sábado, 15 de fevereiro de 2020

"MODO AVIÃO" COM LARISSA MANOELA. ESPETACULAR!





Modo Avião é um filme brasileiro de comédia, dirigido por César Rodrigues a partir de um roteiro de Alberto Bremmer e escrito por Renato Fagundes e Alice Name-Bomtempo. O filme é estrelado por Larissa Manoela, Erasmo Carlos, Katiuscia Canoro, André Frambach e Dani Ornellas.


Como a grande maioria das estudantes de moda, Ana (Larissa Manoela) tinha o sonho de se tornar uma estilista de muito sucesso. Porém, ao receber uma proposta de ser influenciadora digital de uma marca renomada, ela larga a faculdade para investir todo o seu tempo na página digital criando publicações. O trabalho que a princípio seria incrível, foi ficando cada vez mais nocivo para ela mesma: certo dia, de tanto ter os olhos somente na tela do celular, a jovem sofre um sério acidente de carro, o que a leva a deixar sua função de influenciadora de lado e passar um tempo na casa de seu avô Germano (Erasmo Carlos), no interior da cidade. Nessa volta às origens, Ana entra em um profundo processo de autoconhecimento e estabelece mais proximidade e afeto pela sua família e por ela própria.



Ana recebe uma proposta para ser influenciadora digital de uma marca renomada. Ela larga a faculdade para investir todo o seu tempo na página digital criando publicações, mas o trabalho que a princípio seria incrível, foi ficando cada vez mais nocivo para ela mesma. Certo dia, de tanto usar o celular, a jovem sofre um sério acidente de carro, o que a leva a deixar sua função de influenciadora de lado e passar um tempo na casa de seu avô Germano, no interior da cidade.



CRÍTICA



Não é exagero afirmar que Larissa Manoela possui uma das vozes mais influentes quando centramos no que o público infanto-juvenil gosta de consumir. A jovem atriz e influencer cresceu atuando e agora, mais do que nunca, conquistou um importante espaço dentro do streaming. Com novos filmes já confirmados pela Netflix no futuro, Modo Avião pode ser encarado como uma nova fase para Manoela. Este é um filme que não só fala sobre questões muito atuais como também é bastante centrado no talento de sua protagonista, que tem carisma de sobra para fazer com que o espectador se identifique com o que Ana, jovem viciada em celular, sente ao longo da narrativa.

Contudo, nem mesmo a presença marcante de Manoela em tela, com uma personagem que evidencia algumas das maiores complicações desta geração – o consumo excessivo de redes sociais, a vontade de se mostrar sempre feliz e, claro, a busca eterna por likes e seguidores –, é capaz de se desvencilhar de clichês nada naturais. Em Modo Avião, após Ana se acidentar no trânsito de São Paulo por estar mais focada em seu celular, a garota é obrigada a fazer um detox digital promovido por seus preocupados pais. Ela, então, se afasta da cidade grande e da agência em que trabalha, que pouco se importa com seu bem estar, e finalmente conhece seu avô numa cidade do interior.



Toda a composição deste cenário detox entra num dilema: de um lado, o avô, interpretado por Erasmo Carlos, é um dos pontos altos desta parte de personagens da pacata cidade, mas todo o restante não consegue alcançar outro nível que não seja dentro de estereótipos. É interessante ver a transformação de Ana, antes uma jovem mais preocupada com o exterior e que não ouvia suas próprias vontades de forma correta, até chegar numa jovem que enfim conhece suas raízes, seu passado e, por consequência, o melhor caminho a seguir no futuro. Porém, a realidade é que todos nós já vimos este tipo de história, e inevitavelmente o desfecho de cada componente do roteiro é muito fácil de ser decifrado ainda na metade do longa.

É muito claro o esforço de Manoela em entregar uma personagem de várias camadas, seja por seu gosto por moda (diminuído pelo dia a dia como influencer) ou pela sutil inquietação ao lidar com sua chefe Carola (Katiuscia Canoro). Porém, o roteiro não tem como principal missão trabalhar melhor seus personagens – como a própria chefe da agência de influencers, que atua como roteirista da vida de seus clientes. A vilã tinha o potencial para ser ainda mais autêntica e trazer uma mensagem séria sobre a questão problemática que é a do fingimento e ilusão contida nas redes sociais – mas nada disso acontece, pois o roteiro foca mais no lado cômico de toda a situação, com frases que soam forçadas e situações que dificilmente aconteceriam na vida real.

Com uma bela direção de arte e fotografia, que contrasta bem os dois "mundos" tão distintos na visão de Ana, Modo Avião se sobressai quando se atenta às questões familiares que envolvem a protagonista, especialmente na relação avô e neta. Os diálogos encontrados nestes momentos focados na importância de ser sincero com suas raízes e encontrar sua verdadeira motivação são bonitos, da mesma forma que é a mudança comportamental de Ana ao abrir os olhos para o mundo real, longe de aplicativos. A mensagem do filme de César Rodrigues acaba por nos distrair momentaneamente dos deméritos da história, sendo relevante para os dias atuais e ainda com um bônus: trazendo consigo uma mensageira que garante o valor de tal reflexão.






Estréia no Brasil em 23 de janeiro de 2020 
Netflix / Comédia dramática
Direção: César Rodrigues
Nacionalidade Brasileira.

Elenco
Larissa Manoela como Ana
Erasmo Carlos como Germano
Katiuscia Canoro como Carola
André Frambach como João
Michel Bercovitch como Inácio
Sílvia Lourenço como Laura
Mariana Amâncio como Rebeca
Dani Ornellas como Antônia
Nayobe Nzainab como Julia
Phellyx Moura como Fausto
Eike Duarte como Gil
Amanda Orestes como Mara
Helga Nemetik como Vitoria
Victória Maranho como Clara
Adriano Fanti como Ator



APOIO NA DIVULGAÇÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário