No dia 19 de dezembro de 2025, a Sociedade Fluminense de Fotografia, em Niterói, foi palco de um encontro raro entre palavra e imagem. Sob a curadoria da Parthenon Centro de Arte e Cultura, quatro autores se reuniram para lançar Quarteto Fora de Si, obra que celebra o poder dos minicontos, partículas narrativas que condensam mundos em poucas linhas. Entre música de Djavan e Chico Buarque, amigos, acadêmicos e leitores se aproximaram para receber autógrafos e partilhar afetos. O ambiente era festa e reflexão, instante e eternidade.
O livro é mosaico vibrante: cada miniconto é centelha, fotografia literária que captura o gesto e revela o invisível. Breves, mas intensos, os textos convidam o leitor a preencher os vazios, interpretar os silêncios, habitar os interstícios. É literatura que respeita a inteligência e a sensibilidade, oferecendo lampejos que se tornam inesquecíveis.
OS AUTORES: QUATRO ELEMENTOS, QUATRO UNIVERSOS
Leonila Murinelly é a terra fértil: professora e cronista, pinta o cotidiano com cores líricas, revelando o extraordinário nas dobras do trivial.
Iran Pitthan é o fogo: filósofo da brevidade, talha palavras como esculturas mínimas, cada frase uma pergunta, cada silêncio uma resposta.
Márcia Pessanha é a água: fotógrafa do invisível, transforma o banal em sublime, seus minicontos são haicais urbanos que fluem como correnteza delicada.
Mauro Carreiro Nolasco é o ar: maestro silencioso, editor e autor que costura vozes com afeto, criando pontes entre o poético e o filosófico.
Juntos, formam uma constelação
literária. Terra, fogo, água e ar se equilibram em uma sinfonia de brevidades
que ampliam o olhar e transformam o instante. Quarteto Fora de Si é mais que um
livro: é celebração da palavra, da arte e da vida.
© Alberto Araújo
Focus Portal Cultural
MENSAGENS
Márcia Pessanha disse: Prezado amigo e
confrade Alberto Araújo, diretor do Focus Portal Cultural. A postagem do lançamento do livro "Quarteto Fora De
Si" ficou sensacional, muito bem ilustrada, uma das melhores e mais expressivas, pois você captou com
sensibilidade e profissionalismo técnico os momentos mais significativos do
evento, retratando nossa alegria, nosso
encontro, reencontro com os amigos e apreciadores da literatura, nosso brinde à
amizade, à celebração da vida, ao convívio fraternal, ao " Estar em Si", no "
Quarteto Fora de Si". Gratidão e reconhecimento por seu esmerado trabalho
de divulgação cultural. Registros que ficarão gravados na tela do tempo e em nossa
memória afetiva, sempre relembrados com carinho. Márcia.
*******
Olá, admirável Márcia Pessanha, receber suas palavras é motivo de grande alegria e honra. Muito feliz em saber que vocês gostaram das publicações. Para mim, participar desse encontro literário foi viver um momento feliz e histórico, em que a literatura se fez celebração e memória. O lançamento de Quarteto Fora de Si não foi apenas um evento, mas uma constelação de afetos e sentidos, onde cada autor brilhou em sua essência. Na metáfora que compartilhei, vi vocês como quatro elementos, quatro universos: Leonila, a terra fértil que pinta o cotidiano com cores líricas; Iran, o fogo que talha palavras como esculturas mínimas; Você, Márcia, a água que transforma o banal em sublime e flui como correnteza delicada; Mauro, o ar que costura vozes com afeto e cria pontes entre o poético e o filosófico. Juntos, vocês formam uma sinfonia de brevidades que ampliam o olhar e transformam o instante. Quarteto Fora de Si é mais que um livro: é celebração da palavra, da arte e da vida.
Foi uma honra registrar e partilhar
esse momento que ficará gravado não apenas na tela do tempo, mas também na
memória afetiva de todos nós. OBRIGADO pelo carinho e incentivo. Abraços do Alberto
Araújo.
****************
IRAN PITTAN disse: Caríssimo Alberto, vc nos traz um respeitoso registro do lançamento. Obrigado!
***********
Leonila Murinely disse: Obrigada, Alberto! Vc é muito especial!
%20-%20Copia.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário