Bons
dias!
Agora
fale o senhor, que eu não tenho nada mais que lhe dizer. Já o saudei, graças à
boa criação que Deus me deu, porque isto de criação, se a natureza não ajuda, é
escusado trabalho humano. Eu, em menino fui sempre um primor de educação.
Criou-me uma ama, escrava; e, apesar de escrava e ama, nunca lhe pus a boca no
seio para mamar.
—
Mas, Policarpo, tu tens direito a ser aleitado, e depois é obrigação da escrava
alugada.
Em vão chorava, a Florinda corria, desabotoava
o corpinho, punha o seio de fora, e eu, por mais fome que tivesse, não lhe
pegava sem pedir licença. Pedia por gesto; parece que era um gesto de olhos...
Aos
cinco anos (era em 1831), como já sabia ler, davam-nos no colégio A Pátria,
pouco antes fundada pelo Sr. Carlos Bernardino de Moura, com as mesmas
doutrinas políticas que ainda hoje sustenta. A minha alma, que nunca se deu com
política, dormia que era um gosto; mas os olhos não, esses iam por ali fora,
risonhos, aprobatórios.
Agora
mesmo, lendo naquela folha que o governo é que deu o dinheiro com que os
jornais fizeram as festas abolicionistas, pensam que, se tivesse de
explicar-me, fá-lo-ia como a comissão da imprensa? Não; seria grosseiro. Nunca
se deve desmentir ninguém. Eu diria que sim, que era verdade, que o governo
tinha pago tudo, as festas e uns aluguéis atrasados da casa do Sousa Ferreira;
que para isso mesmo é que fora contratado o último empréstimo em Londres; que o
Serzedelo, à custa do mesmo dinheiro, tinha reformado o pau moral; que as
botinas novas do Pederneiras não tinham outra origem; e que o nosso amigo e
chefe José Telha precisando de uma casaca para ir ao Coquelin, é que se meteu
naquelas manifestações. O redator ouvia tudo satisfeito; e no dia seguinte
começava assim o editorial: "Conforme havíamos previsto" (o resto
como em 1844).
Podia
citar casos honrosíssimos, como prova de boa criação. Um deles nunca me há de
esquecer, e é fresquinho.
Estando há dias a almoçar com alguns amigos,
percebi que alguma coisa os amargurava. Não gosto de caras tristes, como não
gosto delas alegres; — um meio-termo entre o Caju e o Recreio Dramático é o que
vai comigo. Senão quando, com um modo delicado, perguntei o que é que tinham.
Calaram-se; eu, como manda a boa criação, calei-me também e falei de outra coisa.
Foi o mesmo que se os convidasse a pôr tudo em pratos limpos. Tratando-se de um
almoço, era condição primordial.
Um
dos convivas confessou que no meio das festas abolicionistas não aparecia o seu
nome, outro que era o dele que não aparecia, outro que era o dele, e todos que
os deles. Aqui é que eu quisera ser um homem malcriado. O menos que diria a
todos, é que eles tanto trabalharam para a abolição dos escravos, como para a
destruição de Nínive, ou para a morte de Sócrates... Eu, com uma sabedoria só
comparável à deste filósofo, respondi que a História era um livro aberto, e a
justiça a perpétua vigilante. Um dos convivas, dado a frases, gostou da última,
pediu outra e um cálice de Alicante. Respondi, servindo o vinho, que as
reparações póstumas eram mais certas que a vida, e mais indestrutíveis que a
morte. Da primeira vez fui vulgar, da segunda creio que obscuro; de ambas
sublime e bem criado.
Em
linguagem chã, todos eles queriam ir à Glória sem pagar o bonde; creio que fiz
um trocadilho. De mim, confesso que lá iria, se pudesse, com a mesma economia;
mas, não havendo outro meio, pago o tostãozinho, e paro à porta do Club
Beethoven, que anda agora em tais alturas, que já foi citado pela boca de
eminente cidadão... Hão de concordar que este período vai um pouco embrulhado,
mas não devo desembrulhá-lo; seria constipar a minha ideia.
Podia
citar outros muitos casos de boa criação, realmente exemplares. Nunca dei
piparotes nas pessoas que não conheço, não limpo a mão à parede, não vou
bugiar, que é ofício feio, e ando sempre com tal cautela, que não piso os calos
aos vizinhos. Tiro o chapéu, como fiz agora ao leitor; e dei-lhe os bons dias
do costume. Creio que não se pode exigir mais. Agora, o leitor que diga alguma
coisa, se está para isso, ou não diga nada, e boas noites.
BOAS
NOITES
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