sábado, 15 de janeiro de 2022

MENSAGENS AFETIVAS À ESCRITORA DALMA NASCIMENTO



 

Homenagem afetiva à Escritora Dalma Nascimento uma das laureadas com o Troféu Rio, da UBE RJ, no ano de 2021, feita pela escritora e acadêmica Ana Maria Tourinho durante a LIVE da entrega do Troféu, em 06 de janeiro de 2022. Na oportunidade as amigas: Ângela Guerra; Juçara Valverde; Dyandreia Portugal e Márcia Barroca enviaram às suas afetividades.

 

ANA MARIA TOURINHO inicia...

 

Oh Deus, como estou sendo feliz. O que estraga a felicidade é o medo. Fico com o medo. Mas o coração bate. O amor inexplicável faz o coração bater mais depressa”. Clarice Lispector em Água Viva (1973).

 

Clarice qualifica o momento que estou vivendo. Não tenho palavras para definir afetivamente Dalma Nascimento, esta queridíssima é um exemplo, um presente e com seu jeito terno e carinhoso dita sabedoria, exemplos e cultura.

 

 Todos a amam e admiram, não apenas por suas obras, mas também pela sua maneira ímpar de ser. Sentimentos, carinho em cada estímulo, elogios e dedicação aos escritores, através de sua maneira sabia e sútil de ensinar.

 

Dalma Nascimento é única, merecedora do Troféu Rio UBERJ e de todos os prêmios. Mestre, Doutora, Professora exemplar que, mesmo não estando a frente do quadro negro, utiliza instrumento da modernidade, o Facebook para continuar ministrando aulas maravilhosas. Suas postagens são lições de literatura, de vida e comportamento. São para serem lidas, compartilhadas, guardadas relidas e aprendidas. 

 

Elegante no falar, possui a verve da escrita, e trás consigo o mistério de cativar. Suas emoções e sentimentos estão visíveis em seus olhos e nas expressões de seu rosto, que demonstram, uma ciranda de amor.

 

Publicou 15 livros e está com 3 no prelo, e como diz Clarice Lispector escritora com quem Dalma conviveu, em seu livro Os melhores contos, “escrever é prolongar o tempo e dividi-lo em partículas de segundos, dando a cada uma delas uma vida insubstituível”. Então Dalma continua a produzir, a nos presentear. Ler seus livros é viajar, aprender, sua contribuição para a literatura é grandiosa.

 

Sua amizade e amor por Nélida Piñon um exemplo. Tem projeto de pesquisa para a Fundação Biblioteca Nacional, sobre toda a obra de Nélida Piñon. 

 

Conheço Dalma Nascimento há poucos anos, mas a impressão que tenho é que faz muito tempo, certamente ‘coisas’ de outras vidas.

Lembro perfeitamente da primeira vez em que a vi, numa reunião da União Brasileira dos Escritores RJ. Na saída, ficamos no portão de entrada do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na Rua Augusto Severo nº 8, no Bairro da Glória - RJ, conversando, enquanto Dalma aguardava sua condução. Estávamos, eu, Juçara Valverde, Márcia Barroca, Dyandreia Portugal e Ângela Guerra. Aproveito este momento e trago para você Dalma, algumas palavras destas queridas escritoras. 

 

JUÇARA VALVERDE

“Dalma Nascimento, Doutora em Literatura Comparada e Teoria Literária pela UFRJ. Recebeu da UBE-RJ: Diploma de Mérito Cultural, 1987; Prêmio Raquel de Queiróz, 2014; Troféu Rosa de Píndaro, 2017.”  Seus recentes livros publicados trabalham a modernidade e performances femininas na vida real e na ficção literária trazendo à tona, na sua obra, a voz da mulher, tornando-a visível, expressiva e discutida.  A Professora, Escritora Dalma Nascimento, com qualificação e diferenciação literária, dá visibilidade a todas nós, novas escritoras, num apoio continuo e amoroso, e o faz muito bem, vendo crescer em seu jardim múltiplas flores na literatura. 

Parabéns! Por mais um reconhecimento, o Troféu-Rio UBE-RJ 2021.”

 

MÁRCIA BARROCA

“O que dizer de Dalma Nascimento?

Um ser humano no sentido correto de Ser Humano. Para mim, foi um privilégio conhecê-la. Generosa ao extremo, dedicada com os ensinamentos literários, professora, no âmago de seu coração. O que desejo para ela é que a vida lhe traga muitos e muitos reconhecimentos pelo seu trabalho, por sua grandeza em compartilhar o que sabe, o que não é pouco. Mesmo de longe, um lindo 2022, repleto da saúde, sucesso e muita luz¨.

 

DYANDREIA PORTUGAL 


"A sensação de estar perto de Dalma Nascimento pode ser comparada a expectativa de almoçar com o patrão do primeiro emprego, ao prazer de fazer um passeio ao parque com uma amiga, de dar um mergulho na praia em dia de calor, é a mansidão de um compartilhar de uma sombra sob uma árvore, um apreciar inebriante de um dos doces mais desejados. É a não-explicada descoberta de algo muito especial que nos deslumbra e que nos transforma. Se não bastasse isso, tenho ainda o prazer de conviver com a sua elegância, educação, gentileza e sabedoria, em intelectualidade acumulada. Gratidão Dalma, por você em minha vida".

 

ÂNGELA GUERRA

“Doce, meiga Dalma, amiga querida, que a todas nós abraça e incentiva. Você dedica parte de seu precioso tempo a ler nossos escritos e comentá-los! Além disso, não perde a oportunidade de colocar uma palavra carinhosa cada vez que se depara com alguma conquista literária. Mas o que preciso ressaltar, mesmo, é o seu discurso tão rico e profundo quando discorre sobre a grandiosa obra da Nélida Piñon, principalmente, da Marcia Barroca, e o passeio que faz pela cultura celta, na qual você é doutora!... Continue nos trazendo essas pérolas de conhecimento, amiga. Ficaremos para sempre agradecidas. E parabéns por todos os prêmios que já recebeu! Muito merecidos!”

 

Seguimos encontrando Dalma. Estivemos em sua posse na Academia Niteroiense de Letras, e na Academia Fluminense de Letras, quando recebeu homenagem por ter sido eleita a Intelectual do Ano em 2019, bem como em reuniões literárias na UBERJ e AJEBRJ.

 

No próximo domingo, 9 de janeiro, será o seu aniversário, e, certamente, o bolo comemorativo sorrirá de alegrias, ao som de um piano especial, e você nossa fada da Brocéliande, alma abençoada, será festejada por todos que a querem bem.

 

Parabéns, mestra querida, por sua intelectualidade, exemplos e grandeza de espírito. É uma honra poder saudá-la. Jamais esquecerei Dalma Braune Portugal do Nascimento. 

 

Agradeço esta distinção à UBERJ e a sua presidente Professora Eurídice Hespanhol e afirmo que o convite para esta Homenagem Afetiva, me deixou muito feliz. 

 

Ana Maria Tourinho

 

 

 

Reunião da União Brasileira de Escritores – RJ, em 06-01-2022. TROFÉU RIO-2021

 

 


(Fundo musical para essa postagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário