quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

FOTOS MEMÓRIAS CULTURAL: LUIZ CALHEIROS CRUZ RECEBE A HONRARIA “PROFESSOR EMÉRITO DA UFF”, 20 DE SETEMBRO DE 2013.

 














Formado pela antiga Universidade do Brasil (atual FAU/UFRJ) em 1957, Luiz Calheiros trabalhou no Departamento de Obras do Estado do Rio de Janeiro e foi professor titular da UFF, dando aulas de ergonomia até 1995, quando se aposentou. Atuou também como diretor da Escola de Arquitetura. Em 2013, recebeu o título de Professor Emérito pela universidade.

“O professor Luiz Cruz teve uma ampla trajetória. Um arquiteto que contribuiu, imensamente, para a profissão ao ajudar a criar a Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF”, disse o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes.

“Luiz Calheiros Cruz foi meu professor na UFF. Uma pessoa muito conciliadora e didática, que lutou muito para a criação do curso de arquitetura e da Escola e por sua melhoria contínua”, afirmou o vice-presidente do CAU/RJ, Luis Fernando Valverde.

Neto de Luiz Cruz, Rogério Cruz seguiu os passos do avô. O arquiteto e urbanista é também professor. “É interessante que grande parte dos meus professores estudaram com meu avô. Recebi os ensinamentos dele de forma direta e indireta”, disse. “Entre os alunos, meu avô era conhecido como um gentleman, sempre bem-humorado, um homem sem preconceitos, considerando a época dele”, contou Rogério Cruz.



*********************


Prezados confrades , confreiras e  amigos- tive a honra de conhecer  Luiz Calheiros Cruz e  algumas  vezes  o visitei . Ele me ofertou alguns  livros de sua autoria que pretendo reler, porque acrescentam muito  conhecimento. Ele era muito  gentil  e se parecia com o meu pai no  aspecto  físico. Talvez  por isso ,eu me emocionava ao encontrá-lo.  Que Deus o tenha no reino dos céus.

 ALBA HELENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário