terça-feira, 28 de dezembro de 2021

“AMANHECER” DE EDVARD GRIEG. ESTA COMPOSIÇÃO FOI REGIDA POR MUITOS ANOS PELA MAESTRINA MIMI LÜCK EM LONDRINA QUANDO A ARTISTA ERA REGENTE DA ORQUESTRA DA CIDADE. MINHA MUSA SHIRLEY ARAÚJO, QUE É ARTISTA PLÁSTICA, ADORA OUVIR ESSA COMPOSIÇÃO, QUANDO ESTÁ PINTANDO ÀS SUAS TELAS.



RESGATANDO RELÍQUIAS. COMPOSIÇÃO “AMANHECER” DE EDVARD GRIEG. ESTA COMPOSIÇÃO FOI REGIDA POR MUITOS ANOS PELA MAESTRINA MIMI LÜCK EM LONDRINA QUANDO A ARTISTA ERA REGENTE DA ORQUESTRA DA CIDADE. MINHA MUSA SHIRLEY ARAÚJO, QUE É ARTISTA PLÁSTICA, ADORA OUVIR ESSA COMPOSIÇÃO, QUANDO ESTÁ PINTANDO ÀS SUAS TELAS.

 CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO FILME NO 

YOU TUBE: https://youtu.be/MjmwIUfSmSE 



O AMANHECER faz parte da SUITE Nº1 DA música de cena feita pelo compositor EDVARD GRIEG para a peça de teatro PEER GYNT. O Amanhecer é a melodia de uma flauta, com o posterior acompanhamento da orquestra, representando o nascer do sol, sendo uma das partes mais conhecida da obra.

“O Amanhecer”, Suíte Nº 1, Op. 46, inicia com um solo de flauta. No quarto ato, Peer se encontra na África e o tema, chamado “A Manhã”, se repete pelas cordas simbolizando o amanhecer. Tema suave, tranquilo que transmite paz, é também encontrado em vários desenhos, como em Pernalonga.

Peer Gynt é uma peça teatral dividido em 5 atos, escrito em forma de versos por Henrik Ibsen, dramaturgo nascido na Noruega. Per Gynt foi publicada em 14 de novembro de 1867 em Copenhague, capital da Dinamarca. Somente dez anos após ser publicada é que foi feita a primeira apresentação de Peer Gynt, em 24 de fevereiro de 1876, na capital da Noruega. Esta apresentação foi musicada por Edvard Grieg.

O compositor Edvard Grieg nasceu a 15 de Junho, no ano de 1843 e morreu em 1907 em Bergen, cidade norueguesa. Compôs muitas obras, sendo o arranjo musical “O Amanhecer”, que compôs para a peça teatral, Peer Gynt, do escritor  Henrik Ibsen uma das obras de grande destaque. A peça foi apresentada pela primeira vez em Oslo no ano de 1876. Atualmente a música de Peer Gynt de Edvard Grieg é tão ou mais popular que a própria obra escrita.





Edvard Hagerup Grieg, um dos mais célebres compositores do período Romântico, nasceu em Bergen, na Noruega, a 15 de Junho de 1843. As suas peças mais conhecidas são a Suíte Sinfónica Holberg, o Concerto para Piano e a suíte Peer Gynt.

Como outros grandes compositores, Edvard Grieg demonstrara desde muito novo um excepcional talento musical. Começou a sua aprendizagem com a mãe, sobretudo no piano, aos seis anos de idade. Na adolescência, foi influenciado por Mozart, Weber e Chopin. Suas primeiras composições datam de 1857.

O célebre violinista norueguês Ole Bull apercebeu-se dos dotes do jovem Edvard e este foi enviado para o conservatório de Leipzig. Aí teve uma rica e proveitosa experiência no meio musical. Trabalhava com importantes músicos como Carl Reinecke, Louis Plaidy, Ernst Ferdinand Wenzel e Ignaz Moscheles e ouvia música como a interpretação de Clara Schumann do concerto para piano de seu marido, Robert Schumann.

Porém, Edvard Grieg sentia-se insatisfeito com o que aprendera. Em 1863 parte para Copenhaga para estudar com o maior representante da música escandinava, o compositor Niels Gade, continuando ainda assim a duvidar do que aprendera. Em 1864, após conhecer o nacionalista norueguês Rikard Nordraak, compositor do atual hino nacional da Noruega, seguiu uma nova corrente estilística de inspiração folclórica. As fontes folclóricas norueguesas passaram a ser parte essencial de sua obra, tornando-se Grieg um dos grandes expoentes da música nacionalista, sempre lutando contra o domínio da música alemã, cujos principais representantes eram Robert Schumann e Félix Mendelssohn.

Como compositor reconhecido, Grieg promoveu a música norueguesa através de concertos e aulas. Em 1865 compõe a primeira sonata para piano e as célebres Peças Líricas entre muitas outras obras. Tornou-se regente da Harmoniske Seleskab e foi um dos fundadores da Christiania Musikforening (1871). Tanto a qualidade como a quantidade de obras que compõe levam-no a uma posição de destaque no contexto musical. Grieg acabaria por se tornar no mais forte expoente da cultura musical escandinava.

Pioneiro na utilização impressionista da harmonia e da sonoridade ao piano, recebeu apoio de Franz Liszt, seu grande amigo e incentivador. Falece em sua cidade natal, Bergen, a 4 de Setembro de 1907, em decorrência de uma doença pulmonar que o acompanhou desde a juventude.

Obras

* Peer Gynt
* Sinfonia em Dó menor
* Suíte Holberg
* Humoresker
* Haugtussa, ciclo de canções





Nenhum comentário:

Postar um comentário