A presença marcante da escritora e vice-presidente mundial da Rede Sem Fronteiras, Ana Maria Tourinho, brilhou intensamente na 95ª Feira do Livro de Lisboa, a maior feira literária da Lusofonia e o mais relevante evento da língua portuguesa no mundo. Ao lado da Presidente Mundial Dyandreia Valverde Portugal e dos também vice-presidentes Fábio Portugal e Carlos Cardoso, Ana Tourinho participou ativamente de uma programação intensa e memorável, que reafirma o papel essencial da Rede Sem Fronteiras na promoção internacional da literatura e da cultura.
Em meio às atividades do Pavilhão da Rede Sem Fronteiras, mais de 300 obras foram lançadas, com autores de 12 países lusófonos reunidos num intercâmbio vibrante com leitores e visitantes. Ana Tourinho, com sua elegância e competência, esteve ao lado de grandes nomes da literatura, compartilhando saberes, afetos e vivências, sempre valorizando o papel transformador da palavra escrita.
As atividades envolveram mesas de autógrafos, palestras, homenagens e performances, além de momentos inesquecíveis como o lançamento da obra coletiva "Mulheres Extraordinárias – Vol. 4", tributo tocante ao legado feminino global. A programação Off-Feira foi igualmente rica e emocionante, com destaque para o "I Encontro Internacional de Escritoras", onde Ana Tourinho esteve entre as protagonistas, celebrando a força da mulher na literatura e ajudando a fundar o inspirador Clube de Mulheres Sem Fronteiras.
A
participação de Ana também se fez presente no tradicional Jantar de Gala com
Cerimônia de Premiação, comemorando os 12 anos da Rede Sem Fronteiras,
com a entrega dos Troféus Cultura Sem Fronteiras e a celebração da
diversidade cultural com grande emoção, desde o desfile das bandeiras até o
som envolvente do saxofonista David Carrapo e sua banda.
No encerramento das atividades Off-Feira, Ana Tourinho integrou o passeio encantador pelo Rio Tejo, a bordo de um barco que navegava sob os ares poéticos de Lisboa, coroando a experiência com um brunch de confraternização e beleza.
No último dia da Feira, os autores e organizadores reuniram-se no pavilhão para um brinde com espumante, celebrando o êxito da jornada. Ana Tourinho, símbolo de compromisso, sensibilidade e dedicação, fez parte ativa deste brinde à palavra, à cultura e à união.
O Focus
Portal Cultural parabeniza Ana Maria Tourinho e toda a equipe da Rede
Sem Fronteiras por mais esse capítulo histórico no mundo literário.
Que venha, com ainda mais luz, a 96ª edição da Feira do Livro de Lisboa!
Fotos
compartilhadas por Ana Tourinho — registros que eternizam momentos
inesquecíveis com autores, amigos e a Cúpula Sem Fronteiras!
Evoé, Ana! Evoé, Rede Sem Fronteiras!
© Alberto Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário