sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

CYANA MARIA LEAHY-DIOS, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM SEU EXPRESSAR CULTURAL. HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL ATRAVÉS DO TEXTO DA AUTORA DIVULGADO EM SEU FACEBOOK.





PALAVRAS DE CYANA LEAHY-DIOS




Caros amigos e amigas, espero que esteja tudo ótimo com todos vocês.

Tenho 18 livros publicados: 6 de poesia, 3 de prosa adulta, 3 de prosa juvenil, 6 de pesquisa acadêmica. Cada livro tem uma história, um motivo para ser escrito.

TODOS OS SENTIDOS: CONTOS ERÓTICOS DE MULHERES, em co-autoria com CLÁUDIA LAGE, OLGA SAVARY, DANIELA VERSIANI, ELIANE GANEM, ELVIRA VIGNA, JOSIMEY COSTA, LUCIA FACCO, FLÁVIA SAVARY, SONIA PEÇANHA, recebeu o PRÊMIO MELHOR LIVRO DE CONTOS pela UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES.

CONTOS TRADICIONAIS IRLANDESES recebeu o prêmio IRELAND EXCHANGE AWARD, DUBLIN, por ser a primeira obra sobre a tradição irlandesa publicada no exterior.

Compartilho com vocês alguns prefácios.

(RE)CONFESSO POESIA por FABRÍCIO CARPINEJAR... Me divertem as nuances do humor lírico ('minhas histórias com contrabaixistas descalçam sapatos vermelhos') e as observações na teia de desastres ('preciso lembrar que disso não posso esquecer').

CYANA equilibra uma força subterrânea com um cotidiano explícito. Assim consegue manter entretida a pomba e o corvo, uma lição de pássaro em cada ombro. este livro é ótimo, tem manha, curva, eclipse, paradoxos, sensualidade

ÍNTIMA PAISAGEM foi prefaciado por MARCO LUCCHESI

Temos nesta paisagem de CYANA LEAHY um diário de saudades, de absurdo e desconcerto. Ou então, de lâminas e de cortes. Suturas e cicatrizes. Como a indicar, talvez, um sinal esperado, e sofrido, e buscado de uma redenção, que há de chegar, como em seu 'Innesfree'.

Trata-se mesmo de uma esperança que- por si mesma - se apresenta inalcançável, e por isso mesmo estranhamente
promissora..
Este livro não deve ser lido em voz baixa. Deve ser gritado a plenos pulmões. Tudo em CYANA é delicadamente superlativo. Silenciosamente gritado. Eis o que emerge dessas múltiplas e íntimas paisagens.
O BRASIL e a INGLATERRA.
APOLO e DIONÍSIO ,
CORPO E ALMA (havendo alma).
E mais: uma dolorosa e generosa, funda e terrível vontade de viver.

Este livro tem a vida nos rins e nos pulmões, nos olhos e no coração. É radical. Atravessado de vontade. Com esperança de Ressurreições. Carne da carne.

E a vida, em plenitude.

MARCO LUCCHESI



106 FALAS DE AMOR (E SEUS CENÁRIOS) foi prefaciado por meu amigo MARTINHO DA VILA e posfaciado por GUSTAVO BERNARDO.

'Este livro, colhendo do pé (da macieira) 106 falas de amor, faz algo que poderia ter o nome ARTEVIDA, assim, tudo junto. Ao colher depoimentos de enamorados e abandonados, de solitários e bem-amados, de mulheres e homens, CYANA desafoga o transito das emoções, ao mostrar como são tantas as vias de acesso ao outro, Comove pensar na comoção que sentiram as mulheres e os homens que falaram ou escreveram sobre suas histórias de amor.

Ler as histórias dentro de seus cenários nos faz descobrir a poesia, com tudo o que ela tem de delicado e difícil, na vida de todo dia e de cada um. É como se pudéssemos ler a própria fonte da criação no instante exato em que emerge do caos'

GUSTAVO BERNARDO.

'Quem viveu um romance inesquecível gosta, ou gostaria de falar dele com amigos para satisfazer o ego, mas não é indício de bom caráter sair por aí falando dele. Não se deve falar dos amores do passado na presença do presente, mesmo os já confessados..
Todos temos histórias de amor a contar e ninguém chega a maioridade sem ter vivido um grande amor, ou pensado que viveu. Todo adulto já teve seu romance, ou está tendo, ou ainda vai ter.

Pois o AMOR chega em qualquer tempo e qualquer idade, e só não o encontra quem não está com o coração aberto. Os casos aqui narrados podem ser fantasiosos ou reais, exagerados ou omissos, mas levarão você, que está com este livro nas mãos, a pensar e refletir sobre o que há de melhor no mundo: o AMOR!

MARTINHO DA VILA



Algo mais a dizer? Isso estimula a escrever mais!

Viva a LITERATURA!

Beijos e abraços para todos vocês e suas famílias,

CYANA LEAHY

Professora Adjunta da UFF, PhD em Educação Literária (London University). Autora da 18 livros publicados: 6 de poesia, 3 de prosa adulta, 3 de prosa juvenil, 6 de pesquisa acadêmica. Tradutora inglês-português de obras literárias publicadas pelas editoras Bertrand Brasil, Casa da Palavra, Fraiha







UM POUCO SOBRE CYANA





Escritora, tradutora, poeta, professora e pianista, Cyana Maria Leahy-Dios nasceu em Salvador (BA), em 24 de novembro de 1950, vindo posteriormente a residir em Niterói (RJ). É licenciada em Letras – Português/Inglês e mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense, doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e em Educação Literária pela Universidade de Londres.

Como palestrante, foi frequentemente convidada para eventos acadêmicos, congressos e conferências no Brasil e no exterior, além de ter ganhado prêmios literários e de pesquisa no Brasil, nos EEUU e na Inglaterra.

Estreou com o livro de poemas “Biombo”, em 1989, e, em 1993, recebeu o Prêmio Overseas Research Award 1993, do Conselho de Reitores das Universidades do Reino Unido. Organizou a antologia “Todos os Sentidos: contos eróticos de mulheres”, que recebeu o premio de melhor livro de contos de 2003 da União Brasileira de Escritores.

Também em 2003, recebeu da Prefeitura Municipal de Niterói menção honrosa como “escritora que eleva o nome da cidade para além de suas fronteiras”; e a medalha de ouro José Cândido de Carvalho (2008), como “renomada escritora”. Ganhou também o Ireland Literary Exchange Award de 2005, pela publicação de Contos Tradicionais Irlandeses.

Entre 2000 e 2005, Cyana atuou também como voluntária na Fundação São Martinho, em Niterói, criando a biblioteca e dinamizando a leitura entre menores socio-economicamente carentes, de baixa escolaridade, atuação esta que considerou um de seus melhores trabalhos com a Arte da Palavra.

Ao se aposentar, passou a oferecer cursos, palestras e oficinas em várias partes do país, buscando desconstruir estudos da língua, da literatura, das artes e culturas nacionais. Em 2008, trabalhou “O Inusitado Machado”, abordando crônicas, contos, cartas, críticas e poemas machadianos raramente lidos, analisados, estudados.

Dentre suas diversas obras publicadas por várias editoras, são encontradas publicações de poesia, de literatura juvenil, de contos, de pesquisa acadêmica e artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Coordenou a CL Edições, que publica obras literárias e acadêmicas, com 16 livros publicados, entre os quais o premiado “Todos os Sentidos: contos eróticos de mulheres”.

Traduziu, dentre outros, “Solstício de Inverno”, de Rosamund Pilcher (Ed. Bertrand), “Sexo e Negócios”, de Shere Hite (Ed. Bertrand), “Queima roupa”, de Annie Proulx (Ed. Bertrand). Verteu para o inglês “Cultura do Papel” (Casa da Palavra), “História dos grandes personagens do cinema brasileiro” (Ed. Fraiha), “Coleção do Artista: Amador Peres” (Ed. Fraiha).

Em sua linha poética, podem ser citados: “Biombo” (Ed. Cromos), “Íntima Paisagem” (Ed. Sette Letras), “Livro das Horas do Meio” (Ed. Sette Letras), “Poemas dos Tempos-Duetos” (c/ Fred Schneiter, CL Edições), “Seminovos em Bom Estado” (CL Edições), “(Re)confesso Poesia” (Ed. 7 Letras).

Crítica

“Cyana Maria Leahy-Dios é o legítimo talento polivalente. Em matéria de textos faz tudo o que se pode imaginar. Cyana Leahy nos dá este Perplexidades e Similitudes, e de novo nos mostra sua maestria no conto, gênero difícil; ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a brevidade não facilita, dificulta. É um desafio ao poder de síntese. (...) Suas histórias são um prodígio de síntese. Não há uma palavra sobrando ou fora do lugar. Poucas linhas resumem de forma completa uma situação-limite, aquelas situações em que a condição humana se revela por completo, sem máscaras. Mas, importante, não faltam a estes textos humor, ironia, imaginação. Ou seja: o prazer do texto. (...) Cyana Leahy é uma escritora completa, uma escritora cuja obra Clarice Lispector, por exemplo, aplaudiria”. Moacyr SCLIAR.



COMENTÁRIO DE ALBERTO ARAÚJO



Cyana Maria Leahy-dios é uma personalidade importantíssima em Niterói. Tem um talento admirável. Acreditam que o primeiro livro que adquirimos ao chegarmos em Niterói, foi (Re) Confesso Poesia. Essa obra encantou-nos, pois seus escritos tem originalidade e criatividade. 

Cyana Maria Leahy-dios é uma SUMIDADE entre tantos da Literatura Fluminense. Queríamos frisar, hoje, a sua enfermidade tem se agravado muito. É compreensível e isso acontece. 

Ao lado expressivo, ao seu lado intelectual, seguem as nossas reverências. Talvez seja a única que possui o título PhD (Philosophiæ Doctor ou Doutor da Filosofia, o último e mais alto título acadêmico recebido por um indivíduo. Este é conferido sempre por um estabelecimento de ensino superior, como uma Universidade) entre nós acadêmicos seja ela. SUCESSO! Abraços do ALBERTO ARAÚJO.


OUTRAS IMAGENS





















APOIO NA DIVULGAÇÃO











2 comentários:

  1. Cyana é um orgulho para nós. Intelectual de primeira grandeza. Gratidão pela matéria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cyana é um orgulho para nós. Intelectual de primeira grandeza. Gratidão pela matéria.
    Bjs
    Belvedere

    ResponderExcluir