sábado, 29 de janeiro de 2022

O CASAL ZENEIDA APOLÔNIO SEIXAS E PAULO SEIXAS EM VIAGEM CULTURAL: I FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO EM 13 DE JANEIRO DE 2022

 


Amigos, o BLOG de hoje, 29 de janeiro de 2022 é muito especial! Sabem por quê? Nele está inserido todo o nosso carinho e ternura, sim, através da graciosidade, simpatia e consideração a nós atribuídos. Trata-se da viagem cultural ao I Festival de Verão de Campos do Jordão feita pela nossa CE ZENEIDA APOLÔNIO SEIXAS e seu esposo PAULO SEIXAS. Os companheiros chegaram recentemente da memorável viagem, onde passaram praticamente uma semana e tão logo nos cederam às fotos, (vejam estão inseridas dentro do post). Certamente, alguém vai perguntar, mas são somente, fotos? Qualquer pessoa em uma viagem pode fazer fotos. No entanto, responderei, o que nos comoveu não são as fotos em si, o que nos impressionou foi a sua simpática graciosidade em nos contar do seu passeio, em estima, o carinho, que estava por trás da sua generosidade e consideração. Tudo começou assim: A companheira Zeneida postou humildemente, as fotos e a mensagem, no Foculistas, grupo de administro, eram 18h06min. “Alberto Araújo estava desde o dia 13 até ontem 27-01-22 em Campos do Jordão. Parando num lindo comércio de móveis e cristais, Paulinho me mostrou um monumento. Dizendo que Monteiro Lobato morou por vários anos naquele imóvel. Fiquei surpresa por ser uma pessoa importante na vida das crianças. Abraços, amigo. Zeneida.”

Pelo valor de sua afeição, estou aqui, comovido e feliz por ter em nosso convívio uma pessoa que está sempre participando de nossas interações. Podem observar que todos os dias, claro, quando tem uma disponibilidade, mas ela está lá com o seu coração enorme, junto, toda a sua bondade e carisma. Aos que não a conhecem, através deste “post” posso até tentar falar alguma coisa, sim, vou fazer isso, agora mesmo. ZENEIDA APOLÔNIO SEIXAS é uma personalidade importantíssima em nosso meio cultural. Há anos labuta em todas as esferas culturais, tem registrado a sua participação de inúmeros projetos culturais e sociais. Faz parte dos quadros acadêmicos como primeira secretária do Elos Clube de Niterói, instituição presidida, brilhantemente, pela doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha. Também, Zeneida, em sua bagagem cultural já foi presidente da Casa da Amizade das Senhoras Rotarianas, por um ano, essa instituição é reconhecida pela sua qualidade em distribuir afetividades no lado social de nossa cidade. São muitas as rotarianas, todas têm feito trabalhos magníficos, acredito, que nem o corona vírus as fez pararem com as suas ações de altruísmo, por certo, sou sabedor que em plena pandemia, estavam lá, levando consolo e afetividade aos contaminados pela infame peste chinesa. O que mais posso falar sobre a CE Zeneida, é membro da UBT (União Brasileira dos Trovadores), UNIVERTI (Universidade da Terceira Idade), essas duas instituições são presididas pelo intelectual Dr. Waldenir de Bragança e com excelência tem as suas assinaturas em todos os umbrais das iminentes instituições, pois com toda a sua força administrativa foi o sócio fundador de ambas. Zeneida também é membro da ANE (Associação Niteroiense de Escritores). Ah! Na área profissional administrativa é formada em ENFERMAGEM e por muitos anos dirigiu instituições como Enfermeira Chefe, é daí que ficou “gravado” o seu amor e carinho no atendimento às pessoas. Também, tem um lado muito bonito de Zeneida com os colegas de labutas na cultura. Pode escrever aí em letras garrafais, pois, sempre que a diva Neide Barros Rêgo – (diretora do Centro Cultural Maria Sabina, instituição que tem o seu nome plasmado no panorama da cultura fluminense, há 60 anos) a convida para declamar poesias em seus projetos de Recitais de poesias, está pronta para atender ao chamado de Neide. Por inúmeras vezes já a vi declamando poesias. Recentemente, fiz um recorte da sua interpretação da poesia: A ENFERMEIRA de autoria de J. G. DE ARAÚJO JORGE, aos que quiserem assistir, está aí o link de sua apresentação. https://youtu.be/8B39jTupQeI

Pois é, a companheira Zeneida Apolônio Seixas tem um histórico lindo! Tem uma alegria constante e imensurável.  Pessoa de nossa estima, amamos e a respeitamos muito! Por vezes, durante as Lives em que está participando, ela sempre me cumprimenta, e ainda manda uma mensagem de carinho, à minha musa. Talvez, nunca soube, é aí que ela me “quebra” todo, pois quem tem simpatia pela minha esposa Shirley, tem o meu coração inteiro nas mãos, certamente, todo o amor e dedicação que tenho proferido todos esses anos através da cultura, está por trás todo o amor que dedico a esse ser humano. Outra coisa relacionada em amizade algo deste post, a Shirley Araújo, a musa de o meu caminhar e a Zeneida Seixas são amigas há anos, trabalharam juntas, na área médica administrativa.  Então dedico essa postagem a essas simpáticas companheiras.

 


SOBRE O I FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO


O Festival de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, passa, a partir de 2022, a acontecer também no Verão — além de manter a tradicional agenda artístico-pedagógica no Inverno, em julho — e terá um novo formato. Ao longo de três semanas, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro, o 1º Festival de Verão de Campos do Jordão oferecerá mais de 50 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea), além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, pensado para contemplar as particularidades destes diferentes campos artísticos.

Os concertos acontecerão em três palcos: no recém-criado Parque Capivari (onde ocorrem a abertura e o encerramento do Festival), no Palácio Boa Vista e no tradicional Auditório Claudio Santoro, localizado no Museu Felícia Leirner. Depois do sucesso das transmissões ao vivo inauguradas no 51º Festival de Inverno, em julho de 2021, a edição de Verão seguirá com os concertos exibidos no YouTube do evento e também na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Serão ao todo 22 apresentações, que poderão ser acompanhadas gratuitamente pelos canais digitais.

O 1º Festival de Verão de tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, curadoria artística de Mônica Salmaso (Música Popular Instrumental) e Clarice Assad (Música Erudita Contemporânea), e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D’Alcantara (Música Popular Instrumental) e Ricardo Bologna (Música Erudita Contemporânea).

Com este novo formato, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento — tanto no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, quanto a seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência no Festival de Inverno (que em 2022 chegará à 52º edição).

O eixo de Música Popular Instrumental tem curadoria da cantora paulistana Mônica Salmaso, reconhecida como uma das grandes intérpretes da MPB. Nomes como Paula Lima (que abre o evento ao lado da SP Big Band, dia 22/01), João Bosco, Sujeito a Guincho, Mestrinho, Guinga, João Camarero, Cristóvão Bastos, Thiago Amud, Dori Caymmi e André Mehmari (com participação da própria Mônica Salmaso) estão entre as apresentações programadas para o Auditório Claudio Santoro e o Parque Capivari.

A cantora, compositora e instrumentista carioca Clarice Assad (radicada em Chicago), um dos grandes expoentes da música de concerto dos dias de hoje, é a responsável pelo eixo de Música Erudita Contemporânea do Festival. Entre as atrações escaladas por ela estão a cantora indiana Varijashree Venugopal; o norte-americano Derek Bermel (compositor convidado desta edição) com o Trio Arquè; os conjuntos Percorso Ensemble, Desvio, Martelo e São Paulo Chamber Soloists; o violonista Fábio Zanon; e Arrigo Barnabé, que apresenta no Festival um show comemorativo de seus 70 anos de idade.

A SP Big Band e o Percorso Ensemble serão os grupos residentes deste 1º Festival de Verão de Campos do Jordão, com atuação distribuída entre concertos, aulas e masterclasses. Todas as apresentações seguirão respeitando rigorosamente os protocolos de segurança e saúde, bem como as restrições em vigor na cidade.

MÓDULO PEDAGÓGICO

O 1º Festival de Verão receberá ao todo 70 alunos de 16 a 30 anos, divididos em três modalidades: Instrumento, Canto Popular e Composição. Serão oferecidas também seis masterclasses na cidade de Campos do Jordão, onde os bolsistas irão se hospedar e estudar. As aulas para os estudantes selecionados serão distribuídas entre os cursos de Big Band, Ensemble Popular e Ensemble Contemporâneo. O músico Daniel D’Alcantara é o responsável pela Coordenação Pedagógica de Música Popular Instrumental, e Ricardo Bologna (Timpanista Solista da Osesp e regente) fica a cargo da Coordenação Pedagógica de Música Erudita Contemporânea. Dentre os professores desta edição, destacam-se, no eixo Erudito Contemporâneo: integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, como Peter Pas (viola), Pedro Gadelha (contrabaixo), Rubén Zúñiga (percussão) e Liuba Klevtsova (harpa); o violonista Fabio Zanon; e o pianista Horácio Gouvêa, entre outros. No eixo dedicado às Big Bands e ao Ensemble Popular, teremos nomes como Nelson Ayres (regência), Nailor Proveta (clarinete/saxofone), Tatiana Parra (canto), Paulo Malheiros (trombone), Toninho Carrasqueira (flauta) e Vanessa Moreno (canto), só para citar alguns.











****************************



JOÃO BOSCO QUARTETO | Festival de Verão de Campos do Jordão 2022








Nenhum comentário:

Postar um comentário