domingo, 5 de dezembro de 2021

PARA CELEBRAR A PREMIAÇÃO DA PRAIA DE COPACABANA O FOCUS PORTAL CULTURAL A HOMENAGEIA ATRAVÉS DO TEXTO “COPACABANA, A MAIS LINDA!” DE AUTORIA DA ESCRITORA E FILÓLOGA DIONILCE DE FARIA



PARA CELEBRAR A PREMIAÇÃO DA PRAIA DE COPACABANA O FOCUS PORTAL CULTURAL A HOMENAGEIA ATRAVÉS DO TEXTO  “COPACABANA, A MAIS LINDA!” DE  AUTORIA DA ESCRITORA E FILÓLOGA  DIONILCE DE FARIA

 

COPACABANA, A MAIS LINDA!


   Copacabana é o nome de uma praia do Brasil que goza de fama internacional, pois é considerada, com justiça, a mais linda do mundo.

           As famosas praias de Long Beach e Miami nos Estados Unidos não têm a beleza invulgar que faz de Copacabana a “Rainha do Atlântico”. Nem as praias da Riviera italiana a superam.

           Fica localizada no bairro da Zona Sul, situado no município do Rio de Janeiro. É considerado um dos bairros mais famosos e prestigiados do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo. Tem o apelido de Princesinha do Mar e Coração da Zona Sul.  Faz divisa com os bairros da Lagoa, Ipanema, Botafogo, Leme e Humaitá.

           No final do século XIX e início do século XX, com o desenvolvimento de sistemas de saneamento mais avançados, as praias da cidade puderam ser limpas, adquirindo valor e tornando-se objeto da procura pelas camadas de mais alta renda. Com a chegada dos bondes e a abertura de vários túneis, ligando a praia ao centro da cidade, esta começou a ser mais frequentada pela população.

           Com a ampliação das linhas de bonde até o Forte do Leme e a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana (onde, hoje, fica o Forte de Copacabana), o bairro foi ganhando ruas e casas, fator acentuado, ainda mais, com a inauguração da Avenida Atlântica em 1906, na orla do bairro. O desenho em curvas de sua calçada, em padrão mais largo, simulando as ondas do mar, é conhecido no mundo todo.

         Atualmente, o bairro tem a maior concentração populacional da Zona Sul carioca, tendo em torno de 150.000 habitantes. Também abriga a maior quantidade de idosos do município.

       Tem 101 quarteirões, 79 ruas, seis avenidas, sete travessas, quatro ladeiras e três favelas (Pavão-Pavãozinho, Cabritos e Ladeira dos Tabajaras) numa área de 7,84 km².

      O prédio mais famoso do bairro é o Copacabana Palace, o mais tradicional hotel da cidade. Inaugurado em 1923, o prédio principal se destaca pela elegância e imponência.

           Copacabana atrai um grande contingente de turistas para seus mais de oitenta hotéis, que ficam especialmente cheios, durante as épocas do ano-novo e do carnaval. No fim de ano, a tradicional queima de fogos, na Praia de Copacabana, atrai uma multidão. A orla, ainda, é lugar de variados eventos, como shows nacionais e internacionais, durante o resto do ano.

       Copacabana tem sido cantada em prosa e verso. São numerosas as canções populares que falam das areias claras da praia, do azul do mar, das montanhas verdejantes, de sua gente tostada de sol, de seus hábitos e costumes.

          Existem diversas músicas brasileiras e estrangeiras que homenageiam Copacabana, de diversos autores, como Billy Blanco, Tom Jobim, Dick Farney e Braguinha.

 



DIONILCE DE FARIA



Dionilce de Faria é Pós-graduada em Tecnologia Educacional, com complementação em Supervisão Escolar e Administração Escolar. Filóloga, pesquisadora e revisora de textos para mídias. Palestrante e Jornalista, com artigos publicados em jornais e revistas. Premiada como autora e intérprete em vários concursos, tendo sua poesia Quem Ama Cuida, que combate o desmatamento na Amazônia, conseguido o primeiro lugar no concurso da  UPPES.

 

 









FONTE:

O texto foi extraído da antologia “O IMAGINÁRIO NA HISTÓRIA E NA LITERATURA CENACULISTAS” – Obra em homenagem aos 97 anos do Cenáculo Fluminense de História e Letras, é organizada pela escritora doutora Matilde Carone Slaibi Conti. O texto está publicado nas páginas 51 e 52.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário