terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

DESMUNDO FILME COMPLETO - 2003

 
 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME
DESMUNDO, COMPLETO.
 

 
 
 
 
DESMUNDO é um filme brasileiro de 2003, dirigido por Alain Fresnot. O roteiro, adaptação do livro Desmundo, de Ana Miranda, é de Sabina Anzuategui, Anna Muylaert e do próprio diretor.
 
A direção de fotografia é de Pedro Farkas, a trilha sonora, de John Neschling, e a edição e distribuição é da Columbia Pictures do Brasil. Todo o elenco teve que aprender o português arcaico, tanto que o filme é apresentado com legendas para ajudar na compreensão.
 
 
O filme é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. A tentativa era minimizar o nascimento dos filhos com as índias e que os portugueses tivessem casamentos brancos e cristãos. Essas órfãs viviam em conventos e muitas delas desejavam ser religiosas. Oribela, uma dessas jovens, é obrigada a casar com Francisco de Albuquerque.
 
 
 
 
 
SINOPSE
 
Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações", mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Como castigo, Oribela fica acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés ficaram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.
 
ELENCO
 
Simone Spoladore como Oribela
Osmar Prado como Francisco de Albuquerque
Caco Ciocler como Ximeno Dias
Berta Zemel como dona Branca
Beatriz Segall como dona Brites
José Eduardo como governador
Débora Olivieri como Maria
José Rubens Chachá como João Couto
Cacá Rosset como Afonso Soares D'Aragão
Giovanna Borghi como Bernardinha
Laís Marques como Giralda
Arrigo Barnabé como músico.
 
 
 PRÊMIOS
Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro 2004 (Brasil)
 
Recebeu prêmios nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte.
 
Indicado nas categorias de Melhor Atriz (Simone Spoladore), Melhor Ator Coadjuvante (Caco Ciocler) e Melhor Atriz Coadjuvante (Beatriz Segall).
Festival de Cinema Brasileiro de Paris (França)
Recebeu o prêmio de Melhor Filme.
Festival de Brasília 2002 (Brasil)
 
Venceu nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz Coadjuvante (Berta Zemel).
Prêmio ABC de Cinematografia 2004 (Brasil)
Recebeu prêmios nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia de Longa-metragem.
Troféu APCA 2004 (Brasil)
 
Venceu na categoria de Melhor Atriz (Simone Spoladore).
FesTroia - Festival Internacional de Cinema de Troia 2003 (Portugal)
 
Venceu na categoria de Melhor Fotografia.
Indicado ao Troféu Golfinho de Ouro
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário