sábado, 12 de abril de 2025

APOTEÓTICA POSSE DE NOVOS ACADÊMICOS MARCA O CENÁRIO LITERÁRIO FLUMINENSE

 

O prestigiado Salão Nobre da Academia Fluminense de Letras pulsou com a energia da celebração, sábado, dia 12 de abril de 2025. Em uma cerimônia concorrida, o Elos Internacional e o Cenáculo Fluminense de História e Letras, sob a liderança da Presidente Matilde Slaibi Conti, empossaram novos e ilustres acadêmicos. 

Pelo Cenáculo Fluminense de História e Letras, foram agraciados com a imortalidade literária os acadêmicos Ana Maria Tourinho e Euderson Kang Tourinho. 

Ana Maria Tourinho sucede o acadêmico Sebastião A. Bastos de Carvalho na Cadeira 25, que tem como Patrono Valentim Magalhães, e foi conduzida ao salão pelo acadêmico Marne Serrano. 

Euderson Kang Tourinho ocupará a Cadeira nº 50, em homenagem ao ilustre Manoel Antônio Almeida, sucedendo a acadêmica Angela Gemesio, e foi conduzida ao Salão Nobre pela acadêmica Licia Lucas e calorosamente saudado pelo acadêmico Nagib Slaibi Filho. 

O Elos Clube de Niterói Icaraí também ganhou novos membros de destaque: Maria Regina da Conceição Santos Dejean, Natália Steffanir Chaves Delphine, Armando Figueiredo Costa Neto, Maria do Perpétuo Socorro Vasconcelos Cardoso, Idalina Andrade Gonçalves, Neuza Ferreira, Vinicius Argento e Verônica Costa. 

A mesa presidencial da solenidade reuniu figuras proeminentes do cenário cultural e literário: a Dra. Matilde Slaibi Conti, Presidente do Elos Internacional, Cenáculo Fluminense de História e Letras e Academia Brasileira Rotariana de Letras do Estado do Rio de Janeiro; a Dra. Márcia Maria de Jesus Pessanha, Presidente da Academia Fluminense de Letras; o Desembargador Nagib Slaibi Filho, Presidente da Academia Niteroiense de Letras, Paulo Roberto Cecchetti; Leslie Albuquerque, da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e os novos acadêmicos. 

A solenidade teve início com a execução emocionante do Hino Nacional Brasileiro. 



O intelectual Nagib Slaibi Filho brindou o imortal Euderson Kang Tourinho com um discurso primoroso, proferindo palavras encantatórias e eloquentes enquanto a Presidente Matilde Slaibi Conti saudou a nova imortal Ana Maria Tourinho, proferindo, como de costume, uma alocução inspiradora que ressaltou a competência e a rica trajetória literária da empossanda também destacando os laços da acadêmica com a terra paraense e a honra do Cenáculo em recebê-la ao final falou as frases da letra da música “Caboclo Sonhador” há muito anos cantada por Fafá de Belém: Viaja caboclo, viaja / Viaja em teu pensamento / Ao olhar no espelho das águas, o azul do firmamento./ É azul a cor do céu, é azul minha paixão/ É o azul do caprichoso, um boi que me deixa orgulhoso/ Num grito de guerra da nação. / Viaja caboclo, viaja/ Braço forte na remada, como se ouvisse bem alto/ O batucar da marujada/ A floresta na magia, respondendo com esplendor/ Mostra a mais linda toada, caminho da ilha encantada/ Na voz de um caboclo sonhador...



Após a leitura do Termo de Posse pela secretária Marcia Pessanha, os novos acadêmicos formalizaram sua entrada na história das letras ao assinarem o Livro de Registro de ocorrências acadêmicas. Em um momento solene, receberam a medalha, símbolo emblemático da academia, e o diploma. 


Em seguida, os acadêmicos agraciados tiveram a oportunidade de proferir suas alocuções em louvor aos seus Patronos e antecessores. Ana Maria Tourinho encantou a plateia com um discurso elegante, natural e emocionante, transmitindo profunda admiração por seu Patrono e antecessor. 


Euderson Kang Tourinho, com sua eloquência característica, teceu palavras elogiosas à Presidente Matilde Slaibi Conti antes de discorrer sobre a vida e obra de seu Patrono, Manuel Antônio Almeida, em um discurso vibrante e profissional. 

A cerimônia também foi marcada pela entrega da Comenda Waldenir de Bragança pelo acadêmico Levy Pinto de Castro Filho, aos jovens Heitor Macedo Portella e Gabriel Dutra Dias, sendo que Gabriel, agraciado na Categoria Literatura, expressou sua gratidão com palavras singelas e a mãe de Heitor agraciado na Categoria Artes expressou também gratidão aos coordenadores do projeto. 



A sessão foi abrilhantada por momentos musicais memoráveis. O saxofonista Rafael encantou a todos com sua interpretação melódica em seu instrumento dourado, recebendo elogios da presidente por sua afinidade com a cor do ouro. O Coral Espaço das Músicas de Niterói, sob a regência da maestrina Elizabeth Almeida, acompanhado do pianista Marx Kim elevou ainda mais o espírito da celebração. A presidente Matilde ofertou uma tela com o tema Marinha para a professora e Maestrina do Coral a pianista Heloisa Fidalgo. 

Na sequência, ocorreu a posse dos elistas, com a Governadora Márcia Pessanha conduzindo o Termo de Compromisso e Posse. 

Encerrando a memorável cerimônia, a Presidente Matilde Slaibi Conti, em nome dos novos acadêmicos, convidou os presentes para um delicioso coquetel, preparado pela Chef Valéria Gervásio. 

A manhã festiva, repleta de alegria e reconhecimento à cultura e à literatura, teve a cobertura completa do Focus Portal Cultural de Alberto Araújo, com registros fotográficos e cinematográficos. 

Créditos das fotos:

Alberto Araújo

Aldo Pessanha

Christiane Victer

Murilo Lima

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural


Aguardar um pouco para serem exibidas as fotos





Nenhum comentário:

Postar um comentário