sábado, 29 de fevereiro de 2020

ATRAVÉS DAS POESIAS: "A ENTREGA" E "O MOÇO" O FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA MOACYR SACRAMENTO - MOA, POETA QUE DEIXOU A VIDA TERRENA EM 29 DE FEVEREIRO DE 2020 E PARTIU RUMO AO PARNASO, O LUGAR CERTO DE TODOS OS ARTISTAS DE BEM.



MOACYR SACRAMENTO, O MOA, foi tomado pelos versos há 30 anos, faz da poesia uma ferramenta da beleza a serviço do bem. Com mais de 19 livros publicados e adotados em diversas escolas do país e compondo em diferentes gêneros, faz sempre de sua poética uma busca de luz e a compartilha para iluminar caminhos. Intérprete, palestrante, pai coruja e cidadão atuante. Acredita no poder da ARTE como ferramenta de educação, construção e transformação.



ENTREGA (MOACYR SACRAMENTO, O MOA)


Eu parto de mim
para estar comigo
lá onde estou.
E, sem me importar
se é perto ou se é longe,
de mim, eu me vou
aos mitos e às lendas;
às cores e às formas;
ao real e ao mágico.
Vou ao coração das coisas
pois é, lá, onde sou.
Porém... pra ir mais um pouco
além de mim mesmo,
pra romper a prisão
deste espaço que ocupo,
eu preciso expor-me
ao que vindo de fora
só é. Sem por quê.
E me sei dimensão infinita
e me entrego a você.


O MOÇO DE MOACYR SACRAMENTO

Não me perguntem quantos anos tenho;
e sim,
quantas cartas mandei e recebi.
Se mais jovem, se mais velho... o que importa,
se ainda sou um fervilhar de sonhos,
se não carrego o fardo da esperança morta !

Não me perguntem quantos anos tenho;
e sim,
quantos beijos troquei - Beijos de amor!
Se a juventude em mim ainda é festa,
se aproveito de tudo a cada instante
e se bebo da taça gota a gota...
Ora ! Então pouco se me dá que gota resta !

Não me perguntem quantos anos tenho:
mas...
queiram saber de mim se criei filhos,
queiram saber de mim que obras eu fiz,
queiram saber de mim que amigos tenho
e se a alguém, pude eu, tornar feliz.

Não me perguntem quantos anos tenho
mas...
queiram saber de mim que livros li,
queiram saber de mim por onde andei,
queiram saber de mim quantas histórias,
quantos versos ouvi, quantos cantei.

E assim, somente assim, todos vocês,
por mais brancos que estejam meus cabelos,
por mais rugas que vejam no meu rosto,
terão vontade de chamar-me: O MOÇO !
E ao me verem passar aqui... ali...
não saberão ao certo a minha idade,
mas saberão, por certo, que eu vivi!

Moacyr Sacramento, poeta e dentista, do Ateliê do Poeta em Conservatória. In: O Colecionador de Benqueranças, 4a. Ed, 2011, p. 32.


Nos dias 20 e 21 de novembro de 2017, a Cia Sintonia Arte & Cultura apresentou o espetáculo Poesia em Movimento, no Teatro Municipal de Sorocaba "Teotônio Vilela".

O enredo homenageou a obra do poeta fluminense Moacyr Sacramento, o Moa, que tem 19 livros publicados, muitos deles adotados por dezenas de escolas de todo o Brasil. A peça passeou pelos textos que marcaram a vida do escritor, materializando-os por meio do teatro e da dança. A história foi contada pelo Poeta e sua Inspiração, vividos pelos atores Jung Lamberti e Juliara Mendes, no espetáculo adulto; Felipe Marques e Angélica Bittar, no infantil. A parte teatral foi fruto do apoio da On Broadway, sob a direção cênica de Sady Medeiros.

"A nossa ideia foi a de fazer as artes conversarem entre si, levando não só entretenimento ao público, mas também a cultura e a literatura, por meio da dança e do teatro. Trazer a poesia para a dança é uma maneira de mostrar além do poema, mostrar o que ele quis dizer" pontua a diretora artística, Bia Ruberti, que também foi a idealizadora do roteiro, que destaca que o processo de criação do espetáculo foi incrível. "Ter os poemas do Moa como inspiração para nossa dança, fez toda a diferença para o sucesso das apresentações", completa.

O homenageado foi só emoção ao agradecer: "Eu escrevo para a luz. Escrever para mim é a ferramenta para a construção de um mundo melhor, só tem sentido assim, só tem sentido se produzir luz para o caminho daquele que lê. Então imagina a minha emoção ao ver a minha obra sendo dançada e interpretada por jovens, vejo que conquistei meu objetivo e não há como conter as lágrimas, sempre levarei um pouquinho de cada um dos envolvidos em meu coração, por todas as vidas que eu viver".



 UM POUCO SOBRE MOACYR SACRAMENTO





Poeta Moacyr Sacramento, que apresenta um sarau poético, para grupos fechados de turistas e escolas. O poeta, conhecido como Moa de Conservatória, interpreta seus textos, toca violão, canta e usa gaita de boca, em um espetáculo bem-humorado. Ele é autor de 11 livros, vários adotados em escolas do Rio de Janeiro.

Moacyr vive em Conservatória, onde nasceu, ao lado da mulher, a artista plástica Marinete, com quem é casado há 44 anos. Os dois são dentistas aposentados que atendiam em Niterói antes de montar o ateliê, há 11 anos. Ela faz aquarelas em tecido, que servem de pano de fundo para a poesia de Moa. O espaço exibe também os quadros e livros do casal. A cidade de Conservatória é tema recorrente nos trabalhos.







APOIO NA DIVULGAÇÃO








Conhecemos o trabalho artístico do poeta Moacyr Sacramento, através do site LUSO POEMAS de Portugal, o qual nós dois fazemos parte. O grande poeta certamente, ele nos deixará muitas saudades! 

Alberto Araújo - editor do Focus Portal Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário