A Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL) realizou, no dia 19 de março de 2025, quarta-feira um evento memorável para marcar a abertura do ano cultural, no Palácio Austregésilo de Athayde, sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A reunião foi um marco de celebração da cultura e da diversidade, reunindo personalidades de diversas áreas para homenagens, posses e momentos artísticos.
A missionária, poetisa e professora Tânia Maria tomou posse como associada, presenteando os presentes com a palestra "Carolina de Jesus: Sou poetisa, faço versos... ninguém, porém me leva a sério", um momento de exaltação da poesia e da representatividade feminina.
O Cônsul-Geral Honorário da Finlândia no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sérgio Chamone, foi homenageado com a prestigiosa Medalha Austregésilo De Athayde, em reconhecimento à sua contribuição à sociedade.
A
Ala Infanto-juvenil da ADABL também celebrou uma posse, demonstrando o
compromisso da associação com a formação de novos talentos e o incentivo à
leitura desde a infância.
O momento artístico, "Hora de Arte, Música e Poesia", proporcionou um ambiente inspirador e enriquecedor, celebrando a beleza da arte em suas diversas formas.
O Dia Internacional da Mulher foi homenageado, reforçando a importância da valorização e do reconhecimento do papel da mulher na sociedade e na cultura. O evento contou com a presença de diversas personalidades de destaque, incluindo: Zélia Fernandes, presidente em exercício da ADABL, liderando a celebração da cultura; Ana Maria Tourinho, vice-presidente da Rede Sem Fronteiras, representando a união das organizações culturais que a Rede Sem Fronteiras divulga no mundo; Dra Ana Cristina Campelo de Lemos, advogada, escritora, jornalista e fundadora e Diretora Geral do Jornal DR1; Comandante Lameiros da ESG - Escola superior de Guerra; André Luiz Fernandes de Oliveira, CEO da Trekking Tecnologia e Diretor da SOANAR, demonstrando a conexão entre a tecnologia e a cultura; Antonio Carlos Andrade dos Santos Júnior, Tesoureiro e Patrocinador da ADABL, e Diretor da Trekking, que é um grande apoiador da cultura; Comandante Marcelo Felipe, Subsecretário de energia econômica do mar (SEENEMAR), demonstrando a ligação entre a cultura e a economia marítima; O Advogado José Antônio Batista e muitos outros.
A presença dessas personalidades, juntamente com "muitos outros", demonstra a diversidade e a importância da ADABL como um ponto de encontro para diferentes áreas de atuação, promovendo a cultura e o conhecimento.
A Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL) é uma instituição que desempenha um papel importante na promoção da cultura e da literatura no Brasil. Fundada em 25 de agosto de 1963 pelo renomado professor Austregésilo de Athayde, a ADABL tem como objetivo principal reunir e conectar os diplomados da Academia Brasileira de Letras (ABL), fomentando o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento de atividades culturais.
A ADABL: UM PILAR DA CULTURA BRASILEIRA
A Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL), fundada em 1963 por Austregésilo de Athayde, desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e da literatura no Brasil. A ADABL mantém estreita relação com a ABL, compartilhando o objetivo de cultivar a língua portuguesa e valorizar a produção literária nacional. A associação promove eventos, palestras e outras iniciativas que visam difundir o conhecimento e estimular o interesse pela cultura brasileira.
A ADABL se dedica à organização de eventos, palestras, debates e outras iniciativas que visam difundir o conhecimento e estimular o interesse pela literatura e pela cultura brasileira. Mantém conexão com a Academia Brasileira de Letras, uma das mais importantes instituições culturais do país, sediada no Rio de Janeiro. Compartilha do objetivo da ABL de cultivar a língua portuguesa e valorizar a produção literária brasileira. A ADABL realiza eventos significativos, como posses de novas diretorias e acadêmicos mirins, além de homenagens a personalidades que se destacam no cenário cultural. Em 2023, a ADABL celebrou seus 60 anos de existência, marcando um longo período de contribuição para a cultura brasileira.
ZÉLIA FERNANDES: UM ÍCONE CULTURAL
Zélia Maria Fernandes da Silva, presidente da ADABL, é uma intelectual de destaque no cenário cultural brasileiro. Escritora, poetisa e incansável defensora da cultura, Zélia Maria Fernandes da Silva é uma carioca, com formação em Pedagogia, Administração e Supervisão Escolar pela UERJ, e pós-graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho. Além de liderar a ADABL, Zélia Maria Fernandes da Silva se destaca como escritora e poetisa, presenteando o público com obras emocionantes e poesias inspiradoras.
Sua atuação se estende à edição de livros, apoiando tanto autores experientes quanto novos talentos. Carioca, com formação em Pedagogia, Administração e Supervisão Escolar pela UERJ, e pós-graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho. Detentora de inúmeras homenagens, incluindo a Medalha Pedro Ernesto, a mais alta condecoração do Município do Rio de Janeiro, e os troféus Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, em Minas Gerais.
Seu trabalho incansável na ADABL e sua dedicação à literatura a tornam um ícone da cultura brasileira. Seu compromisso com a difusão do conhecimento e o estímulo à cultura é reconhecido e celebrado. Além de todas as suas atividades, Zélia ainda encontra tempo para cantar, atividade que ela considera um hobby.
A
Câmara Municipal do Rio de Janeiro expressou seu reconhecimento à sua
contribuição, registrando seu nome nos anais da Casa de Leis, como forma de
incentivar o saber e a cultura na cidade e no país.
Créditos
das fotos:
Ana
Maria Tourinho
Editorial
Alberto
Araújo
Focus
Portal Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário