o comprimento de seis palmos
um passo
são quatro côvados
a altura
de um homem é quatro côvados
"erit
eaque mensura ad manas pansas"
o
comprimento dos braços abertos de um homem, envergadura dos braços é igual à
sua altura.
a
distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da
altura de um homem.
a
distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de
um homem.
a
distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da
altura de um homem.
o
comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem.
a distância
entre o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem.
a
distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem.
a
distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
o
comprimento da mão é um décimo da altura de um homem.
a
distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto.
a
distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do
comprimento do rosto.
o
comprimento da orelha é um terço do da face.
o comprimento do pé é um sexto da altura.
Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados.
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano.
O desenho
também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo
humano e, por extensão, para o universo como um todo.
UM POUCO SOBRE LEONARDO DA VINCI
Leonardo da Vinci, nascido Leonardo di Ser Piero da Vinci em Anchiano, Itália, em 15 de abril de 1452, e falecido em Amboise, França, em 2 de maio de 1519, foi uma das figuras mais proeminentes do Alto Renascimento. Sua genialidade se manifestou em diversas áreas do conhecimento, tornando-o um verdadeiro polímata.
Principais áreas de atuação: Pintura: Autor de obras icônicas como "Mona Lisa" e "A Última Ceia".
Desenvolveu técnicas inovadoras, como o "sfumato", que revolucionaram a pintura; Realizou estudos pioneiros em anatomia, engenharia, óptica e hidrodinâmica; Concebeu projetos visionários, como protótipos de helicóptero e tanque de guerra; Atuou como escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Da Vinci
é considerado um dos maiores gênios da história, com um QI estimado em torno de
180. Suas obras e invenções influenciaram gerações de artistas e cientistas. Seus
cadernos de anotações revelam sua mente brilhante e sua curiosidade insaciável.
Era conhecido por sua procrastinação, o que resultou em um número relativamente
pequeno de obras concluídas. Seus projetos de engenharia, embora à frente de
seu tempo, nem sempre eram factíveis com a tecnologia da época. Foi vegetariano
por razões humanitárias.
Alberto Araújo
Focus Portal
cultural
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