domingo, 9 de fevereiro de 2020

SALA CARLOS COUTO ABRE A SUA PROGRAMAÇÃO DE 2020.






A SALA CARLOS COUTO abre a sua programação, no dia 11 de fevereiro de 2020, com a exposição de Máscaras de Carnaval “Quem é você?”, composta por 28 máscaras, que  foram cedidas  pelos curadores, cenógrafos  e  colecionadores  Jorge  Mendes  e  Jorge Guedes. Quem assina a curadoria é Teca Nicolau.

Na noite da abertura, o grupo Choro Malandro fará uma apresentação, tocando marchinhas de carnaval no pátio do Teatro Municipal. No repertório Abre Alas (Chiquinha  Gonzaga 1899), Mamãe eu quero (Jararaca  e Vicente Paiva  1936), O Balancê ( Braguinha e Alberto Ribeiro 1936), entre outras.





 Os colecionadores contam que, no carnaval de 2008, estavam caminhando em direção ao sambódromo e, chegando   em   frente à estação da central do Brasil, se depararam com um vendedor de máscaras de carnaval.




 Admirados pelo trabalho, pararam para conversar com o senhor, que os informou ser o responsável por fazer as  máscaras, utilizando papel de saco de cimento, que recolhia  das  obras em que trabalhava  e que  produzia  durante o ano para vender no carnaval.




Na conversa com o artista autodidata, se interessaram pelas máscaras e decidiram comprar todas, pois não havia uma igual a outra.

O senhor de nome Manoel, ficou surpreso e assustado, pois até aquele momento não tinha vendido nada e estava desanimado,  acreditando  que as pessoas tinham perdido o interesse nesse tipo de arte.
A inspiração para o nome da exposição se deu, não só como uma homenagem à música de Chico Buarque "noite dos mascarados", como também pela temática carnavalesca, e principalmente, devido às várias tentativas dos colecionadores, nos anos seguintes, pela localização do artista até então anônimo, Manoel. Relato dos Colecionadores: Jorge Mendes e Jorge Guedes.


Exposição:  Mascarás de  Carnaval  
“ Quem é você?” 
-  Dos  Colecionadores:  
Jorge Mendes e  Jorge Guedes
Abertura: 11 de fevereiro de 2020, às  19horas.
Visitação: de 12 de fevereiro a 19 de março de 2020
Horário: Terças, das 10h às 14h | 
de quarta a sexta, das 10h às 18h
ENTRADA FRANCA
Local: Sala Carlos Couto 
(ao lado do Teatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, 
Niterói, RJ.
Tel:(21) 2620-1624





APOIO NA DIVULGAÇÃO









FONTE
Assessora de Imprensa do TMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário