domingo, 23 de fevereiro de 2020

CONVITE DO ESCRITOR ANTONIO CARLOS SECCHIN PARA EXPOSIÇÃO SOBRE JOÃO CABRAL DE MELO NETO.






No dia 03 de março DE 2020, terça-feira, a CASA RUI BARBOSA (Rua São Clemente, 134, Botafogo - Rio de Janeiro) inaugura uma bela EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO. Às 15h, mesa-redonda com Marcos Estevão Gomes Pasche, Everton Correia, Valéria Lamego e Antonio Carlos Secchin. Marcos e Everton são especialistas na obra do poeta João Cabral de Melo Neto e Valéria Lamego é a editora da FOTOBIOGRAFIA CABRALINA que EUCANAÃ FERRAZ está preparando. O escritor Secchin irá falar das edições de poesia reunida de Cabral, com ênfase na que será lançada este ano pela Alfaguara, com muitas novidades, dezenas de inéditos. Será um prazer encontrá-los na CASA RUI BARBOSA!



O Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa (AMLB), criado em 1972, destina-se à organização, manutenção e guarda de documentos relativos à nossa literatura. Esse material provém exclusivamente de doações de familiares ou dos próprios literatos.
Atualmente, temos sob nossa guarda cento e vinte e dois arquivos privados de escritores.
O arquivo de João Cabral de Melo Neto foi doado ao AMLB pelos filhos do poeta. Trata-se de
material rico tanto para o estudo da literatura brasileira como das relações temáticas e estéticas com a cultura ibero-americana.

João Cabral de Melo Neto nasceu em Recife, PE, em 9 de janeiro de 1920. Filho de Luís Cabral de Melo e Carmem Carneiro Leão Cabral de Melo. Pelo lado paterno é primo dos poetas Manuel Bandeira e Mauro Mota, e pelo lado materno é primo do sociólogo Gilberto Freyre. Passou a infância em São Lourenço da Mata, na propriedade Poço do Aleixo. Em 1930 mudou-se para Recife. Fez os primeiros estudos no Colégio de Ponte d’ Uchoa, dos Irmãos Maristas. No Rio, em 1942, já tem um livro publicado, trata-se da obra intitulada Pedra do sono. Em 1945 entrou para a carreira diplomática. Dois anos depois foi servir em Barcelona. Em 1954 apresentou tese no Congresso de Poesia em São Paulo e ganhou o prêmio José de Anchieta, com o livro O Rio, em concurso nacional para comemorar o quarto centenário da cidade. Em 1968 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, na vaga deixada por Assis Chateaubriand. Depois de servir no Senegal e em Quito, foi designado, em 1982, embaixador em Honduras. Entre suas obras estão: Pedra do sono (1942); Os três mal amados (1943); Quaderna (1960); Antologia poética, 1965; Morte e vida Severina (1965); Morte e vida Severina e outros poemas em voz alta (1966) e A educação pela pedra e depois (1997). Faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 9 de outubro de
1999. O acervo de João Cabral é composto de correspondência pessoal, manuscritos de poemas, esboços de obras, poemas de outros autores, documentos pessoais etc. Material tão vasto e de tamanha qualidade deve chegar às mãos de estudiosos e pesquisadores de literatura brasileira. Para isso é necessário proceder ao inventário analítico do arquivo, com vistas à sua disponibilização no banco de dados da Fundação Casa de Rui Barbosa.

II - O presente projeto terá duração de dois anos e dará continuidade à publicação de inventários tanto em meio digital (site da FCRB) como convencional (livros em papel) entre os quais destacamos: Thiers Martins Moreira, Augusto Meyer, Manuel Bandeira, Lúcio Cardoso, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais, Pedro Nava e Antônio Sales. Os trabalhos já entregues ao público têm demonstrado que se trata de um instrumento útil para os estudiosos.

2. Objetivos

GERAL:

Divulgar o acervo do AMLB junto às universidades, aos centros de estudos brasileiros, tanto no Brasil como no exterior, e aos pesquisadores em geral; Ampliar, qualitativa e quantitativamente, as possibilidades de coleta de fontes sobre a literatura brasileira.

OPERACIONAL:

Proceder ao inventário analítico do arquivo de João Cabral de Melo Neto;
Disponibilizar o referido instrumento no banco de dados da Fundação Casa de Rui Barbosa.

ESPECÍFICOS:

Identificar os documentos relativos à obra literária de João Cabral (originais de poemas, crônicas, artigos e outros);
Empreender a leitura desses documentos e o confronto das versões numa perspectiva genética,a fim de registrar o processo de criação do titular;
Gerar fontes secundárias (inventário analítico on–line) para o estudo da vida e obra de João Cabral de Melo Neto a partir da fonte primária, ou seja, do seu próprio arquivo.

3. Metodologia e Estratégias de Ação

A metodologia e estratégias de ação adotadas no AMLB têm por base os princípios teóricometodológicos da Arquivologia, o Formato MARC 21 (Machine Readable Cataloging), as normas ISAD-G, ISAAR-CPF, NOBRAD e as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT).
No caso do presente inventário analítico, metodologia e estratégias envolverão os seguintes passos:
Levantamento e leitura biobibliográfica de e sobre João Cabral de Melo Neto;
Leitura e análise dos documentos, reunindo-os e ordenando-os em dossiês que integrarão as seguintes séries: Correspondência pessoal (Cp): composta de cartas, bilhetes, cartões, postais etc. recebidos pelo titular; Correspondência de terceiros (Ct): composta de cartas, bilhetes, cartões, postais etc, que não se destinam nem foram produzidos pelo titular do arquivo mas que foram guardados por ele;
Correspondência familiar (Cf): correspondência de familiares do titular, não necessariamente dirigida apenas a ele, mas por ele guardada;
Produção intelectual do titular (Pi): composta de romances, crônicas, poemas e outros trabalhos produzidos pelo titular;

III

Produção intelectual de terceiros (Pit): composta de romances, crônicas, poemas e outros trabalhos produzidos por outros literatos e guardadas pelo titular.
Documentos pessoais (Dp): composta de certidões, recibos, títulos de nomeação e outros documentos de cunho pessoal do titular;
Produção na imprensa (Pim): composta de documentos publicados em periódicos.
Diversos (Dv): composta por documentos que não se encaixam nas séries acima e nem justificam a criação de uma outra;
Descrição dos dossiês por meio do preenchimento de planilhas a serem inseridas no banco de dados da FCRB;
Pesquisa e determinação da forma autorizada de nomes, segundo o padrão do AACR2,
para o estabelecimento de entradas de autoria, citações etc; inserção das informações das planilhas na base de dados; acondicionamento dos documentos em pasta, caixas e papéis adequados; revisão de todo o inventário,  elaboração de artigo sobre o trabalho realizado.

4. Resultados e os impactos esperados:

Disponibilização do arquivo de João Cabral de Melo Neto no banco de dados da Fundação Casa de Rui Barbosa; elaboração de artigo sobre o trabalho realizado.

5 . Cronograma:

Levantamento e leitura de biobibliografia de e sobre João Cabral de melo Neto: 1 mês de leitura e análise dos documentos reunindo-os e ordenando-os em dossiês que integrarão as séries: 5 meses,  descrição dos dossiês por meio do preenchimento de planilhas a serem inseridas no banco de dados da FCRB: 6 meses, inserção das informações das planilhas na base de dados. 4 meses acondicionamento das fotografias em pasta, caixas e papéis adequados: 4 meses
revisão de todo o inventário: 2 meses
revisão de todo o inventário: 1 mês
elaboração de artigo sobre o inventário: 1 mês

6. Referências Bibliográficas

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística.Rio de Janeiro:
Arquivo Nacional, 2005.
BARBOSA, João Alexandre. A Imitação da forma: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo.









APOIO NA DIVULGAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário