sexta-feira, 21 de março de 2025

SÁVIO SOARES DE SOUSA MEU MESTRE, MEU GURU INTELECTUAL HOMENAGEM NO DIA INTERNACIONAL DA POESIA

 

SONETO DEDICADO AO SAUDOSO 

SÁVIO SOARES DE SOUSA

(IN MEMORIAM)

 

Partiste, ó mestre, e o saber se dispersou,

Mas teu legado, em nós, eterno há de morar,

Com ética e amor, a vida se elevou,

E teu exemplo, em nós, fará sempre brilhar.

 

Discípulo e amigo, a ti rendo louvor,

Por cada ensinamento, cada doce olhar,

Em teu legado, encontro sempre o valor,

E a tua ausência, em mim, faz o peito apertar.

 

Teu pensamento, guia, em mim, se faz presente,

E a tua sabedoria, em mim, se faz raiz,

Em cada verso, em cada rima eloquente,

 

A tua memória, em mim, sempre feliz,

Eternamente grato, ó mestre, e veemente,

Por ter te conhecido, e ser teu aprendiz.

 

© Alberto Araújo

28 de maio de 2022

 

Alberto Araújo e Sávio Soares de Sousa

SÁVIO SOARES DE SOUSA foi um notável intelectual brasileiro, nascido em Niterói, Rio de Janeiro, em 18 de setembro de 1924, e falecido em 25 de fevereiro de 2022, aos 97 anos. Sua trajetória multifacetada abrangeu diversas áreas do conhecimento, destacando-se como jurista, escritor, poeta, crítico literário e jornalista. 

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói, atual Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1947. Atuou como advogado antes de ingressar no Ministério Público do antigo Estado do Rio de Janeiro, em 1960, onde exerceu o cargo de Promotor de Justiça em diversas comarcas. Em 1971, foi promovido a Procurador de Justiça, tendo papel de destaque em congressos estaduais e nacionais. Exerceu o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça de 1983 a 1987. Foi membro de diversas academias de letras, incluindo a Academia Niteroiense de Letras, Academia Valenciana de Letras, Academia Fluminense de Letras e Academia Friburguense de Letras. Coordenou a seção literária "Prosa e Verso" do jornal O Fluminense. 

Era um trovador talentoso e um crítico literário perspicaz, com profundo conhecimento da literatura brasileira e estrangeira. Como jornalista, contribuiu para diversos veículos de comunicação, difundindo a cultura e o conhecimento. 

Sua contribuição para a cultura e o direito foi amplamente reconhecida, com diversas homenagens ao longo de sua vida. A sua memória é preservada em diversos artigos e vídeos na internet.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro prestou homenagens a Sávio Soares de Sousa através de publicações e vídeos. 

Intelectual completo, que dedicou sua vida ao conhecimento, à cultura e à justiça. Seu legado permanece vivo em suas obras e na memória daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. 

No dia 25 de maio de 2022, nos despedimos do Confrade Sávio Soares de Sousa, o decano respeitado e querido por todos do seio acadêmico niteroiense. 

Sávio foi um exímio homem das letras, um poeta sensível, criativo trovador, excelente contista, escritor, advogado e promotor. Amado e reverenciado por todos que o conheciam. O intelectual deixou um vasto legado literário, com obras que abrangem poesia, crítica literária e ensaios.

Sávio Soares de Sousa saiu da vida para ocupar um lugar de honra na História das Letras Fluminenses.

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

 

Alberto Araújo e Sávio Soares de Sousa
Escritores Ao Ar Livro, Praça Getúlio Vargas, Icaraí





Nenhum comentário:

Postar um comentário