quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

EM 15 DE DEZEMBRO DIA DO ARQUITETO E URBANISTA O FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA OSCAR NIEMEYER

 



Muita gente sabe quem foi Oscar Niemeyer e o quão famoso é o legado que o arquiteto deixou. As construções de Oscar Niemeyer são referência para diversos arquitetos atuantes e também para aqueles que pretendem entrar no mundo da arquitetura.

 

Isso se deve ao fato de ele ser o arquiteto brasileiro mais influente da arquitetura moderna mundial.

 

Niemeyer ficou marcado pela ousadia nas curvas e por projetar belíssimas construções que ficaram muito famosas e trouxeram um valor bastante simbólico para o nosso país.

 

Quer conhecer um pouquinho das belíssimas construções de Oscar Niemeyer e um pouquinho da história desse famoso arquiteto? Continue lendo e saiba mais sobre obras:

Conjunto da Pampulha

Museu de Arte da Pampulha

Igreja São Francisco de Assis

Casa do Baile

Iate Clube

Cidade Administrativa

Sede da ONU

Congresso Nacional e Edifícios Governamentais

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Museu Oscar Niemeyer

 

 

A arquitetura é um tipo de arte visual muito conhecida pela humanidade ao longo dos milênios e presente atualmente na vida de todo habitante desse maravilhoso planeta azul. A arquitetura molda a vida de todos nós. É ela a responsável por criar espaços públicos e privados capazes de unir, ao mesmo tempo, funcionalidade, estética e conforto.

Não é possível afirmar, exatamente, quando e onde a arquitetura surgiu na história da humanidade. Mas desde os tempos pré-históricos já é possível notar a preocupação do homem em moldar o espaço em que vivia, de modo que se sentisse mais seguro e confortável.

Nos primórdios da arquitetura, a matéria prima fundamental das construções era barro, água e sol: os três ingredientes necessários para criar os tijolos crus – que até hoje são usados, especialmente agora com a tendência sustentável presente na arquitetura. As primeiras casas de tijolos que se tem noticia são datadas de 7000 a.C na região entre o Oriente Médio e Ásia Central. Além do barro, eram frequentemente utilizados também pedra e madeira para as construções.

De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), há 208 mil arquitetos e urbanistas no país. O setor, segundo uma pesquisa da construtech Archademy, está em alta: entre 2020 e 2021, dos mais de 900 escritórios de interiores entrevistados pela plataforma, 95% receberam pedidos de reforma residencial, dos quais 67% estavam relacionados à adequação geral da casa; 65% para adaptá-la para o home office; e outros 58% para transformar ambientes de convivência.

 

Podendo atuar em diferentes áreas, como planejamento urbano, paisagismo e restauração, o arquiteto e urbanista se dedica a criar e/ou adequar espaços, sejam eles públicos ou privados, proporcionando ambientes mais acessíveis, inclusivos e sustentáveis, além de contribuir para o desenvolvimento e crescimento de cidades, preservação do patrimônio histórico e cultural, entre outras responsabilidades.

 

OSCAR RIBEIRO DE ALMEIDA NIEMEYER SOARES FILHO nasceu no Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 e faleceu no Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012 foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos indicados pelos Estados-membros da ONU que projetaram a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas, em entrevista, assegurou que isso "não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente".

Nascido no Rio de Janeiro, Niemeyer estudou na Escola Nacional de Belas Artes (atual UFRJ) e durante seu terceiro ano estagiou com seu futuro colega na construção de Brasília Lúcio Costa, com quem acabou colaborando no projeto para o Ministério de Educação e Saúde, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Contando com a presença de Le Corbusier, Niemeyer teve a chance de trabalhar junto com o mestre suíço, sendo ele uma grande influência em sua arquitetura. O primeiro grande trabalho de arquitetura individual de Niemeyer foram os projetos de uma série de edifícios na Pampulha, um subúrbio planejado no norte de Belo Horizonte, tendo como parceiro o engenheiro Joaquim Cardozo — que viria a ser o autor dos cálculos de suas principais obras em Brasília. Esse trabalho, especialmente a Igreja São Francisco de Assis, recebeu elogios da crítica nacional e estrangeira, chamando a atenção internacional para Niemeyer. Ao longo dos anos 1940 e 1950, Niemeyer se tornou um dos arquitetos mais prolíficos do Brasil, projetando uma série de edifícios, tanto no país como no exterior. Isso incluiu o projeto de diversas residências e edifícios públicos, e ainda a colaboração com Le Corbusier (e outros) no projeto da sede das Nações Unidas em Nova Iorque, o que provocou convites para ensinar na Universidade Yale e na Escola de Design da Universidade Harvard.

Em 1956, Niemeyer foi convidado pelo novo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para projetar os prédios públicos da nova capital do Brasil, que seria construída no centro do país. Seus projetos para o Congresso Nacional do Brasil, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília, todos concluídos anteriormente a 1960, foram em grande parte de natureza experimental e foram ligados por elementos de design comuns. Esse trabalho levou à sua nomeação como diretor do departamento de arquitetura da Universidade de Brasília, bem como membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos. Devido à sua ideologia de esquerda e sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB), Niemeyer deixou o país após o golpe militar de 1964 e, posteriormente, abriu um escritório em Paris. Ele retornou ao Brasil em 1985 e foi premiado com o prêmio Pritzker de arquitetura, em 1988. Entre seus projetos mais recentes se destacam o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1996), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (2002), a Cidade Administrativa de Minas Gerais (2010), o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na Espanha (2011) e o Memorial Luiz Carlos Prestes (projeto de 2012, obra concluída em 2017). Niemeyer continuou a trabalhar até dias antes de sua morte, em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos. Seu último projeto foi idealizado pouco antes de morrer: a "cidade das artes e da cultura", em Essaouira, região litorânea do Marrocos. O rei Mohammed VI esperou oito anos para analisar e dar aval ao projeto.

 

FONTE BIOGRAFIA DE NIEMEYER

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer




Nenhum comentário:

Postar um comentário