A vida escorre, grão por grão, na areia,
E o tempo, implacável, não espera;
A mocidade, sonho que incendeia,
Se esvai, deixando a alma mais severa.
Não deixe a dor, em vã e tola teia,
Prender seus dias, em cruel quimera;
Pois cada instante, em rútila centeia,
É um dom divino, que a alma venera.
Aproveite o sol, a brisa e o mar,
O amor, o riso, a doce companhia;
Pois a ampulheta, em seu constante andar,
Lembra-nos que a vida, em melodia,
É breve canção, que devemos amar,
Enquanto a chama, em nós, ainda irradia.
© Alberto Araújo
Márcia Pessanha disse: A ampulheta da vida. No escorrer dos dias pingando gotículas do viver, à semelhança dos grãos de areia que se escoam na ampulheta, assim a vida dos seres humanos segue seu rito de passagem. E foi o que muito bem traduziu Alberto Araújo, desvelando-se como poeta sensível, deixando vir à tona sua essência anímica, que transborda em seu soneto, com ricas metáforas, expressivas de sua percepção lírica do mundo. E no fluir do tempo com as estações e fases da vida, nós também vivenciamos emoções diferenciadas, adquirimos experiências, podemos alçar voos, evoluir... E Alberto também sofreu metamorfoses bem produtivas em sua arte de escrever. E finalizo esta mensagem elogiosa dizendo-lhe estes versos de minha autoria: "O mundo gira/ na mira de quem o admira/ na mente daquele que de amor suspira/ na emoção do poeta/ que toca a sua lira/. O mundo gira." E o mundo girou e trouxe até nós o poeta piauiense de Luzilândia, abençoado por Mãe Maria, Alberto Araújo.
Abraços Márcia Pessanha.
Prezada confreira Márcia Pessanha! Fiquei profundamente emocionado e grato com suas palavras tão generosas e perspicazes sobre meu soneto "A Ampulheta da Vida". Sua análise sensível e profunda tocou-me de maneira especial, e me senti honrado com a sua interpretação tão rica em metáforas e significados.
A sua comparação da vida com o escoar dos grãos de areia na ampulheta, e a sua percepção da minha essência anímica transbordando em meus versos, revelam uma alma poética rara e uma sensibilidade ímpar. Agradeço imensamente por ter percebido as metamorfoses em minha arte de escrever, e por ter me presenteado com seus belíssimos versos, que ecoaram em minha alma como um bálsamo.
Suas palavras me inspiram e me motivam a continuar trilhando o caminho da poesia, buscando sempre expressar a beleza e a complexidade da vida através da arte. Que o mundo continue girando e nos presenteando com encontros tão especiais como este. Com gratidão e admiração, Alberto Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário