quinta-feira, 20 de março de 2025

UMA NOITE NOS ARES COM "AEROPORTO 75" E UM TOQUE DE NOSTALGIA CASEIRA. CRÔNICA E RESENHA DE ALBERTO ARAÚJO

 


Atenção passageiros... Ouça o tema do filme "Aeroporto 75". Escolham seus assentos e boa curtida!

 

Na última sexta-feira, em um encontro de cinéfilos nostálgicos, embarcamos em uma aventura cinematográfica rumo aos anos 70, com o clássico "Aeroporto 75" (Airport 1975). A sessão, regada a pipoca e refrigerante, ganhou um toque especial: resgatamos nosso velho DVD, comprado há anos nas Lojas Americanas, e o exibimos em nossa flamante TV de 75 polegadas. Um verdadeiro cinema particular em casa! 

A experiência foi ainda mais imersiva, com a tela gigante nos transportando para a cabine do Boeing 747 em perigo. A história, que já conhecíamos de cor, ganhou nova vida com a qualidade da imagem e do som, nos fazendo sentir como se estivéssemos a bordo da aeronave em plena turbulência.

O filme, dirigido por Jack Smight e estrelado por Charlton Heston e Karen Black, nos apresentou a história de um Boeing 747 em perigo após uma colisão com um pequeno avião particular. Com a tripulação incapacitada, a aeromoça Nancy Prior assume o comando, guiada pelas instruções do controlador de tráfego aéreo Alan Murdock.

A trama nos prendeu do início ao fim, com reviravoltas emocionantes e momentos de tensão que nos fizeram prender a respiração. A atuação de Karen Black como a heroína improvável foi um dos pontos altos da noite, assim como a presença marcante de Charlton Heston como o controlador de tráfego aéreo.

Apesar das críticas da época, que o consideravam um filme exagerado e até mesmo ridículo, "Aeroporto 75" conquistou o público e se tornou um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 47 milhões de dólares em todo o mundo. A produção faz parte da franquia "Aeroporto" que, com seus quatro filmes, marcou época no cinema catástrofe. 

Além da trama emocionante, o filme nos proporcionou um mergulho na cultura dos anos 70, com seus figurinos extravagantes, penteados icônicos e trilha sonora marcante: Airport Love Theme de Vincent Bell. 

A presença de grandes nomes do cinema, como Gloria Swanson e Myrna Loy, também contribuiu para o charme nostálgico da produção. 

Ao final da sessão, saímos do "cinema em casa" com a sensação de termos vivido uma aventura emocionante e inesquecível. "Aeroporto 75" pode não ser um filme perfeito, mas certamente é um clássico que merece ser revisitado, seja pela nostalgia, pelo suspense ou pela atuação impecável de seu elenco. E, para nós, a experiência foi ainda mais especial por ter sido compartilhada com a pessoa amada, em nosso aconchegante cinema particular.

Crônica de Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

 

AEROPORTO 75 O FILME

 

Airport 1975 é um filme estadunidense de 1974, dos gêneros drama, suspense e cinema catástrofe estrelado por Charlton Heston e Karen Black, dirigido por Jack Smight e com roteiro de Don Ingalls baseado em livro de mesmo nome de Arthur Hailey.

O orçamento do filme foi de três milhões de dólares, sendo que arrecadou mais de 47 milhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo.

Airport 1975 foi precedido por Aeroporto, de 1970, e seguido por Aeroporto 77, de 1977 e Aeroporto 80 - O Concorde, de 1979. 

SINOPSE 

Um pequeno avião particular se choca com um Boeing 747 e o acidente acaba matando ou incapacitando a tripulação do avião comercial. Para evitar uma tragédia maior, uma aeromoça tem que assumir o comando da aeronave, seguindo instruções pelo rádio. Um plano é elaborado em terra e um piloto é enviado para entrar no avião através de um buraco na cabine de comando e, assim, resgatar o avião danificado e salvar os sobreviventes.

ELENCO

Charlton Heston  - Alan Murdock

Karen Black - Nancy Prior

George Kennedy - Joe Patroni

Efrem Zimbalist Jr. - Capitão Stacy

Susan Clark - Helen Patroni

Helen Reddy - irmã Ruth

Linda Blair - Janice Abbott

Dana Andrews - Scott Freeman

Roy Thinnes - Urias

Sid Caesar - Barney

Myrna Loy - Sra. Devaney

Ed Nelson - Major John Alexander

Erik Estrada - Julio

Nancy Olson - Sra. Abbott

Larry Storch - Glenn Purcell

Martha Scott - Irmã Beatrice

Jerry Stiller -  Sam

Norman Fell - Bill

Conrad Janis - Arnie

Beverly Garland - Sra. Scott Freeman

Linda Harrison - Winnie

Guy Stockwell -  Coronel Moss

Brian Morrison - Joseph Patroni Jr.

Gloria Swanson - Gloria Swanson

 

Também publicado no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=UHLszwGdIRM 







Nenhum comentário:

Postar um comentário