sábado, 1 de fevereiro de 2020

MELHORES MÚSICAS DE TCHAIKOVSKY

CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR AS MÚSICAS

1 - O Quebra-Nozes - Valsa das Flores - 0:00
2 - Swan Lake - Ato II: 14. Cena (Moderato) - 6:45
3 - Estações - Junho - 10:07
4 - O Quebra-Nozes - Pas de deux - 15:27
5 - Eugene Onegin - Valsa - 21:07
6 - Concerto para Piano No.1 - Allegro non troppo e molto maestoso - 27:44
7 - Lago dos Cisnes - Dança Napolitana - 34:20
8 - Bela Adormecida - Polonaise - 36:18
9 - The Nutcracker - Danses caracteristiques. Março - 40:24
10 - Estações - Abril - 42:47
11 - Lago dos Cisnes - Cena - 45:21
12 - Lembrança de Florença - Adagio cantabile e con moto - 48:43
13 - A Bela Adormecida - Valsa - 59:18
14 - Cherevichki - Polonês - 1:03:57
15 - Serenata para orquestra de cordas - Valsa - 1:10:10
16 - Eugene Onegin - Polonaise - 1:13:53
17 - Valsa-Scherzo - 1:18:49
18 - Variações sobre o tema rococó - 1:23:06
19 - Capriccio italiano - 1:41:56
Piotr Ilitch Tchaikovski nasceu em Vótkinsk, 7 de maio de 1840 e faleceu em São Petersburgo, 6 de novembro de 1893, foi um compositor russo do período romântico cujas obras estão entre as músicas mais populares do repertório clássico.
Primeiro compositor russo a conquistar fama internacionalmente, sua carreira foi impulsionada por sua participação como regente convidado em outros países da Europa e nos Estados Unidos. Como reconhecimento, em 1884 foi homenageado pelo imperador Alexandre III e recebeu uma pensão vitalícia.
Embora musicalmente precoce, Tchaikovski foi educado para uma carreira na administração pública.
Em sua juventude, eram escassas as oportunidade para uma carreira musical na Rússia, e não existia educação pública na área. Quando surgiu uma oportunidade para esse tipo de formação, ele ingressou no nascente Conservatório de São Petersburgo, no qual se graduou em 1865. O treinamento que ele recebeu nessa instituição, orientado para o estilo musical do Ocidente, destacou-o dos compositores do movimento nacionalista da época, cujos principais representantes eram os compositores do Grupo dos Cinco. O treinamento de Tchaikovski levou-o a reconciliar o que aprendera com as tradições musicais nativas de seu país, às quais ele havia sido exposto desde a infância.
Dessa reconciliação, ele forjou um estilo musical pessoal, mas inconfundivelmente russo, uma tarefa particularmente desafiadora, visto que os princípios que governavam a melodia, a harmonia e outros fundamentos da música tradicional russa diferiam grandemente daqueles que governavam a música da Europa Ocidental, aparentemente negando o possível uso da música russa em composições ocidentais em larga escala ou a formação de um estilo híbrido. Além disso, a cultura russa exibia uma personalidade dividida, com seus elementos nativos e importados distanciando-se cada vez mais desde a época de Pedro I, e isso resultara em incertezas, dentre a intelligentsia russa, a respeito da identidade nacional do país. Essa ambiguidade teve importantes reflexos na carreira de Tchaikovski, e levou a uma série de conflitos pessoais que prejudicaram a sua autoconfiança.
Apesar de seus muitos sucessos musicais, a vida de Tchaikovski foi pontuada por crises pessoais e depressão. Fatores que contribuíram para isso incluem também a sua separação precoce de sua mãe, seguida da morte prematura desta; a morte de seu amigo e colega Nikolai Rubinstein; seu desastroso casamento; e o colapso do único relacionamento duradouro de sua vida adulta, que foi sua associação de treze anos com a sua patrona, a rica viúva Nadejda von Mekk. Sua homossexualidade, que ele manteve em sigilo e temia causasse danos à reputação de seus amigos e família, tradicionalmente tem sido considerada um fator importante. A morte súbita de Tchaikovski, aos 53 anos, é geralmente atribuída à cólera, mas existe um debate em andamento sobre se essa foi de fato a causa da sua morte, e se a sua morte foi acidental ou auto-infligida.
Inicialmente, as opiniões da crítica a respeito da música de Tchaikovski foram contraditórias. Embora desde cedo ele tivesse encontrado apoiadores, parte da crítica russa considerava a sua música insuficientemente representativa dos valores musicais nativos do seu país, e expressava a suspeita de que os europeus a apreciavam por conta de seus elementos ocidentais. Em um aparente reforço disso, críticos europeus elogiaram-no por oferecer uma música mais substantiva do que a das correntes exóticas russas, e afirmaram que ele transcendera os estereótipos da música clássica do seu país. Outros, como o crítico Harold C. Schonberg, consideraram a música de Tchaikovski "desprovida de pensamentos elevados", e desmereceram seus trabalhos por não seguirem estritamente os princípios musicais ocidentais.
Apesar dessa ambiguidade inicial, a percepção da crítica a respeito de sua obra melhorou gradualmente, sobretudo após a sua morte. Além disso, a música de Tchaikovski encontrou duradoura popularidade junto ao público, e ele permanece um dos compositores do repertório clássico mais frequentemente executados. Suas obras mais conhecidas incluem os balés O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e A Bela Adormecida; a Abertura 1812 e a abertura-fantasia Romeu e Julieta; seus concertos para piano e orquestra e para violino e orquestra; suas quarta, quinta e sexta sinfonias; sua Marcha Eslava; e suas óperas Ievgueni Oneguin e A Dama de Espadas.
APOIO NA DIVULGAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário