sexta-feira, 14 de novembro de 2025

DYANDREIA PORTUGAL FALA DE SUA HOMENAGEADA INÊS DE CASTRO, NA OBRA "MULHERES EXTRAORDINÁRIAS - VOLUME 4"

(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)

Olá, malta cultural da Rede Sem Fronteiras, olá, leitores, olá, mulheres extraordinárias!

Quero deixar aqui registrado o meu depoimento sobre esse projeto fantástico: Mulheres Extraordinárias — O resgate histórico do legado pela palavra escrita, volume 4. Uma obra que reúne mais de 100 autoras — 102 mulheres — que escreveram sobre outras mulheres do passado, figuras que abriram caminhos e espaços para todas nós, mulheres da contemporaneidade.

Esse projeto é motivo de imenso orgulho para mim. Tenho orgulho de coordená-lo e, mais ainda, de ver a Rede Sem Fronteiras abraçando com tanto carinho e seriedade esse espaço de protagonismo feminino dentro da entidade.

Mais do que revelar talentos ou trazer à tona mulheres que inspiram, essa coletânea ilumina trajetórias que muitas vezes foram esquecidas ou sequer conhecidas. E não são apenas os leitores que descobrem essas histórias fascinantes, nós, autoras, também somos profundamente tocadas. Ao pesquisar a vida dessas mulheres, despertamos em nós sentimentos positivos, uma conexão ancestral que nos fortalece e nos inspira.

É difícil colocar em palavras tudo o que esse projeto representa. Já foi distribuído em dezenas de países e temos recebido pedidos de bibliotecas ao redor do mundo, interessadas em ter exemplares em seus acervos. A obra já está nas mãos de líderes de importantes entidades femininas e feministas. E o mais bonito: é um livro para todos, para mulheres e para homens.

Estou muito satisfeita com o resultado e profundamente grata a todas as minhas colegas escritoras que, de mãos dadas, percorrem essa jornada comigo. Afinal, já estamos no quarto volume e seguimos firmes, unidas e inspiradas.

Agora, gostaria de compartilhar um pouco da minha participação, não como coordenadora, mas como autora. Nesta edição, escolhi homenagear Inês de Castro. A história de Inês e Dom Pedro I de Portugal é uma das mais trágicas e célebres histórias de amor da literatura e da história portuguesa. Um verdadeiro romance entre o amor e a morte.

Nesse enredo, encontramos amor proibido, conflitos políticos, tragédia, assassinato, vingança e consagração póstuma. É impressionante. São temas e símbolos literários que marcaram profundamente a cultura portuguesa.

Meu capítulo sobre Inês de Castro acabou ficando um dos maiores do livro. Isso porque, quando comecei a escrever e pesquisar sobre ela, nem era com a intenção de participar da coletânea. Tudo começou muitos anos atrás, quando visitei o Mosteiro de Alcobaça e conheci os túmulos de Inês e Dom Pedro. Na época, eu ainda nem morava em Portugal. Lembro que a guia me contou que se tratava da “Romeu e Julieta portuguesa” e aquilo me impactou profundamente.

Pensei: “Preciso conhecer melhor essa história.” E, de fato, ela vai muito além da comparação com Romeu e Julieta. Primeiro, porque é uma história real. E isso, por si só, já a torna ainda mais poderosa. No meu artigo, que está bem completo e ilustrado, trago várias referências literárias e bibliográficas que ajudam a compreender a profundidade desse amor que atravessou séculos.

Convido todos vocês a conhecerem essa linda história de Dom Pedro I e Inês de Castro, um amor que, sem dúvida, é o maior romance da história de Portugal. Um amor que sobreviveu à morte, que foi coroado na eternidade e que ainda hoje encanta e emociona.

Essa é a minha contribuição para essa obra incrível, Mulheres Extraordinárias, volume 4 — entre tantas outras contribuições igualmente inspiradoras. Não percam a oportunidade de conhecer o projeto, de mergulhar nessas histórias e de se conectar com essas mulheres que deixaram tantos ensinamentos para nós, mulheres do presente.

Porque aqui, na Rede Sem Fronteiras, nós, mulheres, juntas, somos mais fortes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário