quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

EM ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA CONSTITUITVA O CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS BRASILEIROS NO EXTERIOR - CRBE REUNIU EM GENEBRA-SUIÇA INÚMEROS REPRESENTANTES DE VÁRIOS PAÍSES PARA ELEGER O NOVO CORPO DIRETIVO.

 





O CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS BRASILEIROS NO EXTERIOR foi, oficialmente, constituído, no dia 17 de novembro de 2021(quarta-feira), onde ocorreu a Assembleia Extraordinária Constitutiva.

 

O movimento denominado Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), começou na década de 1990, com o objetivo de servir como instrumento de diálogo entre o Ministério das Relações Exteriores, o Governo Brasileiro e os brasileiros que vivem no exterior.

 

A Associação Madalena's Suiça-Brasil que faz parte no movimento desde sua criação, mais uma vez é convidada para participar do momento histórico para todos. Na ocasião a instituição foi muito bem representada pelo professor e jornalista, Leonardo Flores e pelo ilustre presidente da ALALS- Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse, acadêmico e escritor Augusto Lopes.

 

A Solenidade foi conduzida pela Advogada Doutora Barbara Steiner que assumiu o cargo de relatora da Assembleia e pelo Presidente eleito da CRBE, Marcos Viana. A Reunião teve a presença on-line do Embaixador César Augusto do Amaral direto de Amsterdão e da Senhora Alanni Barbosa, do CEBRAE de Minas Gerais e dos membros presentes em Genebra, entre tantas autoridades: Doutora Marilene Sguarizi (Paraguai); e as senhoras: Angela Cardoso (Bruxelas); Luciana Oliveira (Londres); Ocirema Kukleta (Zurique); Dr. Pedro Neves, (advogado); Paulo Correia (Itália); Sara Iveda (Zurique); Pedro Ricardo (Alemanha).

 

Na mesma ocasião, do momento pomposo, ocorreu a aprovação dos documentos administrativos e estatutários, como também a eleição de novos membros do CRBE, os quais foram eleitos por aclamação por todas as personalidades presentes ao encontro cultural. Desta forma, oficialmente, foi constituído o corpo diretivo do CRBE que permanecerá até nova assembleia que ocorrerá no mês de maio de 2022, em Brasília-Brasil.

 

O evento contou também com a participação do Conselho de Cidadania da Suíça Romanda, representado pelas conselheiras: Blenda Bartolini, Geise Perrelet, Lucilene Vieira e outras associações, além de um grande público que acompanhou a solenidade pelas redes sociais.

 

A solenidade foi transmitida ao vivo pela plataforma Youtube. Vale um registro histórico, que  o CRBE realizou a eleição de forma legítima e transparente. Teve também a participação online da Embaixadora Maria Luiza Lopes.

 

A cerimônia foi encerrada pelo Presidente Marcos Viana que convidou a todos os participantes a cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Uma singela confraternização selou este momento tão importante não só para a cidade de Genebra que acolhe a nova sede do CRBE como uma nova associação, assim como os mais de quatro milhões de brasileiros que vivem no exterior e agora podem contar com uma representatividade no Brasil e no Mundo.






 

****************************




FONTE: Sob as informações do professor e jornalista Leonardo Flores e as Fotos do presidente da ALALS, Augusto Lopes e D7-Marketing Digital. Apoio cultural na divulgação do Focus Portal Cultural – Alberto Araújo – Editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário