sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

MEMÓRIA CULTURAL – ATRAVÉS DO POEMA “FAZ ESCURO MAS EU CANTO” HOMENAGEAMOS THIAGO DE MELLO


 


 

Thiago de Mello um facho de luz na Literatura Brasileira... Adeus.

 

FAZ ESCURO MAS EU CANTO

 

Faz escuro mas eu canto,

porque a manhã vai chegar.

Vem ver comigo, companheiro,

a cor do mundo mudar.

Vale a pena não dormir para esperar

a cor do mundo mudar.

Já é madrugada,

vem o sol, quero alegria,

que é para esquecer o que eu sofria.

Quem sofre fica acordado

defendendo o coração.

Vamos juntos, multidão,

trabalhar pela alegria,

amanhã é um novo dia.

 

UM POUCO SOBRE THIAGO DE MELLO

 

Amadeu Thiago de Mello nasceu em Barreirinha, 31 de março de 1926 e faleceu em Manaus, 14 de janeiro de 2022 foi um poeta e tradutor brasileiro. É considerado um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional.

Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. A sua poesia escrita foi Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida que lhe rendeu, em 1975, ainda durante o regime militar, um prêmio concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e tornou-o conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

Em homenagem aos seus 80 anos, completados em 2006, foi lançado pela Karmim o CD comemorativo A Criação do Mundo, contendo poemas que o autor produziu nos últimos 56 anos, declamados por ele próprio e musicados por seu irmão mais novo, Gaudêncio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário