CLICAR NA IMAGEM PARA OUVIR AS MÚSICAS
1 - O Quebra-Nozes - Valsa das Flores - 0:00
2 - Swan Lake - Ato II: 14. Cena (Moderato) - 6:45
3 - Estações - Junho - 10:07
4 - O Quebra-Nozes - Pas de deux - 15:27
5 - Eugene Onegin - Valsa - 21:07
6 - Concerto para Piano No.1 - Allegro non troppo e molto
maestoso - 27:44
7 - Lago dos Cisnes - Dança Napolitana - 34:20
8 - Bela Adormecida - Polonaise - 36:18
9 - The Nutcracker - Danses caracteristiques. Março - 40:24
10 - Estações - Abril - 42:47
11 - Lago dos Cisnes - Cena - 45:21
12 - Lembrança de Florença - Adagio cantabile e con moto -
48:43
13 - A Bela Adormecida - Valsa - 59:18
14 - Cherevichki - Polonês - 1:03:57
15 - Serenata para orquestra de cordas - Valsa - 1:10:10
16 - Eugene Onegin - Polonaise - 1:13:53
17 - Valsa-Scherzo - 1:18:49
18 - Variações sobre o tema rococó - 1:23:06
19 - Capriccio italiano - 1:41:56
Piotr
Ilitch Tchaikovski nasceu em Vótkinsk, 7 de maio de 1840 e faleceu em São
Petersburgo, 6 de novembro de 1893, foi um compositor russo do período
romântico cujas obras estão entre as músicas mais populares do repertório
clássico.
Primeiro compositor russo a conquistar fama internacionalmente, sua
carreira foi impulsionada por sua participação como regente convidado em outros
países da Europa e nos Estados Unidos. Como reconhecimento, em 1884 foi
homenageado pelo imperador Alexandre III e recebeu uma pensão vitalícia.
Embora
musicalmente precoce, Tchaikovski foi educado para uma carreira na
administração pública.
Em sua juventude, eram escassas as oportunidade para uma
carreira musical na Rússia, e não existia educação pública na área. Quando
surgiu uma oportunidade para esse tipo de formação, ele ingressou no nascente
Conservatório de São Petersburgo, no qual se graduou em 1865. O treinamento que
ele recebeu nessa instituição, orientado para o estilo musical do Ocidente,
destacou-o dos compositores do movimento nacionalista da época, cujos
principais representantes eram os compositores do Grupo dos Cinco. O
treinamento de Tchaikovski levou-o a reconciliar o que aprendera com as
tradições musicais nativas de seu país, às quais ele havia sido exposto desde a
infância.
Dessa reconciliação, ele forjou um estilo musical pessoal, mas
inconfundivelmente russo, uma tarefa particularmente desafiadora, visto que os
princípios que governavam a melodia, a harmonia e outros fundamentos da música tradicional
russa diferiam grandemente daqueles que governavam a música da Europa
Ocidental, aparentemente negando o possível uso da música russa em composições
ocidentais em larga escala ou a formação de um estilo híbrido. Além disso, a
cultura russa exibia uma personalidade dividida, com seus elementos nativos e
importados distanciando-se cada vez mais desde a época de Pedro I, e isso
resultara em incertezas, dentre a intelligentsia russa, a respeito da
identidade nacional do país. Essa ambiguidade teve importantes reflexos na
carreira de Tchaikovski, e levou a uma série de conflitos pessoais que
prejudicaram a sua autoconfiança.
Apesar
de seus muitos sucessos musicais, a vida de Tchaikovski foi pontuada por crises
pessoais e depressão. Fatores que contribuíram para isso incluem também a sua
separação precoce de sua mãe, seguida da morte prematura desta; a morte de seu
amigo e colega Nikolai Rubinstein; seu desastroso casamento; e o colapso do
único relacionamento duradouro de sua vida adulta, que foi sua associação de
treze anos com a sua patrona, a rica viúva Nadejda von Mekk. Sua
homossexualidade, que ele manteve em sigilo e temia causasse danos à reputação
de seus amigos e família, tradicionalmente tem sido considerada um fator
importante. A morte súbita de Tchaikovski, aos 53 anos, é geralmente atribuída
à cólera, mas existe um debate em andamento sobre se essa foi de fato a causa
da sua morte, e se a sua morte foi acidental ou auto-infligida.
Inicialmente,
as opiniões da crítica a respeito da música de Tchaikovski foram
contraditórias. Embora desde cedo ele tivesse encontrado apoiadores, parte da
crítica russa considerava a sua música insuficientemente representativa dos
valores musicais nativos do seu país, e expressava a suspeita de que os
europeus a apreciavam por conta de seus elementos ocidentais. Em um aparente
reforço disso, críticos europeus elogiaram-no por oferecer uma música mais
substantiva do que a das correntes exóticas russas, e afirmaram que ele
transcendera os estereótipos da música clássica do seu país. Outros, como o
crítico Harold C. Schonberg, consideraram a música de Tchaikovski
"desprovida de pensamentos elevados", e desmereceram seus trabalhos
por não seguirem estritamente os princípios musicais ocidentais.
Apesar dessa
ambiguidade inicial, a percepção da crítica a respeito de sua obra melhorou
gradualmente, sobretudo após a sua morte. Além disso, a música de Tchaikovski
encontrou duradoura popularidade junto ao público, e ele permanece um dos
compositores do repertório clássico mais frequentemente executados. Suas obras
mais conhecidas incluem os balés O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e A Bela
Adormecida; a Abertura 1812 e a abertura-fantasia Romeu e Julieta; seus
concertos para piano e orquestra e para violino e orquestra; suas quarta,
quinta e sexta sinfonias; sua Marcha Eslava; e suas óperas Ievgueni Oneguin e A
Dama de Espadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário