quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

PARA A MAESTRINA MIMI LÜCK, AUDIÇÃO DA COMPOSIÇÃO "AMANHECER" PARTE INTEGRANTE DA PEÇA TEATRAL SUITE PEER GYNT, DO COMPOSITOR NORUEGUÊS EDVARD GRIEG.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
PARA A MAESTRINA MIMI LÜCK, AUDIÇÃO DA COMPOSIÇÃO "AMANHECER" PARTE INTEGRANTE DA PEÇA TEATRAL SUITE PEER GYNT, DO COMPOSITOR NORUEGUÊS EDVARD GRIEG. PEER GYNT É UMA PEÇA TEATRAL EM 5 ATOS, ESCRITA EM VERSOS PELO DRAMATURGO NORUEGUÊS HENRIK IBSEN, E PUBLICADA EM 14 DE NOVEMBRO DE 1867, EM COPENHAGUE, CAPITAL DA DINAMARCA.
 
Lembrança carregada de emoção! De quando a Maestrina Mimi Lück regia o Coral da Universidade Estadual de Londrina. A obra de Edvard Grieg inspirou-a em compor  a sua poesia Manhã de Primavera.
 
 
 
 
 

 
Poesia inspirada na melodia de Edvard Grieg, à qual o talentoso poeta Alberto Araújo faz referência, em seu belíssimo vídeo.
Obrigada, Alberto, por mais essa mostra de sua arte e de seu esmerado gosto musical.
 
Abraços, Mimi
 
 
 
 
 
 
MANHÃ DE PRIMAVERA (melodia da suite Peer Gynt, de Edvard Grieg). Letra – Mimi Lück                 
          Arranjo musical – Rossini Parucci
 
Rompe a manhã, vem surgindo o sol,
pássaros cantam saudando o arrebol.
As trevas fogem, se escondem da luz;
a natureza, em cores, seduz !
Gotas de orvalho na relva a brilhar,
brisa nas árvores a sussurrar...
Tanta beleza na terra e nos céus
nos proporciona este mundo de Deus.
Vales, montanhas e rios também
exibem todo o encanto que têm
ao vir o sol, no maior esplendor,
rendendo graças ao seu Criador.
 
Flores exalam perfumes no ar,
mil borboletas vêm nelas pousar.
As maravilhas do espaço sem fim
foi Deus que fez pra você e pra mim !
 
Um novo dia chegou afinal
trazendo o Bem, a livrar-nos do Mal.
Vem revelar, no milagre da flor,
as boas novas de Paz e de Amor !
 
 


 
 
UM POUCO SOBRE EDVARD GRIEG
 
Edvard Hagerup Grieg nasceu em Bergen, 15 de Junho de 1843 e faleceu em Bergen, 4 de Setembro de 1907 é o mais célebre compositor norueguês, um dos mais célebres do período romântico e do mundo. As suas peças mais conhecidas são a suíte sinfônica Holberg, o concerto para piano e a suíte Peer Gynt.
 
Peer Gynt é uma peça teatral em 5 atos, escrita em versos pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, e publicada em 14 de novembro de 1867, em Copenhague, capital da Dinamarca.
 
A primeira representação de Peer Gynt foi feita dez anos após ser publicado, no Christiania Theater, localizado em Oslo, capital da Noruega, em 24 de fevereiro de 1876. Esta apresentação foi musicada pelo compositor norueguês, Edvard Grieg.
 
O Amanhecer faz parte da Suíte nº1 da música de cena feita pelo compositor Edvard Grieg para a peça de teatro Peer Gynt. O Amanhecer é a melodia de uma flauta, com o posterior acompanhamento da orquestra, representando o nascer do sol, sendo uma das partes mais conhecidas da obra.
 
 
 
A Suite Nº1 (Op. 46) Prelúdio - O Amanhecer (Ato IV) - No Quarto Ato Peer Gynt viaja fruto da sua expulsão da terra natal e do seu comportamento nada correto. Não que a viagem lhe traga melhorias dado que no início deste ato temos conhecimento das suas atividades ilegais e moralmente repreensíveis. Uma melodia que evoca esse espírito de aventura e uma melodia que é das mais facilmente, reconhecíveis e que certamente já terão ouvido.
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário