sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

THEATRO MUNICIPAL ENCERRA TEMPORADA COM CONCERTO DE MONTEVERDI DE 20 A 22 DE DEZEMBRO DE 2021, ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO E CORAL PAULISTANO SOBEM AO PALCO PARA INTERPRETAR CONJUNTO DE OBRAS SACRAS.




Para encerrar as atividades de 2021, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano realizam nos dias 20, 21 e 22, às 19h, o último concerto do ano no Theatro Municipal. Além dos dois corpos artísticos, o espetáculo também receberá integrantes do Conservatório de Tatuí. Os ingressos custam de R 10 a R 60 e podem ser adquiridos pelo site ou na bilheteria física.

 

Sob regência do maestro Roberto Minczuk, os músicos interpretarão uma das maiores obras do compositor italiano Claude Monteverdi: "Vespro Della Beata Vergine" (em português, Vésperas da Santa Virgem). A composição representa um conjunto de obras de música sacra que foi publicada em 1610.

 

Considerado um dos maiores compositores italianos de sua geração (1567 - 1643), Monteverdi também é reconhecido como um dos grandes operistas e uma das personalidades mais influentes da história da música do ocidente.

 

O concerto, além de ser o último do ano, ganha destaque ao trazer um repertório barroco com instrumentos raros, como sacabuxa (trombone antigo), teorba e guitarra barroca, dificilmente vistos e ouvidos pelo público em concertos sinfônicos. Além disso, o espetáculo em conjunto com os músicos do Conservatório de Tatuí, é uma iniciativa de parceria entre as duas instituições que têm história no Brasil, e ambas geridas pela Sustenidos em 2021. O Conservatório, como é conhecido internacionalmente, representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo.

 

SERVIÇO

 

20 de dezembro de 2021 12, segunda, às 19h

 

21 de dezembro de 2021, terça, às 19h

 

22 de dezembro de 2021, quarta, às 19h

 

[Theatro Municipal - Sala de Espetáculos]

 

Vésperas de Monteverdi

Concerto Presencial, aberto ao público

 

Orquestra Sinfônica Municipal

Coral Paulistano

Roberto Minczuk, regência

 

Marília Vargas, soprano

Rose Moreira, soprano

Felipe Rissatti, contratenor

Anibal Mancini, tenor

Carlos Porto, tenor

Marcus Loureiro, tenor

Sabah Teixeira, baixo

Marcelo Coutinho, baixo

Marcus Held, spalla

Isabel Kanji, cravo

Alessandro Santoro, órgão

Gustavo Freccia, viola da gamba

Alexandre Ribeiro, teorba

Silvana Scarinci, teorba

Dagma Eid, guitarra barroca

Claudia Freixedas, flauta doce

Paulo da Mata, flauta doce e traverso

André Cortesi, traverso

Gustavo Gargiulo, corneto

Luis Chumpitazi, corneto

Marcelo Carvalho, corneto

Raphael Paixão, sacabuxa

Maurício Roger Simão, sacabuxa

Leonardo Ramos, sacabuxa

 

Programa:

 

CLAUDIO MONTEVERDI

Vespro della beata vergine

 

Ingressos: R10 a R60

Classificação: Livre

Duração total: 93 minutos

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010

Horário de atendimento: segunda a sexta, 10h às 19h | Sábado e domingo, 10 às 17h. Telefone: 55 11 3053 2090

 

Pensando, sempre, na proteção do público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir aos espetáculos é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador , que incluem, a partir de 11 de novembro, a apresentação do comprovante de vacinação.

 

 

Programa sujeito a alteração.

 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

 

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo e ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

 

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

 

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebida para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

 

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

 

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

 

SOBRE A SUSTENIDOS

 

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos - Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.

 

Patrocinadores e apoiadores do Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Bradesco.

 

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário