No coração de Niterói, onde a história encontra a efervescência intelectual, ergue-se a centenária Academia Fluminense de Letras (AFL). Mais do que um edifício histórico, a instituição é um verdadeiro Patrimônio Imaterial de Niterói, funcionando como pilar fundamental na preservação da memória literária e na promoção do pensamento crítico no estado do Rio de Janeiro.
Com uma trajetória marcada pela valorização das letras e das artes, a AFL reafirma, constantemente, seu compromisso com a sociedade, conectando o legado dos clássicos às discussões prementes do presente.
A gestão da atual presidente, a acadêmica Márcia Pessanha, tem sido um marco de dinamismo para a instituição. Sob sua liderança, a Academia tem se aberto de forma vigorosa ao público, consolidando-se como um centro de referência cultural. A visão de Márcia é clara: tornar a Academia um espaço vivo, inclusivo e, acima de tudo, um fórum de diálogo interdisciplinar que transponha os muros da erudição acadêmica para alcançar as novas gerações. É nessa perspectiva de transformação que nasce o ciclo de debates que movimentou a cidade no último sábado.
No dia 27 de junho de 2026, a AFL abriu suas portas para a 1ª Sessão do Ciclo de Conferências "Publicar a Gente Brasileira". O evento, realizado em parceria estratégica com a Fundação de Arte de Niterói (FAN) por meio do projeto Niterói Livros, teve como tema central a instigante questão: “Publicar Mulher”.
A escolha do tema não poderia ser mais oportuna. A mesa-redonda, coordenada pelo acadêmico Jordão Pablo de Pão, diretor do Niterói Livros, promoveu uma análise profunda sobre a presença e a resistência das mulheres no mercado editorial e na história da literatura.
A anfitriã, Márcia Pessanha, ao lado da acadêmica Eurídice Hespanhol e da convidada especial Michely Jabala Vogel (UFF), conduziu um mergulho fascinante nas trajetórias de três ícones da escrita mundial. Foram debatidas as lutas de Carolina Maria de Jesus, cuja obra é um documento histórico de denúncia social e pioneirismo na literatura periférica; Julia Lopes de Almeida, precursora da literatura brasileira, cuja personalidade independente e sensibilidade transformaram o panorama dos costumes nacionais; e Agatha Christie, a "Rainha do Crime", romancista mais vendida da história e condecorada com o título de Dama pela Rainha Elizabeth II.
O evento foi também um palco de celebração para a produção literária local. As acadêmicas Lucia Romeu, Verônica Oliveira e Amanda Almeida compartilharam suas vivências, proporcionando um panorama da força da escrita feminina contemporânea. Destaque especial para o lançamento de “Polifonia do Canto dos Pássaros (Vira-Tempo)”, de Amanda Almeida, que enriqueceu o acervo fluminense.
A presença de estudantes da UFF e do curso Pré-Vestibular Social "Gente Formando Gente" trouxe uma energia transformadora ao encontro. Esse intercâmbio entre a experiência dos acadêmicos e a curiosidade dos jovens é a maior conquista da gestão atual: a confirmação de que a literatura é uma ponte que deve ser atravessada por todos.
O encerramento foi marcado pelo tradicional e requintado coquetel assinado pela Chef Valéria Gervásio, que garantiu uma experiência completa, unindo estímulo intelectual à excelência gastronômica.
A Academia Fluminense de Letras, sob a batuta de Márcia Pessanha, prova que ser um patrimônio imaterial não significa estar contido no passado. Pelo contrário: é ser a raiz robusta de uma árvore que floresce a cada temporada, reafirmando que Niterói é, por excelência, uma cidade que escreve e publica a sua própria gente.
Agradecimentos
Registro minha gratidão especial a Aldo da Silva Pessanha e Christiane Victer pelos belos cliques que capturaram a essência deste encontro. Agradeço também à querida Valéria Gervásio pelo vídeo, que preserva com maestria a harmonia da ocasião. É um privilégio contar com olhares tão sensíveis e amigos generosos. Muito obrigado por eternizarem este encontro com tanto carinho. Alberto Araújo
Créditos das fotos: Aldo da Silva
Pessanha e Christiane Victer
Vídeo: Valéria Gervásio
Editorial © Alberto Araújo | Focus
Portal Cultural
Márcia Pessanha - Presidente da AFL
Registro minha gratidão especial ao Aldo da Silva Pessanha e a Christiane Victer pelos belos cliques que capturaram a essência do encontro cultural. Agradeço também à querida Valéria Gervásio pelo pequeno vídeo, que captura alegria e a harmonia da ocasião. É um privilégio contar com olhares tão sensíveis e amigos tão generosos. Muito obrigado por eternizarem este encontro com tanto carinho. Alberto Araújo – Focus Portal Cultural.
MENSAGEM
Presidente Márcia Pessanha disse: Nossos efusivos agradecimentos ao jornalista, escritor, diretor do Focus Portal Cultural, Alberto Araújo, pela importante e expressiva postagem sobre o evento da 1a Sessão do Ciclo "Publicar a gente brasileira", realizado na Academia Fluminense de Letras em parceria com a FAN/Niterói Livros em 27-06-26. Um agradecimento muito especial também à eficiente e incansável Christiane Victer, nossa colaboradora, nota mil, sempre presente e registrando com fotos nossas atividades culturais. Alberto, você contribui com mais essa postagem, para enriquecer o acervo histórico de nossa instituição e preservar sua memória. Um registro memorável. Márcia Pessanha.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário