quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

HOMENAGEM À ACADÊMICA ALBA HELENA CORRÊA. ALBA O TEU NOME TEM A BRANCURA DA LUA E A COR DAS ASAS DO QUERUBIM. NA CONOTAÇÃO CIENTÍFICA: IPÊ-BRANCO.






Acadêmica Alba Helena Corrêa tem se destacado entre tantos pelo seu dinamismo e criatividade poética. Os nossos cumprimentos e considerações. ALBERTO ARAÚJO.

 

Significado do Nome Alba. O nome Alba tem origem no latim, justamente, na palavra alba, de albus, cognome que significa "muito branco, muito claro".

Locais com o Nome Alba: Alba Iulia (Romênia), Alba (Itália)

Alba: Significa "alva", "muito branca", "alvorada".

A conotação com o "claro" e "branco" é tão forte, que o nome científico da famosa árvore de Ipé-Branco é tabebuia roseo-alba, por exemplo.

Em espanhol, a palavra "alba" significa "alvorada", "aurora", tal como "alva" no significado em português.

No gaélico esconcês, Alba significa Escócia, país pertencente ao Reino Unido, no norte do continente europeu.


 

SOBRE QUERUBIM

 

Depois a glória do Senhor saiu da entrada do templo e parou sobre os querubins, e estes levantaram suas asas e se elevaram da terra (Ez 10.18-20).

 

Havia algo semelhante ao firmamento sobre as suas cabeças, brilhante como cristal (Ez 1.22), e sobre o firmamento que estava sobre as suas cabeças, havia algo semelhante a um trono, como uma safira, e sentado no trono alguém semelhante a um homem (Ez 1.26; 10.1); e o tatalar das asas dos querubins fazia um estrondo semelhante ao tropel de um exército e como o estrondo das ondas do mar em ressaca (Ez 1.24).

 

No meio destas visões o Espírito de Deus entrou em Ezequiel e o Senhor lhe falou enviando-o como profeta à casa de Israel (Ez 2.1-7).

 

O aspecto deles é como o de carvão em brasa, semelhante a tochas, e ziguezagueavam como relâmpagos, como também saiam relâmpagos entre eles (Ez 1.13,14).

Os querubins com as rodas formavam uma carruagem sobrenatural para o trono de Deus, que era carregado por eles.




 

SOBRE IPÊ-BRANCO

 

Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira, descrita, inicialmente, em 1890 como Bignonia roseo-alba. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua".

É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida como planta do mel no Brasil e Argentina.

 

Na literatura, Alba é um gênero de poesia provençal. Este estilo literário exaltava nas poesias o amanhecer e o raiar de um novo dia, consequentemente a separação dos amantes e apaixonados, que só podiam estar juntos pela brevidade e escuridão da noite.

O estilo não parou apenas na literatura provençal, mas também apareceu em algumas peças de teatro e espetáculos de ópera no século XVIII. A ópera "Ascanio in Alba", composta pelo ilustre Wolfgang Amadeus Mozart, em 1771, é um exemplo.

 

Uma das celebridades mais conhecidas por este nome, talvez seja a atriz norte-americana Jessica Alba. Nascida em 1981, a californiana é famosa pelos filmes Sin City, Quarteto Fantástico e O Guru do Amor.

 

CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO RECITAL RECORDAÇÕES POÉTICAS ALBA HELENA CORRÊA, NO CCMS. 

https://www.youtube.com/watch?v=HFLJzQQwukc 



ALBERTO ARAÚJO E ALBA HELENA CORRÊA




Nenhum comentário:

Postar um comentário