sexta-feira, 14 de março de 2025

VENI CREATOR SPIRITUS - VEM ESPÍRITO SANTO - HINO LATINO INTERPRETADO POR GREGORIAN CHANT


(CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR VER O VÍDEO)

Clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=ClU2mXI4PbY&t=208s 


VENI CREATOR SPIRITUS é um hino latino de grande importância na tradição cristã, especialmente na Igreja Católica. Sua autoria é tradicionalmente atribuída a Rabano Mauro, um monge beneditino e arcebispo de Mainz que viveu no século IX, embora algumas pesquisas recentes sugiram outras possibilidades.

O hino é uma súplica fervorosa ao Espírito Santo, pedindo sua presença, orientação e dons. "Veni Creator Spiritus" significa "Vem, Espírito Criador", e o texto expressa o desejo de que o Espírito Santo inspire, ilumine e fortaleça os fiéis.

É tradicionalmente cantado em momentos litúrgicos importantes, como: Ordenações sacerdotais e episcopais; Concílios ecumênicos; Abertura de sínodos e outras reuniões importantes da Igreja; Pentecostes; Coroações de reis e imperadores. 

O hino é uma poderosa expressão de fé na ação do Espírito Santo na vida da Igreja e dos indivíduos. Ele evoca a imagem do Espírito Santo como fonte de luz, amor, força e sabedoria.

O texto do hino está repleto de simbolismo bíblico e teológico. Ele descreve o Espírito Santo como o "Paráclito" (consolador), o "dom do Altíssimo", a "fonte viva", o "fogo", o "amor" e a "unção espiritual". 

As estrofes do hino exploram diferentes aspectos da ação do Espírito Santo: Iluminação da mente; Infusão de amor nos corações; Fortalecimento da fé; Concessão de paz.

O hino também pede que o Espírito Santo guie a igreja, e afaste os males. Ao longo dos séculos, o "Veni Creator Spiritus" foi musicado por inúmeros compositores, desde o canto gregoriano até obras polifônicas e modernas. A melodia gregoriana original é considerada uma das mais belas e solenes da tradição litúrgica. A adaptação do hino para diversas línguas, e a criação de novas melodias, permitiu que ele se mantivesse relevante ao longo dos séculos. 

TEXTO EM LATIM 

Veni Creator Spiritus

mentes tuorum visita

imple superna gratia

quae tu creasti pectora

Qui diceris Paraclitus

donum Dei altissimi

fons vivus ignis caritas

et spiritalis unctio

Tu septiformis munere

dextrae Dei tu digitus

Tu rite promissum Patris

sermone ditans guttura

Accende lumen sensibus

infunde amorem cordibus

infirma nostri corporis

virtute firmans perpeti

Hostem repellas longius

pacemque dones protinus

ductore sic te praevio

vitemus omne noxium

Per te sciamus da Patrem

noscamus atque Filium

te utriusque Spiritum

credamus omni tempore

Amen

 

PORTUGUÊS

 

Venha Espírito Criador

visite suas mentes

seja cheio da graça divina

que você criou seios

Quem é chamado de Paracleto

o dom do Deus Altíssimo

a caridade é uma fonte viva de fogo

e unção espiritual

Você tem um papel sete vezes

você é o dedo da mão direita de Deus

Você cumpriu devidamente a promessa do Pai

sua garganta enriquecida com fala

Acenda a luz dos sentidos

despeje amor nos corações

nosso corpo fraco

perseverando com força

Você afasta o inimigo ainda mais

e dê paz imediatamente

Eu prevejo você como um guia

vamos evitar todos os danos

Através de você podemos conhecer o Pai

conheçamos também o Filho

você é o espírito de ambos

vamos acreditar o tempo todo

Amém

 

Crédito da música: Gregorian Chant

 

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural


CRISTO CARREGANDO A CRUZ DE EL GREGO - 1580

Uma imagem da humanidade perfeita. A obra se destaca pelas pinceladas características com que o pintor usa a cor para moldar os volumes e distorce os corpos para refletir o anseio espiritual do personagem. El Greco pinta os olhos de Cristo com lágrimas dramáticas e exageradas. Seus olhos são o elemento chave da pintura, pois expressam muita emoção.



Cristo carregando a Cruz. Pintura por Ticiano ou Tiziano da Cador (c.1488 1576). Exposta no State Hermitage Museum, St. Petersburg, Russia.

CRISTO CRUCIFICADO DE DIEGO VELÁZQUEZ - 1632

A postura austera do Cristo Crucificado apresenta quatro pregos, os pés juntos e aparentemente apoiados por uma pequena prateleira de madeira, permitindo que os braços formem uma curva sutil, em vez de um triângulo.


Cristo de São João da Cruz é uma pintura do espanhol Salvador Dalí executada em 1951. É um óleo sobre tela com as dimensões de 205 x 116 cm. Encontra-se exposta no Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove em Glasgow

Cristo Pantocrator (por volta de 550 d.C.)

A imagem do Cristo Pantocrator é uma representação bastante conhecida entre as primeiras que foram criadas de Jesus. Ela faz parte de uma concepção teológica ortodoxa oriental, e mostra um Cristo suave, mas severo é por isso que os dois lados da face de Jesus são levemente diferentes, dando um certo estranhamento ao seu rosto.

Os elementos dessa pintura são todos significativos. O halo atrás de sua cabeça indica sua santidade; a posição dos dedos em sua mão direita descreve as letras ICXC que quer dizer Jesus Cristo. Na mão esquerda, ele segura o Novo Testamento.


A TRANSFIGURAÇÃO DE RAFAEL 1516 – 1520

A obra final do grande artista renascentista Rafael Sanzio representa a força redentora de Cristo, simbolizada pela pureza e simetria da metade superior da pintura. Isso contrasta com as deficiências do Homem, simbolizadas na metade inferior por cenas sombrias e caóticas.


A pintura Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci, foi vendida por US$ 450 milhões em 2017, tornando-se a obra de arte mais cara do mundo.

Jesus, o Bom Pastor (por volta de 455 d.C.)

Esta imagem de Jesus como um pastor foi encontrada na entrada do mausoléu da imperatriz Galla Placidia, na Itália. A concepção de Jesus como um jovem pastor vem do Evangelho de João. Nesta pintura, Jesus veste um manto de ouro com detalhes em púrpura (ambas as cores eram usadas para representar que ele tinha status importante, como alguém da aristocracia).  Na imagem, ele está tranquilo, e não tem barba. O bastão que Jesus usa para cuidar das ovelhas tem forma de cruz, o que simboliza sua vitória contra a morte.


Jesus das catacumbas de Commodilla (século IV)

A imagem de Jesus encontrada nas catacumbas de Commodilla é compreendida como provavelmente a representação mais antiga de Jesus barbudo. Os símbolos ao lado de sua cabeça são as letras alfa e ômega, a primeira e última do alfabeto grego o que era usado para indicar que Jesus estava no começo e no fim de tudo.


Jesus das catacumbas de Marcelino e Pedro (século IV)

Nesta imagem, encontrada nas catacumbas de Marcelino e Pedro, dois mártires da Igreja Católica, a representação de Jesus é bem diferente. A história retratada nesta pintura está no livro bíblico de São Marcos, e mostra uma mulher que foi curada após tocar na roupa de Jesus.


Mural Severa In Deo Vivas (por volta do ano 325)

Esta imagem está localizada em uma pedra que enfeita o sarcófago de uma mulher chamada Severa (é ela que aparece bem à esquerda do quadro). A frase "in Deo vivas" quer dizer "que você viva com Deus".

Jesus da catacumba de Calixto (por volta do ano 250)

Nesta imagem, encontrada na catacumba do papa Calixto I, em Roma, mais uma vez Jesus é retratado como um pastor. Mas note que a roupa que ele usa é bem diferente: trata-se de uma túnica curta, bem comum na época em que a pintura foi feita. A ideia de que Cristo carregasse um animal nos seus ombros traz similaridade à representação de vários mitos gregos, como Hermes, que também foi pintado dessa forma.

A cura do paralítico em Dura Europos (por volta do ano 235). Essa imagem representando Jesus, novamente de cabelos curtos e roupa romana, encontra-se nas ruínas de Dura Europos, na atual Síria, perto da divisa com o Iraque, mais precisamente no que sobrou da mais antiga igreja já encontrada pelos arqueólogos.

Representação de Jesus enquanto Bom Pastor nas catacumbas de Roma; fresco do século III

Jesus com barba entre Pedro e Paulo, Catacumba de Marcelino e Pedro, Roma. Segunda metade do século IV. Tais obras "primeiro nos apresentam a imagem totalmente formada de Cristo em Majestade que dominará a arte bizantina".[15] Para detalhes ver esta imagem.

Cristo em Majestade, ainda sem barba, num manuscrito inglês com iluminura do século XII


Negativo feito pelo fotógrafo e advogado italiano Secondo Pia do Sudário de Turim. Muitos cristãos acreditam que represente o rosto de Jesus.


De Trevisani descrição de cena batismal com a abertura do céu e o Espírito Santo descendo como uma pomba, 1723.

Varão de Dores. 1411. Por Andrea Mantegna, atualmente no Museu Nacional de Arte da Dinamarca.

Uma das variações do "Varão de Dores", com diversos objetos representados junto ao corpo de Cristo, especialmente as chamadas "Arma Christi", os instrumentos da Paixão. 1443. De um artista anônimo de Breslávia, atualmente no Museu Nacional de Varsóvia.


O Batismo de Jesus – Pintura de Piero della Francesca, 1449.


Detalhe - Maria e Cristo, em 
O Juízo Final de Michelangelo 

Jesus, 12 anos, Jesus entre os doutores em discussão com os estudiosos do Templo, de José Ribera.

Um mural representando o batismo de Jesus em um típico cenário rural haitiano, Cathédrale de Sainte Trinité, Porto Príncipe, Haiti.



Mural de "A Palavra da Vida" no lado da Hesburgh Library na Universidade de Notre Dame.

 

Pietro Perugino - representação da Crucificação de Jesus como Stabat Mater , 1482.



Transfiguração de Jesus representando-o com Elias, Moisés e três apóstolos por Lodovico Carracci, 1594.


Crucificação de Cristo, pintada por Ticiano.

Jesus como o Bom Pastor - vitral na Igreja St John's Ashfield

De Trevisani descrição de cena batismal com a abertura do céu e o Espírito Santo descendo como uma pomba, 1723.

Jesus Pantocrator – mosaico do século XIII 
de Hagia Sophia.

Jesus, com coroa e pomba da paz, apaziguando dois guerreiros em luta, a Catedral de Berlim, ~ 1900

"Cristo Toda Misericórdia" Ícone Ortodoxo oriental

Cristo, com um retrato do doador, um frade dominicano, Barna da Siena, 1330-1350, atualmente na Coleção Frick.


JESUS carregando a Cruz de Sandro Botticelli, 1490-91

Cristo carregando a cruz. 1565. Por Ticiano, atualmente no Museu do Prado.


Jesus carregando a cruz. 1737-38. Por Tiepolo, atualmente na Igreja de Sant'Alvise, em Veneza.


Caminho para o Calvário. Séc. XIX. Por Aleijadinho, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, no estado de Minas Gerais.


Tríptico com Jesus carregando a cruz à esquerda, a crucificação no meio e a deposição à direita. 1495. Pintado pelo Mestre da Virgo inter Virgines, atualmente,  exposta no Bowes Museum, na Inglaterra.


Crucifixão de Cristo, por Simon Vouet

Cristo na pintura "Homem de Dores", de Pietro Lorenzetti.


O fragmento de pilar (ou coluna) onde Jesus foi açoitado, no episódio da Flagelação, na parede da Igreja Hagios Georgios (Patriarcado), Istambul, lado sul da iconostase.

Ícone da Paixão Ortodoxa Russa com cenas do martírio dos Doze Apóstolos, simbolizando como todos são chamados a entrar na Paixão (Kremlin de Moscou)

Santuário Nacional de Cristo Rei, Portugal

Cristo Redentor”, Rio de Janeiro, Brasil


 

Fonte das imagens: Wikimedia Commons, Pinterest, outros sites no Google.






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