sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

‘A MÚSICA COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO PARA ALUNOS NEURODIVERGENTES’: CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE NITERÓI, EM PARCERIA COM O PROGRAMA APRENDIZ, OFERECE A SEGUNDA PALESTRA DO CICLO DE CAPACITAÇÕES INTERNAS.

 

Rosane Rabelo - Palestrante


Sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2023, aconteceu a segunda palestra do Ciclo de Capacitações Internas para produtores e professores do Programa Aprendiz Musical, uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, no Conservatório de Música de Niterói. ‘A música como elemento de integração e inclusão para alunos neurodivergentes’, ministrada por Rosane Rabelo formada em piano clássico pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro, graduada em pedagogia e com pós em Transtorno Espectro Autista, abordou temas relativos à Dislexia, ao TDAH, ao TDA, ao TOC, à Bipolaridade, entre outros.

Professora há 40 anos, Rosane atende, atualmente, a partir da música, crianças com transtorno de neurodesenvolvimento. Ela deu alguns exemplos de autismo, a partir de experiências próprias como professora, bem como no âmbito familiar.

A palestrante apresentou métodos educacionais com os quais trabalha, para estimular alunos com esse tipo de transtorno, em atividades que envolvem musicalização. Ela faz uso de objetos, que utilizam a linguagem sonora para o desenvolvimento da inteligência e que ativam outras partes do cérebro, funcionando como regulador educacional e emocional.

“É muito importante nós, que somos professores e educadores, nos preocuparmos com tudo o que temos recebido em sala de aula, com as crianças autistas, com os neurodivergentes em geral. Fiquei muito feliz de um programa como o Aprendiz Musical estar aberto a participar dessa capacitação e de nós, professores, podermos ministrar estas palestras, transmitindo nosso conhecimento”, explica Rosane Rabelo.

A explanação tratou, ainda, de síndromes como Tourette, Boderline e autismo. “Os desafios são muitos. Nós vivemos num país que tem uma sociedade excludente e quando aparece um programa como o Aprendiz, que quer acolher e abraçar todos, traz uma alegria imensa. A música faz com que o autista, por exemplo, se sinta pertencente. Ele Consegue sentir a música e isso é muito importante”, finaliza a educadora.

 

SOBRE ROSANE RABELO

 

Mestranda do Curso de Diversidade e Inclusão (CMPDI) - Universidade Federal Fluminense; pós-graduada em Transtorno Espectro Autista (CBI MIAMI); pós-graduada em educação infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré- Escolas - PUC. Graduada em pedagogia pela Universidade Estácio de Sá; formada pelo Conservatório Brasileiro de Música, em Piano Clássico; e especialista em ministrar aulas de música e musicalização com crianças com TEA.

 












Crédito fotos: Bruno Eduardo Alves

FONTE: Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier.





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