sábado, 4 de dezembro de 2021

QUANDO FICARES VELHA - WILLIAM BUTLER YEATS





Quando Ficares Velha

Quando ficares velha, grisalha e sonolenta
E te aqueceres à lareira, pega neste livro
E lê-o devagar, sonha com o olhar meigo
E com as sombras profundas outrora nos teus olhos;

Quantos amaram os teus momentos de feliz encanto
E a tua beleza com amor falso ou autêntico,
Além daquele homem que amou em ti a alma peregrina
E as tristezas que alteravam o teu rosto;

E curvando-te mais sobre a lareira ao rubro
Murmura, um pouco triste, como o Amor se foi
E caminhou sobre as montanhas lá no alto
E escondeu o rosto numa multidão de estrelas.



vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=v7FFye7lkuM

Narração: Alceu Luís Sartori
Produção de vídeo: Bianca Sartori e Maria do Carmo Verza Sartori

William Butler Yeats nasceu em 13 de junho de 1865 em Dublin, Irlanda, e faleceu em 28 de janeiro de 1939 em Menton, França. Foi um poeta, dramaturgo e místico irlandês. Atuou ativamente no Renascimento Literário Irlandês. Suas obras iniciais eram caracterizadas por tendência romântica exuberante e fantasiosa. A partir dos seus 40 anos, em resultado da sua relação com poetas modernistas e também do seu envolvimento ativo no nacionalismo irlandês, seu estilo torna-se mais austero e moderno.
Foi também senador irlandês e galardoado com o Nobel de Literatura de 1923. Em 1934 compartilhou o Prémio Gothenburg
para poesia com Rudyard Kipling. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/William...
 






William Butler Yeats foi um dos principais idioma inglês poetas do século XX. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1923. nascido em 13 de junho de 1865 em Sandymount, Dublin, Leinster, Irlanda poeta, dramaturgo e poeta de uma época modernista, ele seguiu a posição anti-avant-garde na arte. Ele nunca tentou correr à frente do progresso. Ignorá-lo a sangue frio, sair do degrau, segurar o próprio, olhar para o futuro no passado era uma questão de honra para ele.

O pai do poeta, John Butler Yeats, recebeu educação legal, mas, quando o filho tinha dois anos, separou-se decisivamente do mundo do advogado e partiu para Londres para estudar pintura. Tornou-se retratista.




o irmão mais novo de William foi o conhecido artista irlandês Jack Butler Yeats., Em 1880, os Yeats retornaram à Irlanda e se estabeleceram no subúrbio de Dublin. Em Dublin, William Yeats se formou na escola e entrou para a Metropolitan School of Art com a aprovação do Pai.

muito cedo, o interesse de Yeats no ocultismo foi mostrado. Já na escola de arte, ele se familiarizou com George Russell, um futuro poeta e ocultista, que escreveu sob um pseudônimo A. Е. Eles e algumas outras pessoas fundaram a sociedade hermética para o estudo da magia e das religiões orientais sob a presidência de Yeats., Em meados da década de 1880, ele logo se juntou à Sociedade Teosófica, mas logo ficou desapontado com ela.em 30 de janeiro de 1889, Yeats conheceu Maud Gonne, que se tornou seu amor por um longo tempo. Ela foi uma participante ativa do movimento de independência da Irlanda e envolveu Yeats na luta política. Yeats não desistiu de seu interesse por disciplinas ocultas, por exemplo, em 1890, ele entrou na ordem da Aurora Dourada fundada pouco antes por seu conhecido Mack-Gregor Meters.,o início do século XX foi marcado pelo grande interesse de Yeats no teatro. Ele participou ativamente do trabalho do primeiro Teatro Nacional Irlandês da Abadia e logo se tornou seu diretor perene. Yeats escreveu várias peças, sobre o estilo do qual o teatro japonês não teve uma influência notável.



Na primavera de 1917, Yeats, comprou a sua famosa “torre” é mencionado muitas vezes em suas obras tardias como um símbolo dos valores tradicionais e do desenvolvimento espiritual., Esta era uma casa com uma torre de vigilância negligenciada da Normandia situada no Condado Irlandês de Galway. 

No outono do mesmo ano de 1917, ele se casa, afinal. O casamento com Georgie Hyde-Lees, de 25 anos, foi bem sucedido, o casal teve dois filhos, um filho e uma filha. O Prêmio Nobel de Literatura de 1923 foi atribuído a Yates. Morreu no hotel em Menton, França, em 1939. Ele foi enterrado também na França, mas em 1948, suas cinzas foram levadas para a Irlanda.







Nenhum comentário:

Postar um comentário