segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

RAFAEL CRISTIANO "EM A VOZ DO INCONSCIENTE"ARTISTA EXPÕE UMA OBLIQUIDADE...

(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
RAFAEL CRISTIANO "EM A VOZ DO INCONSCIENTE"ARTISTA EXPÕE UMA OBLIQUIDADE PSICANALÍTICA DA ARTE, NO CENTRO CULTURAL CORREIOS DE NITERÓI.
 
 
O Espaço Cultural Correios Niterói, localizado no Centro da cidade, trouxe desde o dia 03 de fevereiro de 2020, o conjunto de obras nomeado como 'A Voz do Inconsciente', que ficarão expostas até o dia 14 de março de 2020. A exposição, com entrada franca, será a aberta ao público de segunda a sábado das 11h às 18h, com exceção de feriados. A população terá acesso a 14 obras de forte expressão visual e tendências abstracionistas, feitas pelo artista Rafael Cristino.
 
As obras do estudante de psicologia vêm com a proposta de abordar o inconsciente e busca se comunicar com o observador de uma forma não verbal. Por meio de uma paleta viva, de cores intensas, o artista plástico elabora imagens com uma linguagem simbólica que representa a oposição entre razão x emoção.
 
"Suas obras não são esboçadas e nem planejadas antes de tocar a tela, o que lhe faz diferente dos demais outros artistas. Por ter um grande conhecimento pictórico Rafael Cristiano encontra facilidades em produzir suas obras aplicando diversas técnicas, estilos e temas", avaliou a professora de História da Arte, Silvana Campos.
 
As obras não apresentam título para que o próprio visitante possam nomear-la conforme a emoção despertada, focando sempre no diálogo inconsciente e interpretação do expectador.
 
A exposição apresenta 14 obras de forte expressão visual e de tendência abstracionista. Por meio de uma paleta de cores vivas, intensas e dramáticas, o artista plástico elabora suas imagens por meio de uma linguagem simbólica que alude à dicotomia razão x emoção.
 
Em sua “Voz do Inconsciente”, Rafael Cristiano mostra várias imagens numa linguagem simbólica que cabe ao público interpretar. As telas surgem vivas; harmoniosas; sedutoras e dramáticas.
Rafael Cristiano cursa Psicologia, daí a proposta de abordar o inconsciente. Ele busca dialogar com o próprio universo inconsciente do espectador, através de uma linguagem visual, não verbal.
 
As obras não são tituladas para que o visitante possa dar um título, conforme os sentidos e emoções despertados.
 
De acordo com a educadora e professora de História da Arte, Silvana Campos, Rafael Cristiano é um artista que pinta o agora, ou seja, aquilo o que lhe vem na cabeça. “Suas obras não são esboçadas e nem planejadas antes de tocar a tela, o que lhe faz diferente dos demais outros artistas. Por ter um grande conhecimento pictórico Rafael Cristiano encontra facilidades em produzir suas obras aplicando diversas técnicas, estilos e temas. Ele não abomina o acaso, muito pelo contrário, ele busca tirar o que de melhor ela pode oferecer. O uso das tintas, as misturas das cores trazem para ele experiências novas. O abstrato é o seu estilo preferido, embora muito das vezes ele pinte o figurativo que quase sempre são representados por temas fortes com propostas subtendidas, que faz o espectador pensar. Rafael Cristiano tem influências nos estilos surrealistas, expressionistas e abstratos”, afirma a educadora.
 
A exposição fica em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói até o dia 14 de março, de segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados).
• SERVIÇO
 
“A Voz do Incosciente” – Rafael Cristiano
Vernissage: 01/03/2020 - das 15h às 18h.
Visitação: de 03/02 a 14/03/2020
Data e Horário: De segunda a sábado, das 11h às 18h. Exceto feriados. A entrada é franca.
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói (em frente à estação das Barcas).
 
Fonte: CCCN
 
UM POUCO SOBRE RAFAEL CRISTIANO
 
Rafael Cristiano Ribeiro de Oliveira Pinto (R. Cristiano) nasceu em Dezembro de 1972, em Niterói. Estudou fotografia com Zeka Araújo, e pintura com os professores Everaldo Lopes e a comendadora Anatália Rangel Asp – em memória. Em 1994 estudou Direito e em seguida ingressou-se no curso de Educação Artísticas em Licenciatura em História da arte com habilitação em artes plásticas concluído em 2005. O artista também se especializou em Arte Terapia e se Pós graduou-se em Gestão de Marketing com ênfase em Marketing Educacional. Atualmente é estudante de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira.
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:
CCCN
 
VÍDEO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário