segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

ESCRITORA DALMA NASCIMENTO LADEADA DE SEU NETO NOEL NASCIMENTO VISITA AS PINTURAS DE JORGE SELARÓN NA ESCADARIA DA RUA JOAQUIM SILVA, NA LAPA - RIO DE JANEIRO. ESTA PRECIOSIDADE ESTÁ INCLUSA, ENTRE AS 17ª MAIS BELAS DO MUNDO. UMA RELÍQUIA PICTÓRICA ATRAVÉS DOS TEMPOS

 




A escritora Dalma Nascimento e seu neto o pianista, compositor e maestro Noel Nascimento visitam a Escadaria Jorge Selarón, na Lapa. Ambos ficaram fascinados diante da magnitude e relíquia pictórica do artista já falecido Jorge Selarón.

Trata-se de expressiva peculiaridade da arte em azulejos. Particularidades de sua criação artística expostas em degraus de admirável escadaria na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. 

Esta revista teve a oportunidade de ver e adquirir as fotografias para fazer uma postagem especial. No anexo veja os cliques comprobatórios da extraordinária visita de ambos representantes da cultura fluminense.



ESCADARIA SELARÓN

 

Um dos pontos turísticos contemporâneos de intenso crescimento no Rio de Janeiro, atração de turistas essa escadaria por ser expressivo signo da cidade. Obra do artista chileno Jorge Selarón, a escada, ganhou o nome do seu criador. Enfeitada com ladrilhos e azulejos e vem atraindo admiradores de todo o mundo.

Um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. A Escadaria Selarón,  situa-se entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, na região central da capital fluminense.

A Escadaria contém 215 degraus, imortalizando-se pela mistura da arte popular bem perto da arte erudita existente na Sala Cecília Meireles, ambas, também, na Lapa.

Iniciou-se a obra em 1990. O efeito estético do mosaico colorido imanta expectadores louvando-os à alegria e à descontração, ilustrações peculiares e inerentes à alma do carioca.

O que mais chama a atenção dos visitantes não é apenas o colorido dos azulejos, mas também os motivos dos desenhos picturais da escadaria. A escada era o projeto de vida do já citado artista, que sempre planeava composições diferentes para os degraus.

Em partes dos degraus as cores da bandeira do Brasil se sobressaem na criação, e claramente, protagonizando azul, verde e o amarelo. Aliás, nos muros ao final da escadaria também existe citação às cores e imagens de objetos brasileiros.



Artista plástico, ceramista, pintor e autodidata. Nascido em 1947 numa pequena cidade situada entre Viña del Mar e Valparaíso, no Chile, o artista percorreu o mundo antes de decidir  morar no Brasil. Estabelecido no Rio de Janeiro, e fez do expressivo bairro da Lapa a sua morada por mais de três décadas. Faleceu em 2013 deixando a marca de sua trajetória no coração da Lapa Carioca.

 

ALBERTO ARAÚJO-EDITOR

FOCUS PORTAL CULTURAL






SALVE A ARTE DE SELARÓN, NO BOÊMIO CORAÇÃO DA LAPA – DALMA NASCIMENTO.

 

18 de agosto de 2017

 

                   Agosto, terça-feira, de manhã. Apesar do chuvisco maroto, resolvi ir ao Rio, a convite de meu filho e de meu neto Noel, que teria uma aula de regência na Sala Cecília Meireles. Depois, almoçaríamos num restaurante vegano. Para preencher o tempo vago, enquanto a aula corria, meu filho levou-me às vielas da Lapa, tradicional recinto da boêmia carioca. Ali estava a velha Lapa dos casarões do Brasil de outrora, inseminados de legendárias histórias. Vagaroso, o carro percorria o território de Madame Satã, tema de vários filmes, o último até com Lázaro Ramos no papel principal.

                    De repente, numa rua atrás da Sala dos nobres concertos, diviso a festiva policromia em que o vermelho grita na Escadaria Selarón. Conhecia-a pelos jornais. Agora contemplava o mosaico de mais de 2.000 azulejos do mundo inteiro, grudados no espelho dos degraus da íngreme subida. Obra de arte do pintor e ceramista chileno Jorge Selarón, excêntrica figura que, após viajar pelo mundo, encantara-se com o Brasil. E, na Lapa, antigo berço da malandragem carioca, fixou residência até a sua estranha morte.

                  Provavelmente escolhera a Lapa, pelas possíveis semelhanças com a Montmartre francesa, dois locais meio míticos de certo charme peculiar. Neles, o religioso e o profano se misturam, diversas artes pontificam, além da topografia parecida com a extensa escadaria dando acesso à região sagrada. Na Lapa, os 215 degraus levam ao Convento de Santa Teresa. Em Montmartre, os 197 lances conduzem à Basílica de Sacré Coeur. Em meio à conversão, em ambos, reina também a diversão. Ambientes profanos – bares, cabarés, restaurantes, pequenos hotéis, teatros – espalham Arte, na febricitante vida noturna e diária, tanto francesa, quanto carioca.

               Apesar de Selarón, em anteriores viagens ter conhecido a arte erudita, optou por transformar a escadaria da Lapa em obra de arte popular. A fim de homenagear a Copa do Mundo de 1994, construiu aquela harmonia pictórica, embora seu trabalho, ainda para alguns, absurdamente, seja considerado "brega". Ou "Kitsch", ligado ao mau gosto estético, segundo certos "falsos intelectuais" que gostam de exibir o termo usado por Edgard Morin em "Esprit du temps" (Espírito do tempo).

            Entretanto, a criação de Selarón, é louvada por consagrados ceramistas estrangeiros e enorme público do mundo inteiro a visita, a ponto de ser recopiada no exterior. Enquanto eu lá permaneci, totalmente fascinada, vários ônibus de turistas lançavam ao ar a algaravia de diversos idiomas falados ao mesmo tempo tal a quantidade de estrangeiros, mesmo numa manhã meio enfarruscada e, às vezes, chuvosa.

                  Contaminada pela vibração do povo, e com meu neto, já presente após a aula, subi os primeiros degraus e fui lá fotografada. Senti-me participante daquela multidão aplaudindo e comentando detalhes da escadaria. E diante da produção do ceramista, constatei que a verdadeira Arte é mesmo a junção do popular com o erudito, sem discriminações. Mas isso é antigo. Nossos dois Andrades, Mário e Osvaldo, já mostraram tal interação no Modernismo.

                Aliás, na primeira metade do século XIX, Victor Hugo, ao lançar as bases do Romantismo no prefácio à obra "Cromwell" (1827), ali expusera que a Arte é a confluência do Sublime com o Grotesco. Trocando em miúdos, para o grande escritor francês, a verdadeira Arte congrega a erudição dos clássicos às manifestações das “grotas”, das entranhas, das margens da cultura do povo.

               Curioso é observar que a própria localização geográfica da Escada de Selarón, nas cercanias da Sala Cecília Meireles, traz esse simbólico recado. Sem a prevalência valorativa de uma estética sobre a outra, o erudito e o popular convivem lá de forma harmônica.

            Complementares e palpitantes – tal qual o movimento de sístole e diástole – ambos abastecem o coração do Rio, bem no epicentro da Lapa, para juntos irrigarem, com sangue igualitário, o corpo artístico da cultura brasileira.

 

 

Nota:

 

Prezados amigos, estou tomada pela emoção. Acabei de postar sobre a arte de Selarón, fui almoçar e ao retornar ao computador constatei algo totalmente surpreendente. Alguém por mim desconhecido, compartilhou meu texto e enviou-me, em menos de uma hora vertido para belo francês. Eis abaixo a surpresa. O autor, ou autora, nem retrato tem no face, representado apenas por simbólica folha. Agradeço ao desconhecido, Cesvaine Vidzeme (provavelmente pseudônimo), pela leitura e gentil tradução do meu texto:

 

------- L'ART DE SELARÓN, au sein du coeur bohémien de Lapa -------

 

            Mardi matin. Bravant la désagréable bruine, j'ai décidé d'aller à Rio, à l'invitation de mon fils et de mon petit-Fils Noël, qui devait suivre un cours de direction d'orchestre dans la salle Cécile Meireles. Ensuite, nous avons mangé dans un restaurant végétalien. En attendant que le cours de Noël se termine, mon fils m'a emmenée dans les ruelles du quartier de Lapa, traditionnelle enceinte de la Bohême Carioca. Là, se trouve la vieille Lapa à l'image des villes brésiliennes d'autrefois, marquées d'histoires légendaires. Lentement, la voiture a arpenté le territoire de Mme Satan, thème de plusieurs films, jusqu'au plus récent où Lazaro Ramos.

            Tout d'un coup, dans une rue derrière la salle des nobles concerts, on division les fêtes où le rouge crie de l'escalier Selarón. Je l'ai connue dans les journaux. Maintenant, il dans la mosaïque de plus de 2.000 tuiles du monde entier, collés dans le miroir des marches de la montée raide. Oeuvre D'Art du peintre et céramiste Chilien Jorjge Selarón, excentrique qui, après avoir voyagé dans le monde, se tombe avec le Brésil. Et à lapa, ancien berceau de la racaille carioca, il a fixé sa résidence jusqu'à son étrange mort.

            Il a probablement choisi la lapa, par les similitudes avec Montmartre Française, deux lieux à moitié mythiques d'un certain charme particulier. En eux, le religieux et le profane se mélangent, divers engins allouer, en plus de la topographie qui ressemble à la vaste cage d'escalier donnant accès à la région sacrée. À Lapa, les 215 marches mènent au couvent de Sainte Thérèse. À Montmartre, les 197 offres mènent à la basilique du sacré cœur. Au milieu de la conversion, il règne également le plaisir. Environnements profanes – bars, cabarets, restaurants, petits hôtels, théâtres – répandent de l'art, dans la vie nocturne et quotidienne, à la fois française et.

            Bien que selarón, dans les précédents voyages, ait connu l'art érudit, opou de transformer l'escalier de lapa en œuvre d'art populaire. Afin de rendre hommage à la coupe du monde 1994, il a construit cette harmonie picturale. Bien que son travail, pour certains, ridiculement, soit considéré comme "Cursi" ou "Kitsch", lié au mauvais goût esthétique, selon certains pseudo "intellectuels" qui aiment afficher le terme utilisé par Edgard Morin dans "Espirt du temps" (Esprit du temps)

            Entre-temps, la création de selarón, est louée par des potiers étrangers et un immense public du monde entier la visite, au point d'être recopié à l'étranger. Tandis que je suis resté, totalement fascinée, plusieurs bus de touristes ont à l'extérieur de la plusieurs langues parlées en même temps telle la quantité d'étrangers, même un matin à moitié enfarruscada et parfois pluvieuse.

            Contaminé par les vibrations du peuple, et avec mon petit-fils, déjà présent après le cours, j'ai monté les premières marches et j'ai été photographié. Je me sentais comme un participant de cette foule applaudir et commentant les détails de l'escalier. Et devant la production de céramiste, j'ai constaté que le véritable art est même la jonction du populaire avec l'érudit, sans. Mais c'est vieux. Nos deux andrades, Mario et osvaldo, ont déjà montré une telle interaction dans le modernisme.

            D'ailleurs, dans la première moitié du Xixe siècle, Victor Hugo, en lançant les bases du romantisme dans la préface à l'ouvrage "Cromwel" (1827), Ali expusera que l'art est la confluence du sublime avec le grotesque. En échange d'enfants, pour le grand écrivain français, le véritable art rassemble l'érudition des classiques aux manifestations des "Grottes", des entrailles, des rives de la culture du peuple.

            Il est curieux de noter que la localisation géographique même de l'échelle de selarón dans les environs de la salle Cécile Meireles apporte ce symbole symbolique. Sans la prévalence valorisante d'une esthétique sur l'autre, l'érudit et le populaire y vivent de façon harmonique. Complémentaires et passionnants – tel que le mouvement de systolique et de diastole – les deux approvisionnent le cœur de la rivière, bien à l'épicentre de la lapa, pour ensemble perfuse, avec le sang egalitaire, le corps artistique de la culture brésilienne.                     

Dalma Nascimento

 






(Fundo musical para essa postagem- Clicar na imagem do Noel)












REGISTRO CULTURAL DO FOCUS PORTAL CULTURAL
ALBERTO ARAÚJO - EDITOR





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