domingo, 28 de junho de 2026

A ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS, CUSTÓDIA DA CULTURA E O DIÁLOGO COM O CONTEMPORÂNEO: 1ª SESSÃO DO CICLO DE CONFERÊNCIAS "PUBLICAR A GENTE BRASILEIRA".

Presidente Márcia Pessanha ladeada das acadêmicas expositores

No coração de Niterói, onde a história encontra a efervescência intelectual, ergue-se a centenária Academia Fluminense de Letras (AFL). Mais do que um edifício histórico, a instituição é um verdadeiro Patrimônio Imaterial de Niterói, funcionando como pilar fundamental na preservação da memória literária e na promoção do pensamento crítico no estado do Rio de Janeiro. 

Com uma trajetória marcada pela valorização das letras e das artes, a AFL reafirma, constantemente, seu compromisso com a sociedade, conectando o legado dos clássicos às discussões prementes do presente. 

A gestão da atual presidente, a acadêmica Márcia Pessanha, tem sido um marco de dinamismo para a instituição. Sob sua liderança, a Academia tem se aberto de forma vigorosa ao público, consolidando-se como um centro de referência cultural. A visão de Márcia é clara: tornar a Academia um espaço vivo, inclusivo e, acima de tudo, um fórum de diálogo interdisciplinar que transponha os muros da erudição acadêmica para alcançar as novas gerações. É nessa perspectiva de transformação que nasce o ciclo de debates que movimentou a cidade no último sábado. 

No dia 27 de junho de 2026, a AFL abriu suas portas para a 1ª Sessão do Ciclo de Conferências "Publicar a Gente Brasileira". O evento, realizado em parceria estratégica com a Fundação de Arte de Niterói (FAN) por meio do projeto Niterói Livros, teve como tema central a instigante questão: “Publicar Mulher”. 

A escolha do tema não poderia ser mais oportuna. A mesa-redonda, coordenada pelo acadêmico Jordão Pablo de Pão, diretor do Niterói Livros, promoveu uma análise profunda sobre a presença e a resistência das mulheres no mercado editorial e na história da literatura. 

A anfitriã, Márcia Pessanha, ao lado da acadêmica Eurídice Hespanhol e da convidada especial Michely Jabala Vogel (UFF), conduziu um mergulho fascinante nas trajetórias de três ícones da escrita mundial. Foram debatidas as lutas de Carolina Maria de Jesus, cuja obra é um documento histórico de denúncia social e pioneirismo na literatura periférica; Julia Lopes de Almeida, precursora da literatura brasileira, cuja personalidade independente e sensibilidade transformaram o panorama dos costumes nacionais; e Agatha Christie, a "Rainha do Crime", romancista mais vendida da história e condecorada com o título de Dama pela Rainha Elizabeth II. 

O evento foi também um palco de celebração para a produção literária local. As acadêmicas Lucia Romeu, Verônica Oliveira e Amanda Almeida compartilharam suas vivências, proporcionando um panorama da força da escrita feminina contemporânea. Destaque especial para o lançamento de “Polifonia do Canto dos Pássaros (Vira-Tempo)”, de Amanda Almeida, que enriqueceu o acervo fluminense. 

A presença de estudantes da UFF e do curso Pré-Vestibular Social "Gente Formando Gente" trouxe uma energia transformadora ao encontro. Esse intercâmbio entre a experiência dos acadêmicos e a curiosidade dos jovens é a maior conquista da gestão atual: a confirmação de que a literatura é uma ponte que deve ser atravessada por todos. 

O encerramento foi marcado pelo tradicional e requintado coquetel assinado pela Chef Valéria Gervásio, que garantiu uma experiência completa, unindo estímulo intelectual à excelência gastronômica. 

A Academia Fluminense de Letras, sob a batuta de Márcia Pessanha, prova que ser um patrimônio imaterial não significa estar contido no passado. Pelo contrário: é ser a raiz robusta de uma árvore que floresce a cada temporada, reafirmando que Niterói é, por excelência, uma cidade que escreve e publica a sua própria gente.

Agradecimentos

Registro minha gratidão especial a Aldo da Silva Pessanha e Christiane Victer pelos belos cliques que capturaram a essência deste encontro. Agradeço também à querida Valéria Gervásio pelo vídeo, que preserva com maestria a harmonia da ocasião. É um privilégio contar com olhares tão sensíveis e amigos generosos. Muito obrigado por eternizarem este encontro com tanto carinho.  Alberto Araújo 

Créditos das fotos: Aldo da Silva Pessanha e Christiane Victer

Vídeo: Valéria Gervásio

Editorial © Alberto Araújo | Focus Portal Cultural

Márcia Pessanha - Presidente da AFL

Acadêmicos da Academia Fluminense de Letras

Michely Jabala Vogel e Márcia Pessanha
Valéria Gervásio (blusa amarela) - Chef e seus auxiliares




Jordão Pablo de Pão, Diretor do Niterói Livros
Eurídice Hespanhol - acadêmica expositora 
Michely Jabala Vogel, da Universidade Federal Fluminense (UFF)






Amanda Almeida - acadêmica expositora 
Lançou a obra: Polifonia do Canto dos Pássaros (Vira-Tempo)
Verônica Oliveira - acadêmica expositora
Lucia Romeu - acadêmica expositora





Lucília Dowslley, Marcia Pessanha e Idalina Andrade Gonçalves



Alunos do pré-vestibular  social "Gente Formando Gente" 
Professora Amanda Almeida, acadêmica da AFL.
(Clicar na imagem para ver o pequeno vídeo)

Registro minha gratidão especial ao Aldo da Silva Pessanha e a Christiane Victer pelos belos cliques que capturaram a essência do encontro cultural. Agradeço também à querida Valéria Gervásio pelo pequeno vídeo, que captura alegria e a harmonia da ocasião. É um privilégio contar com olhares tão sensíveis e amigos tão generosos. Muito obrigado por eternizarem este encontro com tanto carinho. Alberto Araújo – Focus Portal Cultural.


MENSAGEM 

Presidente Márcia Pessanha disse: Nossos efusivos agradecimentos ao jornalista, escritor, diretor do Focus Portal Cultural, Alberto Araújo, pela importante e expressiva postagem sobre o evento da 1a Sessão do Ciclo "Publicar a gente brasileira", realizado na Academia Fluminense de Letras em parceria com a FAN/Niterói Livros em 27-06-26. Um agradecimento muito especial também à eficiente e incansável Christiane Victer, nossa colaboradora, nota mil, sempre presente  e registrando com fotos nossas atividades culturais.   Alberto, você contribui com mais essa postagem, para enriquecer o acervo histórico de nossa instituição e preservar sua memória. Um registro memorável. Márcia Pessanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário