Modo Avião é
um filme brasileiro de comédia, dirigido por César Rodrigues a partir de um
roteiro de Alberto Bremmer e escrito por Renato Fagundes e Alice Name-Bomtempo.
O filme é estrelado por Larissa Manoela, Erasmo Carlos, Katiuscia Canoro, André
Frambach e Dani Ornellas.
Como a grande
maioria das estudantes de moda, Ana (Larissa Manoela) tinha o sonho de se
tornar uma estilista de muito sucesso. Porém, ao receber uma proposta de ser
influenciadora digital de uma marca renomada, ela larga a faculdade para
investir todo o seu tempo na página digital criando publicações. O trabalho que
a princípio seria incrível, foi ficando cada vez mais nocivo para ela mesma:
certo dia, de tanto ter os olhos somente na tela do celular, a jovem sofre um
sério acidente de carro, o que a leva a deixar sua função de influenciadora de
lado e passar um tempo na casa de seu avô Germano (Erasmo Carlos), no interior
da cidade. Nessa volta às origens, Ana entra em um profundo processo de
autoconhecimento e estabelece mais proximidade e afeto pela sua família e por
ela própria.
Ana recebe
uma proposta para ser influenciadora digital de uma marca renomada. Ela larga a
faculdade para investir todo o seu tempo na página digital criando publicações,
mas o trabalho que a princípio seria incrível, foi ficando cada vez mais nocivo
para ela mesma. Certo dia, de tanto usar o celular, a jovem sofre um sério
acidente de carro, o que a leva a deixar sua função de influenciadora de lado e
passar um tempo na casa de seu avô Germano, no interior da cidade.
CRÍTICA
Não é exagero
afirmar que Larissa Manoela possui uma das vozes mais influentes quando
centramos no que o público infanto-juvenil gosta de consumir. A jovem atriz e
influencer cresceu atuando e agora, mais do que nunca, conquistou um importante
espaço dentro do streaming. Com novos filmes já confirmados pela Netflix no
futuro, Modo Avião pode ser encarado como uma nova fase para Manoela. Este é um
filme que não só fala sobre questões muito atuais como também é bastante
centrado no talento de sua protagonista, que tem carisma de sobra para fazer
com que o espectador se identifique com o que Ana, jovem viciada em celular,
sente ao longo da narrativa.
Contudo, nem
mesmo a presença marcante de Manoela em tela, com uma personagem que evidencia
algumas das maiores complicações desta geração – o consumo excessivo de redes
sociais, a vontade de se mostrar sempre feliz e, claro, a busca eterna por
likes e seguidores –, é capaz de se desvencilhar de clichês nada naturais. Em
Modo Avião, após Ana se acidentar no trânsito de São Paulo por estar mais
focada em seu celular, a garota é obrigada a fazer um detox digital promovido
por seus preocupados pais. Ela, então, se afasta da cidade grande e da agência
em que trabalha, que pouco se importa com seu bem estar, e finalmente conhece
seu avô numa cidade do interior.
Toda a
composição deste cenário detox entra num dilema: de um lado, o avô,
interpretado por Erasmo Carlos, é um dos pontos altos desta parte de
personagens da pacata cidade, mas todo o restante não consegue alcançar outro
nível que não seja dentro de estereótipos. É interessante ver a transformação
de Ana, antes uma jovem mais preocupada com o exterior e que não ouvia suas
próprias vontades de forma correta, até chegar numa jovem que enfim conhece
suas raízes, seu passado e, por consequência, o melhor caminho a seguir no
futuro. Porém, a realidade é que todos nós já vimos este tipo de história, e
inevitavelmente o desfecho de cada componente do roteiro é muito fácil de ser
decifrado ainda na metade do longa.
É muito claro
o esforço de Manoela em entregar uma personagem de várias camadas, seja por seu
gosto por moda (diminuído pelo dia a dia como influencer) ou pela sutil
inquietação ao lidar com sua chefe Carola (Katiuscia Canoro). Porém, o roteiro
não tem como principal missão trabalhar melhor seus personagens – como a
própria chefe da agência de influencers, que atua como roteirista da vida de
seus clientes. A vilã tinha o potencial para ser ainda mais autêntica e trazer
uma mensagem séria sobre a questão problemática que é a do fingimento e ilusão
contida nas redes sociais – mas nada disso acontece, pois o roteiro foca mais
no lado cômico de toda a situação, com frases que soam forçadas e situações que
dificilmente aconteceriam na vida real.
Com uma bela
direção de arte e fotografia, que contrasta bem os dois "mundos" tão
distintos na visão de Ana, Modo Avião se sobressai quando se atenta às questões
familiares que envolvem a protagonista, especialmente na relação avô e neta. Os
diálogos encontrados nestes momentos focados na importância de ser sincero com
suas raízes e encontrar sua verdadeira motivação são bonitos, da mesma forma
que é a mudança comportamental de Ana ao abrir os olhos para o mundo real,
longe de aplicativos. A mensagem do filme de César Rodrigues acaba por nos
distrair momentaneamente dos deméritos da história, sendo relevante para os
dias atuais e ainda com um bônus: trazendo consigo uma mensageira que garante o
valor de tal reflexão.
Estréia no Brasil em 23 de janeiro
de 2020
Netflix / Comédia dramática
Direção:
César Rodrigues
Nacionalidade
Brasileira.
Elenco
Larissa
Manoela como Ana
Erasmo Carlos
como Germano
Katiuscia
Canoro como Carola
André
Frambach como João
Michel
Bercovitch como Inácio
Sílvia
Lourenço como Laura
Mariana
Amâncio como Rebeca
Dani Ornellas
como Antônia
Nayobe
Nzainab como Julia
Phellyx Moura
como Fausto
Eike Duarte
como Gil
Amanda
Orestes como Mara
Helga Nemetik
como Vitoria
Victória
Maranho como Clara
Adriano Fanti
como Ator
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