quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

“O MESTRE E O DISCÍPULO” POESIA DE ALBERTO ARAÚJO - LOUVOR AO SAUDOSO ESCRITOR E EMÉRITO ARQUITETO, ACADÊMICO LUIZ CALHEIROS CRUZ

 



“O MESTRE E O DISCÍPULO” POESIA DE ALBERTO ARAÚJO - LOUVOR AO SAUDOSO ESCRITOR E EMÉRITO ARQUITETO, ACADÊMICO LUIZ CALHEIROS CRUZ,FOI OCUPANTE DA CADEIRA 19, PATRONÍMICA DE JOÃO ANTÔNIO DE AZEVEDO CRUZ DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS, ATUAL OCUPANTE DA CADEIRA 19 É A MESTRE DALMA NASCIMENTO.

 

         

O MESTRE E O DISCÍPULO

 

Confrade Luiz Calheiros Cruz!

Grande ser de paz e de serenidade!

Tua calma presença impregnada de luz

deixou, em nós, profunda saudade!

 

Tu nasceste para, na Terra, fulgurar

Nas duas artes irmãs a te encantar:

Ora no mundo fantástico da literatura,

Ora nos espaços livres da arquitetura!

 

Em ambas, conseguiste justo louvor,

ao deixar tua marca à geração futura.

Nos romances, letras em resplendor!

Emérito professor, na arte da arquitetura!

 

Quanta tristeza, que ato desumano...

O tempo antecipou os seus ponteiros

e levou desta vida o mestre Calheiros!

Literato de coração tão humano!

Mas, fica em paz, amigo parceiro!

Fielmente tu estarás nos corações

dos teus pares e companheiros.

E presente também em orações.

 

Assim todo o teu trabalho realizado

será por todos nós rememorado.

 

Sou teu discípulo na senda da amizade

Sigo tua trilha de grande Mestre condutor,

e, embora bem pequeno,  ante teu fulgor

deixo-te aqui meu preito de saudade!

 

By © Alberto Araújo

escritor, poeta, jornalista.

Niterói - RJ - Brasil.

 

*************************

 

Homenagem do poeta Alberto Araújo ao escritor, professor emérito da UFF, acadêmico Luiz Calheiros Cruz, ocasião do Painel da Saudade, na Academia Niteroiense de Letras, apresentado pela escritora, historiadora e acadêmica Franci Machado Darigo, em 19 de abril de 2017.

 

****************************************

 

Luiz Calheiros Cruz - acadêmico titular da Academia Niteroiense de Letras, ex- ocupante da Cadeira 19 nasceu em 22 de março de 1927, na cidade do Rio de Janeiro. Graduou-se em Arquitetura, em 1957, pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerceu a profissão como autônomo. Em 1973, ingressou no Magistério, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Obteve, por concurso, os títulos de professor livre-docente e professor titular, tendo sido um dos criadores do Curso de Arquitetura da UFF, no qual exerceu os cargos de coordenador e de diretor pró-tempore.

 

Foi, também, vice-diretor do Centro Tecnológico da UFF e conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Aposentou-se em 1995. Em 2011, pelo Conselho Universitário da UFF, foi eleito professor emérito.

 

Em 1957, recebeu o Prêmio Edson Passos, conferido pelo Clube de Engenharia. Foi também agraciado com os seguintes diplomas: de Serviços Relevantes Prestados à Nação e do Curso de Habitação Cooperativa e de Interesse Social, conferidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e pela Organização dos Estados Americanos/Ministério do Exterior de Israel, respectivamente.

 

Além de integrar o quadro de acadêmicos titulares da ANL, é filiado à Associação Niteroiense de Escritores e ao Cenáculo Fluminense de História e Letras. Já publicou sete romances: Dívidas de amor (1995 e 2013 – 2ª edição); Acordo final (1998); Dança das faces (2002); Fazenda Liberdade – a saga de uma família (2008); A marca de uma vingança (2010); Jogo da vida (2012); e O preço do silêncio (2012). Faleceu em 31 de 10 de 2016.


Ele deixou três filhos, seis netos e dois bisnetos.

O Focus Portal Cultural lamenta a morte do arquiteto Luiz Calheiros Cruz, aos 89 anos, na noite do dia 31 de outubro de 2016. Luiz Calheiros foi um dos fundadores da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF) e presidente do IAB-Núcleo Niterói. O sepultamento ocorreu no dia 1º de novembro, no Parque da Colina (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 987 – Pendotiba, Niterói).


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário