sábado, 18 de dezembro de 2021

ELZA SOARES E GUARACY – INTERPRETAM “CADEIRA VAZIA” DE LUPICÍNIO RODRIGUES – TV CULTURA ANOS 80.




RELÍQUIA CULTURAL: ELZA SOARES E GUARACY – INTERPRETAM “CADEIRA VAZIA” DE LUPICÍNIO RODRIGUES – TV CULTURA ANOS 80.

 

 

CADEIRA VAZIA

 

Entra, meu amor, fica à vontade

E diz com sinceridade o que desejas de mim

Entra, podes entrar, a casa é tua

 

Já que cansaste de viver na rua

E os teus sonhos chegaram ao fim

Eu sofri demais quando partiste

Passei tantas horas triste

Que nem quero lembrar esse dia

Mas de uma coisa podes ter certeza

O teu lugar aqui na minha mesa

Tua cadeira ainda está vazia

Tu és a filha pródiga que volta

Procurando em minha porta

O que o mundo não te deu

E faz de conta que sou teu paizinho

Que tanto tempo aqui ficou sozinho

A esperar por um carinho teu

Voltaste, estás bem, estou contente

Mas me encontraste muito diferente

Vou te falar de todo coração

Eu não te darei carinho nem afeto

Mas pra te abrigar podes ocupar meu teto

Pra te alimentar, podes comer meu pão.



UM POUCO SOBRE ELZA SOARES

 

Elza Gomes da Conceição nasceu em Rio de Janeiro, 23 de junho de 1930 é uma cantora e compositora brasileira. Em 1999, foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem no projeto The Millennium Concerts, da rádio inglesa, criado para comemorar a chegada do ano 2000. Além disso, Soares aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.


Discografia

 

Se acaso você chegasse (Odeon, 1960)

A bossa negra (Odeon, 1960)

O samba é Elza Soares (Odeon, 1961)

Sambossa (Odeon, 1963)

Na roda do samba (Odeon, 1964)

Um show de Elza (Odeon, 1965)

Com a bola branca (Odeon, 1966)

O máximo em samba (Odeon, 1967)

Elza, Miltinho e samba (Odeon, 1967)

Elza Soares, baterista: Wilson das Neves (Odeon, 1968)

Elza, Miltinho e samba - vol. 2 (Odeon, 1968)

Elza, carnaval & samba (Odeon, 1969)

Elza, Miltinho e samba - vol. 3 (Odeon, 1969)

Samba & mais sambas (Odeon, 1970)

"Maschera negra / Che meraviglia" (compacto simples / lançado na Itália, 1970)

Elza pede passagem (Odeon, 1972)

Sangue, Suor e Raça (Odeon, 1972) - c/ Roberto Ribeiro

Elza Soares (Odeon, 1973)

Elza Soares (Tapecar, 1974)

Nos braços do samba (Tapecar, 1975)

Lição de vida (Tapecar, 1976)

Pilão + Raça = Elza (Tapecar, 1977)

Senhora da terra (CBS, 1979)

Elza negra, negra Elza (CBS, 1980)

"Som, amor trabalho e progresso / Senta a púa" (compacto simples / RGE, 1982)

"Alegria do povo / As baianas" (compacto simples / Recarey, 1985)

Somos todos iguais (Som Livre, 1985)

Voltei (RGE, 1988)

Trajetória (Universal Music, 1997)

Carioca da Gema - Ao vivo (1999)

Do cóccix até o pescoço (Maianga, 2002)

Vivo feliz (Tratore, 2003)

Beba-me - Ao vivo (Biscoito Fino, 2007)

A Mulher do Fim do Mundo (Circus, 2015)

Deus É Mulher (Deckdisc, 2018)

Planeta Fome (Deckdisc, 2019)

 

COLETÂNEAS

 

Grandes Sucessos de Elza Soares (Tapecar, 1978)

Salve a Mocidade (Tapecar, 1997)

Meus Momentos – Volumes 1 & 2 (EMI Brasil, 1994)

Elza Soares – Raízes do Samba (EMI Brasil, 1999)

Sambas e mais sambas - vol. 2 (Raridades) (EMI Brasil, 2003)

Deixa a nega gingar - 50 anos de carreira (EMI Brasil, 2009)

 

HOMENAGENS

 

Foi enredo da Unidos do Cabuçu, no grupo de acesso do carnaval carioca, no carnaval de 2012.

No carnaval de 2013, Elza Soares recebeu homenagem do Bola Preta de Sobradinho, tradicional agremiação do Distrito Federal. Enredo: Elza Soares - Planeta Fome, nasce uma Estrela!.

Em 2019, recebeu o título de doutora Honoris causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.[96]

Em 2020, Elza Soares foi enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel cujo enredo foi Elza Deusa Soares. A agremiação do coração de Elza terminou na terceira colocação.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário