quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

“MOSAICO DE LEMBRANÇAS” DE MIMI LÜCK ADENTRANDO EM NOSSAS ALMAS E CORAÇÕES - TEXTO DE ALBERTO ARAÚJO



O livro Mosaico de Lembranças da escritora, musicista e acadêmica Mimi Lück nos foi apresentado, em um dia luminoso, cheio de contentamento e inestimável ilustração afetiva.

 

Uma preciosidade, que imbuída de riquezas memoriais nos invadiu com seus matizes poéticos e as profundas lembranças das histórias de vida dos familiares e amigos. Expressividades que nos envolve com as suas tessituras significativas, impetres memoriais. Tal e qual um aconchegante painel, que com levezas sutis da alma e do coração revela as intimidades de uma musa.

 

Primeiro contato com o dadivoso volume Mosaico de Lembranças aconteceu às 11h15min. Quando a autora da graciosa obra nos telefonou, comunicando que iria nos ofertar um exemplar, que acabara de sair do forno. Tão logo, as suas palavras terminara, sentimos os nossos corações baterem mais fortes e a emoção aumentar ainda mais, quando a adorável amiga Mimi nos avisou que no livro, teria publicada uma pintura da Shirley, um mimo que a minha musa lhe ofertou há poucos anos, em um dia dominical durante os nossos encontros costumeiros nos Escritores Ao Ar Livro, movimento cultural coordenado pelo confrade Paulo Roberto Cecchetti.

 

As ilustrações são da artista plástica Angela Cavalcante.O prefácio ficou a cargo da brilhante companheira, e presidente do Elos Clube de Niterói, Dra. Márcia Pessanha. O introito escrito pela intelectual do ano 2015 é, simplesmente, singular. De uma intensidade literária que temos visto em poucas obras literárias. Na realidade a nossa confreira em inúmeras instituições é uma sumidade, uma claraboia de sabedoria, tudo que escreve tem uma característica sua. As digitais são cheias de expressividades, que saem destilando beleza em todas as suas variantes literárias.

 

Pois bem, voltando ao nosso presente natalino. O Mosaico de Lembranças adentrou em nossas almas e corações, assim: eram provavelmente, às 21h30min, quando o interfone 301 do prédio, no qual residimos, toca suavemente. Ao atender e uma voz delicada me diz: Alberto! É Esther Lück a filha de Mimi Lück, amigo eu quero entregar uma encomenda a vocês.  Desci o mais rápido possível, o elevador, fora de certa forma, preciso, pelas circunstâncias da precisão, não percebi quando chegou ao térreo.  Ao longe, avistei Esther, que sorrindo me entregou a encomenda.

 

Abri e olhei primeiro a dedicatória afável e uma trova especial:

 

“Para os queridos amigos Shirley e Alberto com muito afeto e sinceros agradecimentos por sua preciosa amizade”.

 

O passado, que é presente

Na lembrança e no viver

Conduz a vida da gente

Para o futuro acolher.

 

Carinhosamente,

Mimi Lück

Niterói, outubro/2021

 

Em seguida folheei e parei na página 12, estava lá à imagem da gravura de minha musa. Confesso, não é “paixonite“ de fá número um de uma artista plástica, não. É Linda mesmo! Bela... E por cima no formato preto e branco. Shirley ficou encantada com a imagem, e disse, nunca ter visto uma ilustração sua em preto e branco...

 

E ainda não terminei esse testemunho. Na contracapa do livro tem a poesia “Amanhecer”. Essa poesia deu-me uma ideia genial, de convidar a nossa diva Neide Barros Rego para interpretá-la em um áudio, e com posse do arquivo, faria uma montagem e colocaria a música: Manhã de primavera - melodia da suite Peer Gynt, de Edvard Grieg. Mimi Lück é apaixonada por essa peça, cuja em momentos de maestrias lá no Sul, já regeu a composição por inúmeras vezes em seu grupo orquestral.

 

Assim, Mimi Lück, registramos os nossos agradecimentos pelo belo presente de natal. Sua obra é PERFEITA. Seus sentimentos expostos são impressionantes. Sua graciosidade não tem tamanho e sua simpatia é imensurável. Os nossos corações estão felizes e mais do que isso, estão revigorados de sua amizade.

 

SHIRLEY E ALBERTO ARAÚJO

07 de dezembro de 2021, depoimento lido durante a Live de Lançamento do livro Mosaico de Lembranças de Mimi Lück. Ocasião do encontro cultural do Elos Clube de Niterói e Cenáculo Fluminense de História e Letras, presidentes respectivamente: Márcia Pessanha e Matilde Carone Slaibi Conti.

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário