segunda-feira, 14 de abril de 2025

A CANTATA BWV 182: UM NOVO CAPÍTULO NA MÚSICA DE BACH EM WEIMAR

 

A Cantata BWV 182, "Himmelskönig, sei willkommen" (Ó Rei dos Céus, sê bem-vindo), representa um marco significativo na trajetória criativa de Johann Sebastian Bach. Composta para celebrar o Domingo de Ramos, esta obra singular assinala o início de seu período em Weimar após a sua ascensão ao cargo de Konzertmeister da corte em março de 1714, aos 29 anos de idade.

Os anos em Weimar foram um período de intensa exploração e aprendizado para Bach. Ele se dedicou à transcrição de concertos de Vivaldi e outros compositores italianos para órgão e cravo, absorvendo as inovações estilísticas da ópera napolitana. Essa imersão em novas formas musicais catalisou uma notável evolução em seu próprio estilo composicional.

A Cantata BWV 182 emerge como um eloquente testemunho dessa transformação, apresentando um contraste marcante com obras anteriores, como a BWV 4. O movimento de abertura, intitulado Sonata por Bach, revela-se como uma concisa Abertura Francesa, prenunciando a chegada do rei. Sua natureza majestosa de marcha evoca vividamente a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

O coro subsequente, "Himmelskönig, sei willkommen", cativa pela sua expressividade. Apesar da sofisticada elaboração das técnicas de fuga, a música preserva um senso de deslumbramento e a pureza de uma criança a contemplar Jesus montado em um jumento, enquanto a multidão cobre as ruas com ramos e seus próprios mantos em homenagem à sua entrada na Cidade Santa. Assim, a Cantata BWV 182 não apenas celebra um evento bíblico central, mas também ilumina a jornada de um compositor em busca de novas avenidas de expressão musical.

IMAGEM:

Entrada de Jesus em Jerusalém de Giotto di Bondone, século XIV. Fonte: Wikimedia commons

© Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário