domingo, 26 de outubro de 2025

LOUISE EVER DE JESUS: 21 ANOS DE UM SIM QUE ECOA NA ETERNIDADE - CRÔNICA DE ALBERTO ARAÚJO

Na tarde-noite de 25 de outubro de 2025, os sinos da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu em Icaraí não apenas anunciaram o início da missa das 18h, eles ressoaram como testemunhas de uma história viva, de um “sim” que há 21 anos foi pronunciado por uma mulher que transformou sua vocação em serviço, sua fé em ação, e sua presença em acolhimento. Louise Ever de Jesus celebrou, diante do altar e da comunidade, mais de duas décadas de consagração, dedicação e amor à missão que abraçou com coragem e ternura. 

A celebração foi presidida pelo Padre Jean Lopes, com o auxílio do Padre Carmine Pascale, e teve um tom de gratidão e reverência. Mas foi no momento da homenagem feita por Carmem Lúcia, membro da pastoral vocacional, que os corações se abriram em emoção. Carmem, visivelmente comovida, revelou um detalhe que diz muito sobre Louise: em seu celular, o contato está salvo como “Louise Escuta”. Um apelido que carrega história, afeto e memória, pois Louise foi coordenadora e editora do jornal religioso “Escuta”, veículo que por anos foi voz da comunidade, espaço de reflexão e instrumento de evangelização. 

Esse “Escuta” não era apenas um nome. Era uma postura. Louise sempre escutou. Escutou os jovens em busca de sentido, os idosos em busca de consolo, os artistas em busca de espaço, os fiéis em busca de Deus. Escutou com paciência, com sabedoria, com fé. E essa escuta se transformou em ação: coordenadora incansável, articuladora de projetos, incentivadora de talentos, presença constante nos bastidores e nos palcos da vida paroquial. 

Ao final da homenagem, Louise recebeu um presente simbólico, não apenas um objeto, mas o reconhecimento de uma trajetória que inspira. E então, como em um coro espontâneo, a comunidade entoou aquele hino que já virou tradição: “Louise será abençoada, porque o Senhor vai derramar o seu amor... Derrama, Senhor, derrama todo o seu amor...” Era como se cada verso fosse uma oração, uma profecia, uma confirmação do que todos ali já sabiam: Louise é, de fato, abençoada. 

Para nós, do Focus Portal Cultural, que tantas vezes estivemos presentes nos eventos do Espaço Cultural, o Teatro São Judas Tadeu, especialmente nas apresentações do projeto Música na São Judas, coordenado com maestria por Louise, essa celebração foi também um momento de gratidão. Gratidão por cada acolhida, por cada sorriso, por cada apoio. Louise sempre nos recebeu com entusiasmo, com profissionalismo e com aquele brilho nos olhos de quem acredita no poder da arte como expressão da fé. 

Louise Ever de Jesus não é apenas coordenadora. É ponte. É elo. É aquela que agradece ao público com sinceridade e que já fala com entusiasmo dos projetos do espaço cultural, inclusive, já tem preparado todos eles. Sua visão vai além do calendário litúrgico, ela enxerga possibilidades, constrói caminhos, sonha junto com a comunidade. 

Após a missa, fiz questão de eternizar o momento com uma foto no altar, bem próximo de Jesus Cristo, ao lado de Louise, da professora e pianista Licia Lucas que é a diretora do Teatro São Judas e de seu esposo, o engenheiro e ativista cultural Marne Serrano. Uma imagem que resume bem o espírito da noite: fé, cultura, amizade e missão. 

Louise, que seu “sim” continue ecoando. Que sua escuta continue sendo abrigo. Que sua presença continue sendo luz. E que, nos próximos anos, muitos outros hinos sejam entoados em sua homenagem, não apenas por datas comemorativas, mas por cada gesto silencioso que você realiza, por cada vida que você toca, por cada projeto que você inspira. 

Parabéns pelos 21 anos de consagração. Que o Senhor continue derramando todo o Seu amor sobre você. E que nós, como comunidade, continuemos sendo testemunhas da sua linda missão.

© Alberto Araújo

25 de outubro de 2025.



Nenhum comentário:

Postar um comentário