quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

O GRAMÁTICO LUIZ ANTÔNIO SACCONI LANÇA LIVRO PARA TIRAR DÚVIDAS DE FORMA SIMPLES E INFORMATIVA E MOSTRAR CURIOSIDADES SOBRE O NOSSO IDIOMA

 





Originário do latim, o português é a quinta língua mais falada no mundo e a principal no hemisfério Sul. Foi difundido no Brasil pelos jesuítas no século XVIII e se tornou o idioma oficial, incorporando palavras usadas na África e vocábulos indígenas. Com expressões originais, enriquece o repertório dos poetas, escritores e compositores. Em conversas, textos de internet, relatórios e documentos, entretanto é utilizado muitas vezes de forma incorreta ou inadequada.

 

Deve-se usar porque junto ou por que separado? Onde entra letra maiúscula ou minúscula? Determinado termo é escrito com cedilha ou com dois esses? Onde colocar vírgula ou ponto final? No dia a dia, estudantes e profissionais de diversas áreas têm essas e outras dúvidas sobre a aplicação da língua portuguesa. Repleto de detalhes e peculiaridades, definitivamente, o português é um idioma complexo, mas que pode - e deve - ser aprimorado o tempo todo.

 

O Dicionário de erros, dúvidas, dificuldades e curiosidades da língua portuguesa, do gramático Luiz Antonio Sacconi, da Matrix Editora, facilita justamente, o entendimento do idioma e seu uso correto na hora de escrever ou manter um diálogo. Trata-se de uma segunda edição totalmente renovada (496 págs. R 75,00) que engloba duas outras obras do autor: Não erre mais! E Corrija-se de A a Z. Com informações seguras e uma pitada de humor, o livro é ferramenta importante na vida pessoal e profissional. Pode fazer toda a diferença na hora de prestar um exame, concorrer a uma vaga em um processo seletivo ou até mesmo iniciar um novo relacionamento afetivo.

 

SOBRE O AUTOR

 

LUIZ ANTONIO SACCONI é gramático e lexicógrafo, professor de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de mais de 80 livros na área de língua portuguesa e gramática.

 

Luiz Antonio Sacconi é um gramático e lexicógrafo brasileiro, professor de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Sacconi procura trabalhar em suas obras a interdisciplinaridade e os termos atuais que permanecerão no léxico.

 

Na década de 1980 lançou a revista Gafite, na qual ensinava português a partir de erros ou transgressões da norma culta, encontrados nos principais jornais e revistas do país. Gafite foi uma obra de cinco volumes.

 

De acordo com a Associação Brasileira dos Autores de Livros Didáticos, a Abrale, Sacconi é um dos autores mais plagiados do país.

 

Publicações

 

Sacconi é autor de mais de 80 livros na área de língua portuguesa e gramática. Dentre eles destacam-se os seguintes títulos:

 

Nossa Gramática Completa (32.ª edição)

Novíssima Gramática Ilustrada (25.ª edição)

Não erre mais! (33.ª edição)

Míni Sacconi (12.ª edição)

Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa (3.ª edição)[9][10]

Corrija-se! de A a Z (2.ª edição)

Gramática para todos os cursos e concursos (5.ª edição)

Português mais fácil - minigramática Sacconi (2.ª edição)

"Gramática básica" (2.ª edição)

Guia Ortográfico e Ortofônico (esgotado).

 












Um comentário: