domingo, 16 de fevereiro de 2020

HERMES, O DEUS MENSAGEIRO. UMA HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL


 






HERMES era o mensageiro dos DEUSES GREGOS e o protetor dos viajantes e mercadores. Ele é representado por um homem de sandálias com asas. Os símbolos associados ao DEUS HERMES: botas aladas, com asas e o caduceu, bastão de ouro com duas serpentes enroladas e com asas na ponta superior. 

Na mitologia grega, HERMES ERA O DEUS MENSAGEIRO, dos pesos e medidas, dos pastores, dos oradores, dos poetas, do atletismo, do comércio, das estradas e viagens e das invenções. Era considerado, na Grécia Antiga, o PATRONO DOS DIPLOMATAS, DOS COMERCIANTES, DA GINÁSTICA E DOS ASTRÔNOMOS.



Hermes era filho de Zeus, deus dos deuses e de Maia, uma das plêiades. A crença em Hermes espalhou-se por várias regiões da Grécia Antiga.


Mensageiro dos deuses e muito venerado pelos gregos, Hermes é considerado um dos deuses mais irreverentes da mitologia grega.

O nome Hermes significa "marcador de fronteira" sendo que uma de suas funções era guiar os mortos para o submundo, o reino de Hades. Como guardião da entrada do submundo, Hermes também é chamado de deus dos viajantes e protetores das estradas.





Patrono da ginástica era o deus das competições esportivas e seu nome está ligado às Olimpíadas. A ele está atribuída a invenção do fogo e também a criação da corrida e do boxe. Também é apontado como deus da astronomia e da astrologia, por ser o patrono dos astrônomos. Na mitologia romana, Hermes recebe o nome de Mercúrio. A Hermes lhe conferiam maior agilidade e rapidez.

HERMES TRISMEGISTUS OU HERMES, três vezes grande é o nome dado pelos neoplatônicos, místicos e alquimistas que idolatravam o deus egípcio Thoth, identificado com o deus grego Hermes. Ambos eram os deuses da escrita e da magia. Como escriba e mensageiro dos deuses, no Egito Helenístico Hermes era tido como o autor de um conjunto de textos sagrados, ditos herméticos.

A Filosofia Hermética se baseia nos Princípios Herméticos incluídos no livro "O Kybalion" e parece destinada a plantar uma semente de verdade no coração dos sábios, que perpetuam e transmitem os seus ensinamentos. Em todas as civilizações sempre existiram ouvidos atentos a estes ensinamentos.

Como diz o próprio Kybalion: "Em qualquer lugar que se achem os vestígios do Mestre, os ouvidos daqueles que estiverem preparados para receber o seu ensinamento se abrirão completamente. Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios para enchê-los de sabedoria".







No antigo Egito foi estabelecida a maior das Lojas dos Místicos e pelas portas de seus Templos entraram os Neófitos que, mais tarde, como Hierofantes, Adeptos e Mestres, se espalharam por todas as partes da terra, levando consigo o precioso conhecimento que possuíam para ensiná-los àqueles que estivessem preparados para compreendê-lo.

Atualmente, o termo hermético significa secreto, fechado de tal maneira que nada escapa. Isso significa que os discípulos de Hermes sempre observavam o princípio do segredo nos seus preceitos. Os antigos instrutores pediam este segredo, mas nunca desejaram que os preceitos não fossem transmitidos.

Não instituíram uma religião, de forma que estes princípios pudessem ser aproveitados por todas as religiões e que não pertencessem a nenhum credo. De fato, os Princípios Herméticos são baseados nas Leis da Natureza e como tais pertencem somente à Ordem Divina.

As doutrinas sempre foram transmitidas a partir da palavra do Mestre para o ouvido de seus discípulos. E ainda que esteja escrita em toda parte, foi propositalmente, velada com termos de alquimia e astrologia, de modo que só os que possuem a chave podem-na ler bem.

De acordo com os mitos mais antigos, Hermes, em seu primeiro dia de vida, realizou vários feitos: criou a lira (instrumento musical), criou o fogo, os sacrifícios em homenagem aos deuses, etc.






Entre seus feitos mais comentados está a derrota da Medusa por Perseu, que recebeu auxílio de Hermes.

O deus teria emprestado suas sandálias voadoras a Perseu, que conseguiu derrotar a mulher com cabelos de cobra evitando a maldição que o faria virar pedra, caso a olhasse.

Teve muitos amores e filhos. De acordo com a mitologia, foram filhos de Hermes: Hermafrodito (com Afrodite), Pã (com a ninfa Dríope), Evandro (com Karmentis) e Dáfnis (com uma ninfa não identificada).

Muito popular na Antiguidade Clássica. Vários templos foram construídos em sua homenagem em várias regiões da Grécia. Como era patrono da ginástica e da luta, havia estátuas de Hermes espalhadas por vários ginásios da Grécia Antiga.

Após a Grécia ser conquistada pelo Império Romano, a figura e o mito de Hermes sofreu um sincretismo com o deus romano Mercúrio, deus do lucro, do comércio e também o mensageiro dos deuses.

De acordo com relatos literários, o mito de Hermes surgiu no período arcaico da história da Grécia, entre 700 a.C e 500 a.C na região da Península do Peloponeso.













**********************************



 Postagem em AGRADECIMENTO a citação/alusão a nós atribuídas: O HERMES DA COMUNICAÇÃO, observação elegante e cognominação honrosa que nos foi conferida pela professora, escritora, intelectual do ano 2019, acadêmica Dalma Nascimento.








APOIO NA DIVULGAÇÃO











2 comentários:

  1. Parabéns Alberto pelo trabalho. Com cada detalhe que passas com suas postagens. Uma aula completa de artes, religião, geografia, história em um lugar. Gratidão

    ResponderExcluir
  2. Grande Alberto Araújo! Parabéns por seu trabalho na Cultura!! 👏👏👍🌾🙋🏽‍♀️

    ResponderExcluir